Imagem de fundo

8 dicas essenciais pra economizar gasolina

Por Zarp Localiza
29 DE MARÇO DE 2022

A gente sabe que o motorista de app não consegue fugir da necessidade de abastecer o carro frequentemente, e, por isso, é sempre bom aproveitar as oportunidades para economizar, especialmente em um momento de constantes aumentos no preço da gasolina.

Separamos 8 dicas de como economizar gasolina pra te ajudar a fazer seu carro render mais e beber menos. Ah, essas dicas também funcionam para outros tipos de combustíveis, como diesel e etanol, viu? Saca só!

1. Controle de embreagem só quando necessário

Às vezes, fazer controle de embreagem é supernecessário, principalmente quando a gente tá naquele morrão, né não? 

Mas essa prática gasta muito combustível e, ainda por cima, diminui a vida útil do disco de embreagem. Por isso, sempre que possível, é bom evitar fazer controle.

2. Vrum, vrum?

O barulho do motor quando a gente dá aquela acelerada tem um toque de filme de ação, né? Por mais legal que pareça, forçar a aceleração pode gastar muita gasolina. Então, em vez de pisar fundo e desperdiçar combustível, o melhor é acelerar de forma mais suave e aumentar a velocidade pouco a pouco.

Além da economia que essa prática traz, isso ainda melhora o desempenho do carro.

3. Freadas bruscas só fazem mal pro seu carro

A mesma ideia acima vale na hora de desacelerar. Claro, não tem como prever alguém entrando na nossa frente de uma vez ou furando o sinal pra conseguirmos nos planejar pra esse tipo de situação. 

Mas diminuir a velocidade aos poucos antes de um quebra-molas ou obstáculo já contribui pra economizar gasolina.

4. A manutenção tá em dia?

Quando o carro é seu instrumento de trabalho, é sempre importante manter a manutenção em dia. Mas você sabia que, além de trazer mais segurança pra você e pros seus passageiros, esse passo também é importante pra diminuir o consumo de gasolina do carro?

Tudo que diminui a eficiência do motor, como velas de ignição queimadas ou filtro de ar sujo, faz seu carro beber mais.

E sabe outra coisa que uma manutenção em dia evita? Multas e infrações de trânsito.

5. Pneus murchos? Jamais!

Se você chegou até aqui, tá na hora de descer do carro e checar como estão seus pneus! 

Calibrá-los regularmente evita que o carro tenha mais arrasto. Caso eles fiquem murchos, o consumo de combustível aumenta cerca de 2% a cada 3 psi a menos de pressão.

E aí, tá esperando o quê? Corra pro posto mais próximo e cuide dos seus pneus!

6. Deixe o vento entrar!

Sabe aquele ventinho gostoso que entra pela janela do carro quando ele tá em alta velocidade? Ele pode te ajudar a encher o tanque menos vezes.

A gente sabe que, quando você é motorista de app, nem sempre dá pra controlar quando o ar-condicionado fica ligado ou não, porque isso varia do cliente que tá no seu carro no momento. 

Porém, sempre que possível, andar com os vidros abertos vai te ajudar a gastar menos. Você também pode abrir as saídas de ar e pegar um ventinho extra. 

E, claro, sempre que for estacionar, busque uma vaga na sombra, evitando ligar o ar pra refrescar o carro depois.

7. Ponto morto? Nem morto!

É uma crença comum que rodar na banguela ajuda na economia de gasolina. Mas, na verdade, o que acontece é exatamente o contrário. 

Quando o carro tá rodando em ponto morto, o motor injeta combustível o tempo todo, pra evitar que o carro morra.

Ou seja, na verdade, em vez de economizar gasolina, você acaba gastando ainda mais. Além de colocar a sua segurança e a do passageiro em risco.

Uma forma de fazer o carro render mais é, quando estiver em descidas, deixar o carro engatado, mas não acelerar, aproveitando o impulso que a própria gravidade oferece.

8. Carro na reserva? Cuidado!

Com o preço do combustível subindo, a gente tem a tendência de gastar tudo que dá, pra aproveitar melhor o dinheiro que investimos. Mas, na verdade, a ideia de deixar o carro entrar sempre na reserva faz com que a gasolina evapore mais rápido, o que gera uma perda significativa do combustível. 

Essas pequenas perdas podem pesar muito no bolso, principalmente em momentos de alta no preço. Por isso, pra evitar esse problema, o melhor a se fazer é não deixar o tanque com menos de ¼ cheio.

Dica bônus:

Se você é Zarper, fique ligado, que tem ainda mais vantagens te esperando. 

Com Zarp Tanque Cheio, você ganha descontos de, em média, R$ 0,30 no litro de combustível. E conseguir esse benefício é mamão com açúcar! 

É só ir a um de nossos postos credenciados e avisar ao frentista que você é Zarper. Ele vai conferir a sua placa e pronto: é só abastecer pagando menos! Incrível, né?

Se liga: esse benefício é válido apenas nas cidades com agência exclusiva Zarp.

Gostou da ideia e quer ser Zarper? Então corra, que a hora é agora!

E aí, curtiu essas dicas?

Como não dá pra prever os possíveis aumentos futuros no valor da gasolina, seguir essas dicas vai te ajudar a evitar sustos e a garantir que, pelo menos, o seu consumo diminua.

Conte pra gente nos comentários: qual é a sua tática pra gastar menos combustível? Aproveite e siga a gente nas redes sociais pra ficar por dentro de outras dicas: estamos no Instagram, Facebook e YouTube.

Recentes

Imagem de fundo
Rodar em datas comemorativas é uma boa opção pra o motorista d...
1 de julho de 2022
Imagem de fundo
Como controlar os gastos como motorista de app?
1 de julho de 2022
Imagem de fundo
Quanto ganha um uber trabalhando 4 horas por dia? Entenda os g...
30 de junho de 2022