Imagem de fundo

Tipos de Uber: veja todas as categorias Uber existentes no Brasil

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 4 DE JULHO DE 2023
ATUALIZADO EM 15 DE MARÇO DE 2024

Os aplicativos de corrida estão cada vez mais ampliando os serviços oferecidos. No Brasil, por exemplo, existem 14 categorias diferentes de Uber em operação, indo desde o UberX e Black, que oferece viagens econômicas e premiums, até o Uber Flash, que serve pra entrega de objetos.

Cada tipo de Uber é feito pra atender uma necessidade do passageiro ou usuário. Pra descobrir um pouco mais sobre as modalidades e definir a melhor pra fazer aquela grana, continue a leitura!

Quais categorias da Uber operam no Brasil?

O motorista parceiro pode receber solicitações e rodar em várias categorias da Uber no Brasil. Pra isso, é importante conhecer as principais características de cada modalidade e entender qual combina mais com o seu perfil. Então, borá lá?

UberX

A forma mais popular de viagem no aplicativo, o UberX está presente em todos os locais do Brasil, possui tarifas baixas e entrega requisitos mais básicos pros veículos utilizados nas corridas.

Essa categoria da Uber é ideal pros motoristas iniciantes, pois só é necessário:

💡 Você sabia? Essa é a categoria da Uber mais solicitada pelos usuários.

Uber Comfort

O Uber Comfort é uma categoria pra carros mais selecionados, que garantem uma experiência premium ao passageiro. Essa categoria pode ser vista como intermediária, porque não é tão barata, mas não chega a ser tão cara quanto o Uber Black.

Além de ter um modelo de carro aprovado, o motorista precisa ter boas avaliações pra rodar com a modalidade. A vantagem é que o valor pago pelo Uber por km rodado é maior.

Uber Black

O Uber Black também oferece uma experiência premium aos passageiros. Por isso, o motorista precisa cumprir alguns requisitos, como ter boas avaliações e boas taxas de aceitação e cancelamento, além de dirigir um veículo aprovado.

Confira alguns dos carros permitidos no Uber Black:

  • Chevrolet Cruze;
  • Jeep Commander;
  • Toyota RAV4.

Não é possível, no entanto, encontrar essa categoria em todos os municípios do país. Muitas pessoas sequer conseguem lembrar, ou descobriram, que a Uber Black foi a primeira categoria adicionada ao redor do mundo. De início, a empresa oferecia corridas mais caras, mas acabou se popularizando aos poucos.

Uber Flash e Uber Flash Moto

O Uber Flash é um serviço de transporte de objetos de até 20 kg. Esses objetos podem ser presentes, documentos, carteiras, mercadorias, etc.

Pra atuar como motorista de Uber Flash, basta dispor de um porta-malas ou bauleto.

Uber Moto

O Uber Moto também é uma ótima opção pros motoristas de motocicleta. A diferença pro Uber Flash Moto é que, essa categoria, funciona apenas pro transporte de passageiros.

Ela está disponível desde 2020 em 118 cidades brasileiras.

Uber Reserve

O Uber Reserve permite que o motorista planeje melhor a sua rotina, já que a viagem é agendada pelo passageiro com até 30 dias de antecedência. Ele ainda oferece uma taxa extra ao motorista, além do valor da corrida.

Uber Prioridade

O Uber Prioridade é uma opção pros passageiros que não querem esperar muito tempo pelas corridas e estão dispostos a pagar mais por isso. Com essa categoria, o motorista tem a oportunidade de ganhar mais por corrida.

Uber Bag

O Uber Bag é pros motoristas que têm porta-malas espaçosos e estão dispostos a rodar com grandes volumes, como malas.

Por enquanto, esse serviço está disponível apenas em Brasília e São Paulo.

Uber Planet

Categoria mais nova e sustentável do app, o Uber Planet mede a pegada de carbono produzida por viagem e direciona os créditos de carbono compensados equivalentes pra projetos de preservação da Floresta Amazônica.

Uber Taxi

A Uber Taxi só será encontrada no Brasil, por enquanto, em São Paulo, mais especificamente na cidade. Mas a capital paulista não é a única a contar com essa exclusividade. Ela foi nomeada como a segunda cidade da América Latina a receber esse tipo de categoria, ficando atrás, unicamente, de Santiago, no Chile.

Nessa categoria oferecida pelo aplicativo, é possível solicitar um táxi. O preço leva em consideração a tabela estabelecida pelo município, tendo o cálculo realizado pelo taxímetro. Sendo assim, ao solicitar o seu veículo, o valor da corrida será aproximado, e não exato. Fique de olho no preço!

Uber Avança

A Uber Avança é a plataforma da Uber que contém dicas importantes pra motoristas. Essas indicações são disponibilizadas online, de forma gratuita, e tratam de temas como finanças, empreendedorismo e competitividade.

Ufa, são muitas opções, não é mesmo? Além dos tipos de Uber mencionados acima, ainda existe o Uber Pro, programa que oferece descontos em acadêmias, universidades e até postos de gasolina.

Zarp Localiza é a melhor escolha pra você que é motorista de aplicativo!

E se você está considerando começar a rodar com a Uber, mas ainda não tem carro, não se preocupe! Confira as opções de Zarp Localiza pro aluguel de carros pra aplicativos.

Assim, não será necessário ter gastos extras com impostos, seguro e revisões. Só será preciso pagar pelo combustível e aluguel do veículo selecionado. Acesse nosso site e confira!

Compartilhar