Imagem de fundo

Passageiro não pagou a corrida do Uber? Calma, saiba o que fazer!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 6 DE OUTUBRO DE 2023
ATUALIZADO EM 20 DE MAIO DE 2024

Já passou por uma situação na qual o passageiro não pagou a corrida do Uber? Esse é o medo de muitos motoristas, mas calma que não tem por que se preocupar. A Uber desenvolveu uma forma prática e simples pra que o motorista de aplicativo não saia prejudicado nesses casos e receba o pagamento por suas corridas normalmente.

Se você quer saber o que fazer quando acontece essa situação, como se prevenir desses casos e outras dicas pra motorista de aplicativo iniciante, bora com a gente nessa leitura! 

Afinal, o que fazer se o passageiro não pagar a corrida?

Se você é motorista há algum tempo, provavelmente já rodou com algum passageiro que ao fim da corrida percebeu estar sem a carteira ou dinheiro pra realizar o pagamento. Seja por esquecimento, imprevisto ou até tentativa de golpe, o fato é que essas situações desagradáveis acontecem e você, como motorista, deve estar preparado. Então, se liga no passo a passo de Zarp Localiza

Passo a passo de como relatar à Uber

  1. Ao fim da corrida, selecione “receber dinheiro”; 
  2. Toque em “ver mais”; 
  3. Selecione a opção “o cliente não pagou nada” ou “o cliente só pagou parte do valor”; 
  4. Caso o passageiro tenha pago uma parte do valor da corrida, informe na tela a quantia recebida. Caso ele não tenha pago nada, insira 0; 
  5. Encerre a corrida. 

Após finalizar a corrida, a Uber irá te pagar o valor devido e cobrará o passageiro, assim você sempre recebe a sua grana, sem dores de cabeça. Essa medida funciona assim como com a taxa de limpeza. Se o passageiro sujar o seu carro, a Uber pagará a taxa pra você e ficará responsável por cobrar o valor. 

Como se prevenir desses casos?

Não dá pra impedir que o passageiro não pague a corrida, mas existem algumas ações simples que você pode tomar pra se prevenir desses casos e evitar problemas. Separamos algumas delas, veja!

  • Tenha uma maquininha de cartão no carro, apesar de não ser obrigatório o motorista passar cartão
  • Aceite pagamentos por pix; 
  • Antes de começar a corrida, confirme a forma de pagamento; 
  • Baixe o app Banco24Horas pra saber onde está o caixa mais próximo; 
  • Tenha uma câmera veicular para filmar as suas viagens. Além de evitar tentativas de golpe, essa é uma das principais dicas de segurança pros motoristas de Uber

Como o motorista receberá o valor devido?

Se mesmo com as suas prevenções o passageiro Uber não pagou, não precisa se preocupar, pois você irá receber o valor devido normalmente, assim como recebe o pagamento de qualquer outra corrida. Isso porque a Uber irá assumir a quantia. 

Por falar em pagamento, o controle de gastos e recebimentos é muito importante pra a saúde financeira do motorista de app. Você sabe quanto está gastando por mês com combustível, manutenção e alimentação? Bom, fato é que seus ganhos como motorista têm que no mínimo superar esses gastos pra valer a pena. 

E se você está passando por um momento de dificuldade financeira, rodar no final de semana pode ser uma boa maneira de fazer aquela grana extra também.

Quais são as formas de pagamento?

Pra evitar que o passageiro não pague, o app aceita várias formas de pagamento, entre elas, os cartões de crédito, débito, pix, boleto, paypal e até gift card. A Uber também permite que o passageiro selecione a opção de pagar a corrida com dinheiro, direto pro motorista. 

Agora que você já viu toda a segurança que a Uber te dá, que tal começar a rodar com o aplicativo? Aproveita e acesse o nosso site, conhecer nossos carros pra Uber e finalizar o seu cadastro!

Agora você pode comprar além de alugar
Compartilhar