Imagem de fundo

Uber Planet: o que é e como funciona?

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 2 DE MAIO DE 2023
ATUALIZADO EM 15 DE MARÇO DE 2024

O Uber se tornou um dos serviços mais populares do país e, diariamente, transporta milhões de clientes pelo país. E pra gerar um impacto positivo maior, a plataforma criou recentemente o Uber Planet.

A nova modalidade da companhia tem a proposta de proteger o meio ambiente, por uma taxa extra nas corridas, pra contribuir com a redução do carbono emitido pelos carros dos parceiros.

Curtiu a ideia? Então, continue lendo este conteúdo que explica tudo sobre o Uber Planet e como você pode ajudar a preservar a natureza por meio das suas viagens com a plataforma.

O que é o Uber Planet?

Segundo a Uber, o serviço promete ajudar na redução do gás carbônico emitido pelos carros que rodam pelo aplicativo. Isso será feito com a ajuda de uma taxa extra nas corridas, que vai beneficiar projetos nacionais de preservação do meio ambiente.

O Uber Planet será gerenciado pela empresa Carbonext, que fará a medição dos índices de carbono gerados pelos carros do aplicativo. Com isso, o crédito será usado contra a derrubada de árvores e a venda ilegal de madeira silvestre.

A novidade será liberada gradualmente em todas as cidades atendidas pela Uber. Atualmente, o Uber Planet está disponível nas categorias UberX e Uber Comfort nas seguintes localidades:

Leia também: Saiba quanto ganha um Uber

Qual a diferença das corridas normais pro Uber Planet?

A diferença está no preço das viagens. Com o Uber Planet, será cobrada uma taxa, em média, de 5% nas corridas com o UberX e no Uber Comfort.

Além disso, o passageiro receberá um relatório sobre a redução do carbono em suas rotas.

Uber Planet: como funciona pros motoristas?

O Uber Planet está disponível pros motoristas parceiros nas cidades beneficiadas pelo projeto. No entanto, é o passageiro quem escolhe utilizar o serviço diretamente no aplicativo, na hora de solicitar uma corrida.

Assim, o motorista vai receber apenas o valor das suas viagens, já que a taxa do Uber Planet será revertida pros projetos de preservação ambiental.

Saiba mais: Confira os requisitos pra ser UberX ou Uber Black

Quais são os requisitos pro Uber Planet?

O motorista de aplicativo precisa obedecer aos requisitos da Uber pra ser parceiro, além de atender às exigências das categorias UberX e Uber Comfort pra participar do Uber Planet.

O UberX é a modalidade de entrada da plataforma, e tem os seguintes requisitos:

  • carro com fabricação a partir de 2013 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e a partir de 2011 nas demais cidades;
  • veículo com quatro portas, ar-condicionado e cinco lugares.

Já pra rodar pelo Uber Comfort, a categoria intermediária da plataforma, o motorista precisa:

  • ter feito, no mínimo, 100 viagens completas em qualquer categoria Uber, exceto Uber Eats;
  • ter uma média de avaliação de, no mínimo, 4,85 em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre e 4,80 nas demais cidades.

Nessa modalidade também é necessário que os carros tenham quatro portas, ar-condicionado e cinco lugares. Além disso, existe uma lista de modelos aprovados, como mostramos a seguir.

Uber Planet carros aceitos

O motorista parceiro deve ter os carros exigidos pela Uber pras categorias UberX e Uber Comfort. Dessa forma, é preciso que o veículo tenha ar-condicionado, quatro portas e comporte, no mínimo, cinco pessoas. Alguns modelos aceitos são: Onix, Grand Siena, Logan e Voyage, por exemplo.Agora que você entendeu o que é o Uber Planet e como ajudar na preservação do meio ambiente, é só botar pra rodar. E se você ainda não tem um veículo, descubra como alugar um carro pra Uber com Zarp Localiza!

Compartilhar