Imagem de fundo

Impostos de carro: veja os principais e o gasto médio

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 16 DE MARÇO DE 2023
ATUALIZADO EM 16 DE MARÇO DE 2023

Você, motorista de aplicativo, sabe quais são os principais impostos de carro? E o seu gasto médio? Se a resposta for “não”, não se preocupe, vamos te ajudar.

Calcular os impostos sobre carros é importante pro seu planejamento financeiro. Considerar os impostos dos veículos com antecedência dá opções de como controlar gastos, e pode aumentar os seus rendimentos. Então, vamos nos planejar?

O que são os impostos?

Uma coisa é certa: não tem como fugir dos impostos. Eles não só estão presentes nos carros, mas também nos celulares, no combustível, na comida e até na sua renda. 

Os impostos são recolhimentos obrigatórios que vão pro governo. 

Pra que servem os impostos?

O governo precisa de dinheiro para desenvolver serviços e benefícios da população, e quem paga por isso são os próprios cidadãos.

Assim, os impostos que você paga servem, por exemplo, para compra de novos equipamentos hospitalares, reformas nas rodovias, medidas de segurança, entre outras finalidades.

Quais são os impostos de um veículo?

No caso dos carros, especificamente, os impostos são: 

  • IPVA e Licenciamento: tributos pagos anualmente que variam conforme a cidade. Em São Paulo, por exemplo, o motorista deve pagar 4% do valor do veículo; 
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): imposto estadual que varia de cidade em cidade, e pra veículos novos ou usados. O valor ICMS carros novos em São Paulo, por exemplo, é de 13,13%;
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): tributo que varia dependendo se o veículo é nacional ou importado, e que considera a potência do motor. O valor do IPI sobre veículos nacionais varia de 0 a 30%.

Além disso, também é importante destacar o Imposto de Renda. Sim, parceiros da Uber também precisam fazer a declaração do IR, mas só se receberem uma renda anual maior que R$28.559,70. Se esse for o seu caso, você precisa declarar o Imposto de Renda como Uber.

Qual é o gasto médio de um carro no Brasil?

Como mostramos acima, muitos impostos variam de acordo com as características e estado de origem do veículo. Além desses fatores, pra calcular o gasto médio de um carro, também é preciso considerar os custos de manutenção e de combustível. 

De acordo com o UOL, o motorista gasta em média R$2,2 mil por mês com os impostos de carros com todo o resto. 

Com Zarp Localiza você não se preocupa com impostos

Sim, você leu certo: é possível ter um carro sem lidar com a burocracia dos impostos, outros pagamentos e despesas extras! Com Zarp Localiza, você aluga os carros pra Uber e só se preocupa em pagar a mensalidade do aluguel. 

Nós cuidamos dos impostos pra você, deixando seu dia a dia mais tranquilo. Assim você pode focar somente nas corridas e em fazer a sua grana! Agora que você já conhece os principais impostos sobre veículos, não se esqueça que os tributos vêm também com benefícios: você pode ter INSS pra Uber, mesmo rodando com o aplicativo e no regime MEI!

Compartilhar