Imagem de fundo

O que é preciso saber pra ser motorista de aplicativo?

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 4 DE JANEIRO DE 2024
ATUALIZADO EM 4 DE JANEIRO DE 2024

O motorista de aplicativo já faz parte da vida das pessoas. Não tem mais como rodar pelas ruas das cidades brasileiras sem nos depararmos com histórias incríveis, experiências de vida e muitas conversas, desde as mais simples até as mais filosóficas, que melhoram o dia dos passageiros.

É o motorista de aplicativo que nos leva pra aula, pro trabalho, pra casa de amigos, familiares e outras pessoas que amamos. Ele também está presente no caminho de uma prova, de uma entrevista de emprego e tantos outros destinos que são decisivos em nossas vidas.

Por ser uma função de grande responsabilidade e importância, resolvemos descomplicar e falar tudo o que você precisa saber sobre ser motorista, como:

Motorista de app: como escolher o melhor carro?

Pra ser motorista de app, é preciso ter um carro que atenda a alguns requisitos básicos, que podem variar de acordo com a empresa. Essas regras, em geral, servem pra garantir a qualidade do serviço prestado e oferecer uma verdadeira experiência pro passageiro.

Antes de tudo, é preciso assegurar que o carro esteja em bom estado, visualmente conservado, tenha quatro portas e seja de um ano mais recente. Além disso, ele também precisa comportar, no mínimo, quatro passageiros e ter ar-condicionado.

Algumas corridas são realizadas com veículos específicos, como SUV e Sedan, que atendem a categoria Black. Pra estar apto a fazer parte dessas modalidades, é imprescindível que os bancos sejam de couro e o carro seja da cor preta. Mais do que oferecer conforto, são pra atender a passageiros que buscam estilo ao circular pelas ruas.

Pra quem não pode ou não quer, custear um modelo novo, existe a possibilidade do aluguel de carros pra aplicativos. É uma alternativa econômica que promove muito mais flexibilidade, já que há diversos planos pra aluguel de carros pra aplicativos — pensados pra atender às necessidades do motorista de aplicativo.

Leia também:

Como se tornar motorista de aplicativo?

Cada aplicativo tem as próprias regras pra avaliar e treinar seus motoristas. Vamos te explicar algumas exigências mais comuns em relação aos carros e os documentos que você pode precisar.

Primeiramente, é necessário ter mais de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Alguns apps podem exigir documentação extra, como Atestado de Antecedentes da Secretaria Estadual, e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Empresas como a Uber pedem para você comprovar que não há processos judiciais abertos em seu nome e que seu veículo possui um seguro contratado. É imprescindível ter um smartphone compatível com o aplicativo e um dos carros aceitos na Uber.

O atendimento ao cliente é uma das prioridades, pois é ele quem faz as avaliações — e reclamações. Por isso, algumas empresas exigem que os motoristas de aplicativo ofereçam água, bala, energéticos e outros itens.

No entanto, existem algumas exigências pontuais que são solicitadas na maioria dos apps. Se liga!

Quais são os requisitos dos aplicativos?

Em resumo, os requisitos pra quem deseja ser motorista são:

  • ter mais de 18 anos;
  • realizar cadastro e se tornar motorista parceiro;
  • possuir CNH definitiva, com EAR;
  • enviar CRLV;
  • enviar Atestado de Antecedentes;
  • possuir ou alugar carro de, no máximo, 10 anos de fabricação. O veículo também precisa ter quatro portas e ar-condicionado. 

Esses são os requisitos mais comuns entre os aplicativos de corrida no geral. 

Quais são os benefícios de se tornar motorista de aplicativo?

Existem muitos benefícios de ser motorista de app, começando pela renda. Inclusive, uma pquanto ganha um uber trabalhando 4 horas por diaergunta frequente é: quanto ganha um motorista de aplicativo? Segundo a Uber, em uma jornada de 50 horas semanais no Rio de Janeiro, por exemplo, os motoristas tiram em média R$ 1.500.

Veja com mais detalhes:

Mas isso depende! Afinal, você pode rodar com o Uber como uma forma de sustento principal ou apenas pra fazer uma grana extra. Além da quantidade de horas rodadas, detalhes como preços dinâmicos afetam o valor final.

Essa é outra vantagem: você tem autonomia pra montar seus horários e fazer corridas conforme as suas necessidades. Dá pra se planejar, com controle de gastos, rodando nos melhores horários ou apostando em categorias que pagam mais.. 

Pra isso, vale entender como ser um bom motorista, garantindo maiores notas e possibilidades de realizar corridas mais lucrativas. 

O que é preciso ter pra ser um bom motorista de aplicativo? 

Existem regras pra garantir melhores carros pra Uber aos passageiros. Mas há várias outras formas de afirmar que você está oferecendo um serviço de qualidade. Algumas delas são:

  • manter o carro limpo;
  • dirigir com cuidado — use o cinto e fique atento à estrada;
  • ter educação — deseje “bom dia” ao passageiro;
  • deixar a taxa de aceitação dentro da média;
  • priorizar carros de alto padrão e, sempre que possível, atualizar o modelo.

Não tenho carro, e agora?

Não ter carro não é motivo pra deixar de rodar como motorista. Inclusive, muitas pessoas preferem contar com o aluguel de carros pra motorista de app do que ter um veículo próprio. 

Com Zarp Localiza, você encontra carros pra Uber que atendem a sua necessidade. E pode dizer adeus à burocracia, já que as taxas como impostos ou a manutenção já estão inclusas no aluguel. 

Como funciona o aluguel de carros pra motorista de aplicativo? 

Se você ainda tem dúvida entre alugar ou comprar um veículo, saiba que o processo de aluguel de carros pra motorista de aplicativo é simples com Zarp Localiza. 

Primeiro, você precisa se cadastrar como motorista parceiro em algum app de transporte. Depois, é preciso escolher seu plano, com grupos de carros específicos. Também deve ter cartão próprio ou autorização pra usar o de terceiros.

Todos os planos têm seguro, revisão e pagamento de IPVA inclusos. E você ainda pode dividir o aluguel com outro motorista, adicionando o nome no contrato. 

É uma opção estratégica pra quem está atrás de carros pra Uber, mas não quer ou não pode investir em veículo próprio.

Com Zarp Localiza tudo é fácil e rápido. Está esperando o que pra começar a zarpar? Acesse nosso site, simule uma reserva e comece a fazer as suas corridas já!

Compartilhar