Imagem de fundo

Seguro pra motoristas de aplicativo: dicas e como funciona o seguro de Zarp!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 14 DE DEZEMBRO DE 2021
ATUALIZADO EM 25 DE JANEIRO DE 2024

Você sabia que o seguro auto pra motorista de app é uma das exigências da Uber? Pois, é! Essa é uma das regras principais e são poucas as pessoas que realmente possuem informações ou que podem te auxiliar. 

A verdade é que a empresa exige que, pra rodar com o app, os parceiros contratem um seguro pra motorista de aplicativo, sendo ele o de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP). O objetivo dessa cobertura é garantir a saúde e a integridade física, mesmo em caso de acidentes.

No entanto, existem mais algumas informações relacionadas a essa proteção, como a sua obrigatoriedade ou o método pra fazer a contratação dela, que você precisa saber. Bora lá?

APP: o seguro obrigatório pra carro de aplicativo

A Uber exige que quando um motorista vai começar a rodar com o app, que ele contrate um seguro auto — ou que seja pelo menos pra Acidentes Pessoais de Passageiros (APP)

Contudo, apesar disso, é importante ter o respaldo de um seguro que cuide não apenas da saúde e do bem-estar dos passageiros, como também do próprio motorista e do carro.

Seguro pra carro de aplicativo é mais caro?

Uma das preocupações dos motoristas é em relação ao valor dos planos de seguro pra aplicativo. Por se tratar de um caso em que o carro é uma fonte de renda e ele realmente fica mais exposto ao dia e a noite, a tendência é que o preço seja um pouco mais elevado.

Mas, vale lembrar que, atualmente, nem todas as seguradoras oferecem planos pra motoristas de aplicativo, reduzindo um pouco mais o leque de opções. 

O que influencia o valor do seguro auto pra Uber?

O valor muda dependendo do modelo do veículo. Se você tem ou está pensando em investir em carros pra Uber Black, por exemplo, em que os modelos são mais de luxo, o preço do seguro provavelmente vai ser mais elevado do que se comparar com os carros pra Uber Comfort.

Outro fator que influencia e costuma alterar o valor do seguro é a região em que você vai circular. Com o aplicativo, há grandes chances de você rodar por todas as regiões da cidade, o que pode encarecer um pouco o plano.

Dicas pra contratar um seguro pra motorista de app 

Fazer a pesquisa por seguradoras e avaliar qual é a melhor opção pode ser uma missão difícil. No entanto, trouxemos algumas dicas pra facilitar a sua análise e a tomada de decisão. Se liga!

Pesquise sobre a seguradora 

A primeira tarefa a ser realizada é pesquisar sobre a seguradora. Caso você esteja utilizando um serviço terceiro pra ajudar a fazer todas as cotações e entrar em contato com as seguradoras, pesquise também sobre essa empresa.

Sempre que for escolher um seguro auto, veja se ele é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). No próprio site da SUSEP, há informações sobre as empresas autorizadas pra atuar no Brasil.

Veja as coberturas exigidas pelo app

Já mencionamos que a Uber, por exemplo, tem exigências em relação aos seguros contratados pros veículos que a representam nas ruas das cidades. 

Caso você vá rodar por outro aplicativo, é muito importante verificar se ele também tem exigências sobre o seguro ou à seguradora.

Informe à seguradora sobre o uso comercial do veículo

Ah, sempre informe à seguradora sobre a atividade como motorista de Uber. A transparência é sua melhor amiga, ainda mais neste caso. Isso porque, futuramente, se der algum problema durante uma viagem e você não tiver informado sobre essa atividade, a empresa pode não cobrir eventuais perdas ou custos.

Compare as coberturas inclusas

Ao fazer as cotações em diferentes seguradoras, é importante saber quais são as coberturas inclusas e os serviços dentro dos planos apresentados. Além disso, inclua todas as coberturas que você julgar necessárias no momento da cotação, pra que, mesmo no pior cenário possível, você tenha a melhor cobertura.

Seguro de carro pra motorista de app já está incluso no valor do aluguel!

Sabia que, ao optar pelo aluguel de carros pra aplicativos, você já conta com uma proteção pro veículo? E ainda sem custo extra no seu plano? Pois é: todos os planos de todas as categorias de veículos com Zarp Localiza já vêm com o seguro incluso.

O que cobre o seguro de Zarp Localiza? 

A gente sabe a importância de manter a segurança na sua rotina. Por isso, além de ser um dos requisitos pra ser Uber, o seguro pra carro de aplicativo também é algo valorizado por aqui!

Ao contratar nossos serviços, você pode rodar tranquilo, sabendo que o seguro Zarp Localiza cobre:

  • roubo;
  • perda total;
  • danos ao carro em caso de sinistro, avaria ou furto;
  • danos aos carros de terceiros.

É fácil perceber que compensa alugar carros pra Uber, já que o motorista poderá contar com todo o suporte de Zarp Localiza.

Vale lembrar também que o segurado precisa arcar com eventuais custos operacionais no caso de ocorrências com terceiros, podendo ser pago por cartão de débito ou crédito e, se necessário, poderá contar com um novo carro, pra não perder tempo nas corridas.

Posso incluir coberturas adicionais?

Sim, você pode! Além da proteção padrão da Uber, é possível optar pela Proteção Extra Zarp, garantindo ainda mais segurança.

A proteção adicional, que não interfere em nada no seguro auto pra motorista de aplicativo, prevê uma economia de até 50% em imprevistos de avarias, ou seja, danos estéticos ao carro, que não afetam necessariamente o funcionamento.

Como funciona o seguro extra?

Caso você queira contar com a proteção extra, aumentando a cobertura do seguro auto pra motoristas de aplicativo, é só entrar em contato. Você pode solicitar o adicional no momento de fechar o contrato ou quando for fazer a substituição do veículo ou, ainda, durante a revisão do carro na agência.

Mas, ao contratar a proteção extra, você deve manter o adicional ativo por, pelo menos, três meses, tá? A partir daí, pode cancelar se quiser.

Como acionar o seguro de Zarp Localiza?


Além de contar com o suporte Uber pra motoristas, Zarp Localiza também está aqui pra te ajudar no que for preciso! 

Antes de mais nada, uma das dicas de segurança é saber como proceder após uma emergência. O primeiro passo é acionar as autoridades responsáveis, ou seja, a polícia, os bombeiros ou o SAMU. 

Depois, você deve entrar em contato com a gente, pelo telefone (31) 99930-3000​. Nosso atendimento é 24 horas, pra garantir a sua segurança a qualquer momento. A partir daí, podemos dar início e acionar o seguro de carro pra motoristas de aplicativo.

Caso o acidente seja responsabilidade de terceiros, também é importante entrar em contato, beleza? Assim, poderemos te auxiliar nos próximos passos. 

Ah, em alguns casos, você precisará registrar um Boletim de Ocorrência e comparecer a uma de nossas agências pra preencher o Aviso de Sinistro, passo comum em seguro pra aplicativo da Uber. 

Outras vantagens de Zarp Localiza

Zarp não é só isso, viu? Além do seguro, você conta com serviços de revisão e manutenção, além da assistência 24 h em caso de pane ou acidente. Perfeito pra quem está em busca de mais comodidade e segurança.

Ah, e existem outros benefícios de fazer parte de Zarp. Veja como funciona o aluguel de carros pra aplicativos e vem fazer parte do time!

Crédito imagem de capa: iStock.com/korawat thatinchan

Compartilhar