Imagem de fundo

Motorista de aplicativo: tudo o que você precisa saber

Por Zarp Localiza
4 DE NOVEMBRO DE 2021

O motorista de aplicativo já faz parte da vida das pessoas. Não tem mais como rodar pelas ruas das cidades brasileiras sem nos depararmos com histórias incríveis, experiências de vida e muitas conversas, desde as mais simples até as mais filosóficas, que melhoram o dia dos passageiros.

É o motorista de aplicativo que nos leva pra aula, pro trabalho, pra casa de amigos, familiares e outras pessoas que amamos. Ele também está presente no caminho de uma prova, de uma entrevista de emprego e tantos outros destinos que são decisivos em nossas vidas.

Por ser uma função de grande responsabilidade – e importância -, resolvemos descomplicar e falar tudo o que você precisa saber sobre o que é necessário para realizar o transporte de passageiros. Continue com a gente!

Motorista de app: como escolher o melhor carro?

Para ser motorista de app é preciso ter um carro que atenda a alguns requisitos básicos, que podem variar de acordo com a empresa. Essas regras, em geral, são para garantir a qualidade do serviço prestado e oferecer uma verdadeira experiência pro passageiro.

Antes de tudo, é preciso garantir que o carro esteja em bom estado, visualmente conservado, tenha quatro portas e seja de um ano mais recente. Além disso, ele também precisa comportar, no mínimo, quatro passageiros e ter ar-condicionado.

Há alguns tipos de corridas que são com veículos específicos, como SUV e Sedan. Pra estar apto a fazer parte dessas modalidades, também é imprescindível que os bancos sejam de couro e o carro seja da cor preta. Mais do que conforto, são pra passageiros que buscam estilo ao circular pelas ruas.

Para quem não pode, ou não quer, custear um modelo novo, existe a possibilidade do aluguel de carros para aplicativos. É uma alternativa econômica e que promove muito mais flexibilidade, já que há diversos planos para aluguel de carros para aplicativos – pensados para atender às necessidades do motorista de aplicativo.

Como ser motorista de aplicativo?

Cada aplicativo tem suas próprias diretrizes e metodologias para avaliar e, também, treinar as pessoas que se interessam em ingressar como motoristas. Vamos explicar algumas exigências mais comuns em relação aos carros e documentos que você pode precisar.

Primeiro de tudo, é necessário ter mais de 21 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Alguns apps podem exigir documentação extra, como Atestado de Antecedentes, da Secretaria Estadual, e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Empresas como a Uber exigem que você passe por um teste psicológico. Além disso, é necessário comprovar que não há processos judiciais abertos em seu nome e que seu veículo possui um seguro contratado. É imprescindível ter um smartphone, para que o aplicativo seja compatível, e um dos carros listados no site da empresa.

O atendimento ao cliente é uma das prioridades, até porque ele quem vai fazer as avaliações – e reclamações. Por isso, algumas empresas exigem que os motoristas de aplicativo ofereçam água, bala, energéticos e outros itens.

Agora que você entendeu tudo o que o motorista de aplicativo precisa para continuar dando o ritmo, já está pronto pra Zarpar?

Vem ser Zarp

Recentes

Imagem de fundo
Lista de carros para Uber
29 de novembro de 2021
Imagem de fundo
Como transportar pet em corrida de aplicativo?
29 de novembro de 2021
Imagem de fundo
Tudo que você precisa saber sobre o ConduApp
23 de novembro de 2021