Imagem de fundo

Controle de gastos pra Uber: como ter controle financeiro ao rodar?

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 6 DE JULHO DE 2023
ATUALIZADO EM 29 DE FEVEREIRO DE 2024

Quando se é motorista de Uber ou de outro aplicativo, o controle de gastos pode ser um desafio, pois muitos fatores podem tornar a rotina imprevisível, como a demanda por corridas, problemas com o carro, gasto com combustível, entre outros. 

Em meio ao dia a dia do motorista, é necessário ter disciplina, organização e muita determinação pra garantir um retorno efetivo das corridas, sem perder a comodidade de fazer seu próprio horário.

Pensando nisso, a gente separou algumas dicas pra te ajudar a ter sempre uma quantia guardada e não correr o risco de ficar no vermelho. Quer mais? Ao final do texto, você encontra uma planilha de controle financeiro para motoristas que criamos especialmente para os zarpers. Se liga nas dicas!

Tenha uma reserva de emergência

Este tópico vale pra qualquer tipo de profissional. Afinal, a gente nunca sabe o dia de amanhã, né? Por isso, é sempre importante ter uma reserva de emergência, para ter uma  quantia guardada pra cobrir gastos em casos de emergências. 

Por exemplo, se (bate na madeira) por acaso acontecer algum problema com a sua casa ou com o seu carro, ou se você tiver um gasto médico ou odontológico inesperado, é dessa poupança de emergência que sai esse dinheiro.

Por isso, é importante você guardar uma pequena quantia todo mês, compatível com a sua realidade, caso precise usar.

Separe os gastos pessoais e profissionais

Quando o seu carro é o seu meio de trabalho, uma das maiores dificuldades dos motoristas no controle de despesas é separar os gastos pessoais dos profissionais, então, se liga em algumas dicas pra não cair no erro:

Mantenha um controle de todas as suas despesas profissionais

Parou pra abastecer o carro, ou fez pausas pra almoçar entre as corridas? Guarde a nota e anote na planilha o valor gasto por dia, seja com alimentação ou abastecimento, assim você conseguirá estimar qual é o gasto necessário e o que dá pra economizar.

É importante contar gastos com combustível, revisão, IPVA e seguro como despesas profissionais. Dessa forma, você consegue ter uma quantia separada especialmente pra gastar com você, com sua casa e família.

Ah, mas, lembre-se que se você é Zarper, você não precisa se preocupar com o IPVA, sinistro e revisão, pois já estão inclusos no aluguel do seu carro. Se interessou? Vem simular a sua reserva.

Use contas bancárias separadas

É preciso criar o hábito de manter as despesas separadas, pois, desse modo, você consegue ter uma noção de quanto ganha e gasta no dia a dia, rodando com o app.

Registre seus lucros e gastos

Anotar todas as suas movimentações financeiras é um dos primeiros passos pra organizar os gastos. Você pode usar um app ou a planilha de controle financeiro, o importante é anotar tudo.

Ao fazer isso por um mês, você terá uma noção geral dos gastos com alimentação, combustível etc., e saberá quanto você ganha. Assim, é possível identificar onde economizar.

Priorize o combustível com melhor custo-benefício

Faça o cálculo de km por dia pra saber quanto você roda e descobrir qual o melhor combustível pras suas necessidades. Se você faz muitas viagens longas, a gasolina será a melhor opção. Mas, em épocas de alta do preço da gasolina, o etanol pode significar uma grande economia!

Veja também 12 dicas para economizar combustível!

Pratique a direção defensiva

Direção defensiva é sinônimo de economia no combustível, além, é claro, de segurança pro motorista e pros passageiros. Deixando de praticá-la, você se coloca em risco e ainda gasta mais com manutenção do veículo e abastecimento.

Saiba quando e onde realizar as corridas

Pra conseguir as melhores corridas e descobrir o melhor horário pra rodar com o Uber, confira algumas dicas:

  • rode em diferentes horários e locais pra saber como é o movimento;
  • fique ligado nos horários de picos;
  • não perca as notificações do Uber.

Utilize a tecnologia como parceira

Existem apps e diversos modelos de planilhas de gastos com o Uber que podem ajudar você a tomar decisões mais inteligentes pra maximizar seus ganhos e otimizar seus gastos como motorista de aplicativo. 

Apps que podem ajudar você no controle de gastos

Vem com Zarp Localiza e conheça os principais apps pra controle de gastos de motorista Uber!

Expensify 

Expensify é um app de gerenciamento de despesas que permite ao motorista: 

  • guardar digitalmente recibos;
  • organizar despesas;
  • criar relatórios de despesas;
  • solicitar reembolsos.

QuickBooks

O QuickBooks permite que você integre suas contas bancárias e cartões de crédito pra monitorar automaticamente transações, saldos e despesas. Assim, você não precisa fazer o controle manual e economiza tempo. 

Economize rodando com Zarp Localiza

Alugando um carro pra rodar de Uber com Zarp Localiza, o motorista economiza com os impostos de veículos (como o IPVA), seguro e manutenção, pois esses itens já estão inclusos na mensalidade do veículo. 

O motorista só tem que se preocupar com o combustível e em pegar as melhores viagens. O resto é com a gente!

Ficou interessado nessa opção? Não perca tempo: alugue um carro conosco pra rodar com o aplicativo controlando seus gastos e mantendo uma rotina mais efetiva!

Compartilhar