Imagem de fundo

Câmera pra motorista de aplicativo: posso usar câmera veicular?

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 9 DE JANEIRO DE 2023
ATUALIZADO EM 29 DE FEVEREIRO DE 2024

A câmera pra motorista de aplicativo vem se tornando uma medida comum nas cidades pra proporcionar mais tranquilidade e segurança pras viagens. Afinal, o contato direto com várias pessoas pode gerar situações delicadas ou, até mesmo, perigosas.

Desse modo, o equipamento pode ajudar a evitar a ocorrência de casos de violência contra os motoristas, além de ser uma forma de comprovar o que realmente aconteceu em situações em que essa “prova” seja necessária.

Pensando nisso, criamos este guia pra explicar se é possível usar câmeras nos veículos dos aplicativos de corridas e quais são as regras que os motoristas precisam seguir durante as viagens. Continue lendo e confira!

O que preciso saber antes de gravar minhas corridas?

As câmeras podem ajudar a manter a segurança tanto do motorista de app quanto dos passageiros. Elas também têm um poder de intimidação que pode dificultar as ações criminosas ou os comportamentos inadequados nos veículos.

As câmeras veiculares são instaladas no sistema elétrico do veículo pra filmar as partes externas e internas do carro. Esses aparelhos podem ser alugados ou comprados.

O ideal é que as gravações comecem no início da corrida pra fornecer evidências em possíveis casos de agressões ou crimes. Além disso, as câmeras permitem a identificação de alguns fatores, como:

  • culpados por assédios, condutas inapropriadas e violência;
  • dias e horários dos eventos;
  • localização do carro.

Os equipamentos devem ser posicionados em um ângulo ideal pra registrar as imagens. Assim, as câmeras veiculares permitem uma colaboração melhor com as autoridades nos casos imprevistos.

Leia também: Descubra como conseguir as melhores corridas como motorista de app!

Os apps de corrida autorizam o uso de câmeras nos veículos?

Os códigos de comunidade dos aplicativos de corrida costumam informar que os motoristas parceiros podem instalar aplicativos pra gravação de vídeos ou câmeras veiculares. Porém, pra se certificar, verifique o código do app que você utiliza. Em casos de imprevistos, as gravações podem ser apresentadas à empresa ou à polícia.

É importante ressaltar que, pra manter a ética aos clientes, os apps de mobilidade proíbem que as corridas sejam transmitidas ao vivo em aplicativos, nas redes sociais ou em plataformas digitais.

Preciso avisar ao passageiro que ele está sendo gravado?

Os motoristas de app precisam avisar aos passageiros sobre a gravação das corridas. Eles também devem seguir a regulamentação da empresa conforme as regras específicas de cada estado ou região.

Além disso, a legislação brasileira diz que os usuários precisam autorizar as gravações, por isso, sempre confira com os passageiros. Dessa forma, o motorista mantém a ética e, caso o usuário não se sinta à vontade em ser filmado, pode desistir da corrida e ser reembolsado pelo cancelamento da viagem.

Quer começar a rodar como motorista de aplicativo, mas ainda não tem um carro? Conte com Zarp Localiza! Com a gente, você tem planos semanais com pagamento diretamente dos ganhos da Uber, atendimento 24h, carro sempre protegido, descontos pra abastecer e muito mais vantagens!

Então, não perca mais tempo: simule a sua reserva e bora zarpar!

Compartilhar