Imagem de fundo

Uber X ou Uber Black: requisitos e vantagens

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 31 DE MARÇO DE 2022
ATUALIZADO EM 28 DE FEVEREIRO DE 2024

Pra quem está começando no mundo das corridas, fica mesmo difícil saber qual a diferença entre as categorias. Na Uber, é possível escolher entre várias opções , mas Uber X ou Uber Black são as mais populares. Você já deve ter ouvido falar de ambas, principalmente se está interessado em começar, não é mesmo?

Os requisitos pra fazer parte de cada uma das categorias são diferentes. Ainda assim, é preciso avaliar o cenário como um todo pra saber qual delas te dá mais vantagens, tá bom? Então, aproveite este  texto pra  descobrir em qual das duas você se encaixa melhor!

O que é Uber X?

Se você está curioso pra descobrir o que é mais vantajoso, Uber X ou Uber Black, vamos começar explicando o que é a Uber X. Essa é uma categoria de entrada da empresa e possui um serviço padrão, aquele que a maior parte dos passageiros clica pra chamar a sua corrida.

Nela, é possível levar até quatro pessoas e ainda oferecer conforto. A única categoria que pode ser considerada mais barata para os passageiros do que a Uber X é a Uber Juntos, que foi suspensa durante a pandemia, mas tinha como objetivo promover viagens compartilhadas.

Os carros registrados devem seguir algumas exigências pra que se enquadrem nesse tipo de requisição da empresa.

Além disso, é necessário que os parceiros tenham muito jogo de cintura pra trabalhar, sempre respeitando o cliente e ficando de olho em suas preferências. Uma coisa que pode facilitar essa relação, por exemplo, é ter ar-condicionado no carro.  

Pra não ter dor de cabeça, Zarp te oferece carros completinhos, que se encaixam perfeitamente nas exigências da Uber, sabia?

Requisitos pra fazer parte da categoria

Calma, a dúvida sobre Uber X ou Uber Black ainda vai ser sanada! Primeiro, vamos falar sobre quais são os requisitos pra se encaixar na categoria da Uber X. Um deles é que o veículo precisa ter fabricação de 2013 ou superior nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas demais cidades, a fabricação precisa ser de 2011 ou superior.

Além disso, o veículo escolhido pra ser conduzido precisa, obrigatoriamente, ter quatro portas, ar-condicionado e cinco lugares. Isso garante ainda mais conforto pros passageiros, tornando a viagem mais especial. A Uber sempre prioriza o bem-estar pra que as pessoas voltem a usar seu aplicativo.

O que é Uber Black?

Essa categoria da Uber foi a primeira a ser instaurada no Brasil. Começou no Rio de Janeiro e foi se espalhando aos pouquinhos, ganhando espaço no coração de condutores e passageiros. Até então, acabou se mostrando a mais queridinha por todos, principalmente por causa do conforto proporcionado.

 Para os usuários, uma viagem de Uber Black custa aproximadamente 1.8 vez o preço de uma viagem equivalente na categoria X. Assim, entre Uber X e Uber Black,  o motorista parceiro sempre ganhará mais na categoria Black.

No entanto, para os viajantes, a diferença no preço das corridas entre ambas as categorias mencionadas anteriormente compensa pelas características apresentadas no veículo. Os carros são bem grandes, têm muito espaço e poucos anos de uso.

Também tem aquele diferencial de os carros serem sedãs de luxo, pra carregar os passageiros com toda a pompa que eles merecem. Entre os modelos mais usados na categoria, podemos observar o Civic, Sonata, Fusion, Corolla, Fluence e Azera. Ainda assim, outros veículos podem ser utilizados, desde que cumpram todos os requisitos.

Requisitos pra fazer parte da categoria

Pra se enquadrar na categoria da Uber Black, é necessário que o veículo tenha ar condicionado, quatro portas e no mínimo cinco lugares e que esteja na lista de veículos autorizados pela empresa. Além disso, a idade veicular é de no máximo 6 anos (por exemplo, em 2022, carros com ano de fabricação abaixo de 2016 não são aceitos)..

O ideal é que as cores utilizadas pelo veículo sejam prata, cinza, azul-marinho, marrom, branco, preto ou chumbo. No mais, outras cores de carros estão descartadas. Essa é mais uma das formas de diferenciar Uber X ou Uber Black. Ah, e tem mais! O afiliado precisa ter completado 100 viagens pra se enquadrar.

Há outra exigência que também precisa ser cumprida quando o assunto é Uber Black. Ela está voltada pras avaliações. Então, se você já está empolgado pra começar a trabalhar com ela, saiba que a média mínima da nota precisa ser de 4,85. Essa média é feita com base nas últimas 500 viagens.

Outras categorias da Uber

As categorias Uber X e Uber Black não são as únicas existentes na Uber. Conheça, abaixo, outras formas de trabalhar com a Uber.

  • Uber Bag: essa categoria se enquadra nas solicitações de passageiros que desejam veículos com malas maiores, a fim de colocar uma maior quantidade de bagagens em seu interior. A Uber Bag utiliza os mesmos carros que poderiam ser vistos em outras categorias. No entanto, são os motoristas que escolhem se desejam, ou não, estar nessa categoria.
  • Uber English: a Uber English só funciona no Rio de Janeiro, por ser considerada a cidade mais turística de todo o Brasil. Pra se enquadrar nela, é necessário passar por um treinamento pra aprender a falar inglês.
  • Uber Comfort: a Uber Comfort se diferencia da Uber X apenas pela data de fabricação do veículo, bem como pelo espaço interno, que é maior e mais confortável, assim como seu nome sugere. Os carros precisam ter até 5, 7 ou 8 anos de fabricação, dependendo da cidade onde o motorista atua.
  • Uber Juntos: a Uber Juntos é a categoria de menor preço do aplicativo, visto que busca outros passageiros ao longo de uma mesma corrida. Ela é restrita a apenas São Paulo e Rio de Janeiro e está desativada temporariamente devido à pandemia. Sendo assim, é preciso aguardar para que seja possível dirigir, mais uma vez, nessa categoria.

Está em dúvida sobre onde encontrar um carro para a categoria Uber X? Então faça uma simulação de aluguel de carros para aplicativos Zarp Localiza!

Compartilhar