Imagem de fundo

Direção defensiva: aprenda essa prática pra ter segurança no trânsito

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 16 DE JANEIRO DE 2024
ATUALIZADO EM 16 DE JANEIRO DE 2024

Dirigir com certeza não é uma tarefa fácil, e a direção defensiva é um ponto importante pra manter a segurança e evitar acidentes. Ela nada mais é do que um conjunto de práticas pra garantir que o motorista esteja preparado pra alguns desafios e adversidades no trânsito.

Além de trazer dicas de segurança pro motorista e ter princípios de direção defensiva superimportantes pra o dia a dia, o tema também é exigência do treinamento pra obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais informações sobre esse tipo de condução, assim como quando ela é aplicada. Bora lá?

O que é direção defensiva?

A direção defensiva é uma série de práticas, hábitos e cuidados que um motorista deve ter pra evitar acidentes, conseguindo prever alguns problemas que estão por vir.

De maneira geral, existem 6 elementos da direção defensiva em destaque, sendo eles: 

  • conhecimento;
  • atenção;
  • previsão;
  • decisão;
  • ação;
  • habilidade

Ou seja, saber quais são suas possíveis ameaças, estar atento a elas, entender como evitar acidentes, além do que fazer e quando fazer pra isso.

Existem dois tipos mais conhecidos da direção defensiva: preventiva e corretiva. Vamos falar mais sobre cada um deles a seguir. Se liga!

Direção preventiva

É aquela em que o motorista consegue antecipar riscos, dirigindo sempre com atenção, atento às suas condições físicas e mentais, assim como às condições da via e climáticas.

Direção corretiva

É aquela em que o motorista precisa agir com rapidez pra evitar uma situação de perigo que não pôde ser antecipada, como uma freada brusca pra evitar uma colisão.

Como a direção defensiva pode ajudar a evitar acidentes e proporcionar uma experiência mais segura aos passageiros?

Já percebeu que quando você dirige, além de prestar atenção nas suas ações, você precisa estar atento a tudo que acontece ao seu redor? Pois, é, esse olhar é essencial, mas infelizmente, nem todos os motoristas adotam a direção defensiva como você, então todo cuidado é pouco.

Com as práticas desse tipo de direção, você consegue analisar bem o trânsito e as condições do dia e estar por dentro de movimentos e ações inesperadas de motoristas, pedestres e ciclistas ao seu redor.

Isso é um dos pontos principais que vai te tirar de confusões e evitar acidentes, como batidas e freadas bruscas. Quando se roda como motorista de app, não é só da sua segurança que estamos falando — ou de quem está ao redor —, mas do próprio passageiro também. Então se liga, beleza?

Técnicas de direção defensiva pro motorista de Uber

É preciso ter sempre em mente boas práticas de direção defensiva na hora de sair rodando por aí, principalmente quando se é motorista de app.

Além de ser consciente na hora de rodar e ser cuidadoso com outros motoristas, passageiros e pedestres, existem algumas dicas de segurança estratégicas que vão te fazer manter esse tipo de condução. Se liga!

1. Mantenha uma distância segura do veículo à frente

Essa boa prática é essencial quando for necessário realizar alguma manobra repentina, pois, com a distância, o motorista terá tempo suficiente pra reagir, evitando maiores contratempos. 

Vale lembrar que andar colado ao veículo da frente é considerado uma infração grave e é um dos motivos mais comuns pra acidentes na estrada. Fique ligado!

2. Avalie a sua saúde física e mental

Você sabia que, antes de sair de casa e encarar o trânsito, é importante avaliar o seu estado físico e mental? Pois é, quando o motorista tá doente, estressado ou abalado com alguma coisa, isso pode influenciar negativamente o desempenho da condução.

Também fique sempre atento à sonolência, ao uso do celular, às distrações e ao excesso de velocidade, que podem te prejudicar no volante, viu?

3. Fique atento aos passageiros

Todo mundo já passou por aquela situação de o passageiro não entender a importância do cinto de segurança ou querer carregar as crianças no colo em vez de na cadeirinha, não é mesmo? 

Então se liga! Verifique se todos estão usando o cinto de segurança e se as crianças estão nas cadeirinhas e/ou no bebê conforto, conforme a idade. Essa ação é primordial e não dá pra deixar passar. Ter esses cuidados é garantir a segurança e o respeito pela vida.

4. Faça manutenções periódicas

Fazer a manutenção do veículo é uma prática de direção defensiva bem importante. Verificar os freios, troque os pneus quando necessário e faça o balanceamento e alinhamento no tempo certo, por exemplo, são medidas que evitam imprevistos nas cidades e estradas.

5. Confira as condições climáticas 

Acompanhar a meteorologia, evitar pontos de alagamento nas cidades e tomar cuidado com o efeito do ofuscamento da luz solar são cuidados importantes que o motorista deve ter no dia a dia.

Ah, e caso necessário, é recomendado parar o veículo em locais seguros e protegidos pra evitar situações que coloquem a segurança em risco.

Dicas de segurança durante a direção

Além de todas as práticas que já falamos da direção defensiva, Zarp também te mostra as principais dicas de segurança na hora de rodar como motorista. Se liga!

  • Faça sinalização quando for mudar de faixa, virar ou fazer ultrapassagem;
  • Dê prioridade a quem tem direito;
  • Respeite sinais e ouça os guardas de trânsito;
  • Atente-se às faixas de pedestres;
  • Confira a posição dos espelhos e retrovisores antes de sair;
  • Não fique no limite da gasolina;
  • Redobre atenção em cruzamentos;
  • Use a buzina apenas quando necessário;
  • Sempre ande no limite de velocidade estipulado pela lei. 

Todas as dicas valem, independentemente do horário que você costuma rodar ou até mesmo se está fazendo uma entrega em vez do transporte de passageiros. 

E, além de garantir o seu bem-estar e a sua integridade física, com segurança você consegue impressionar na avaliação dos passageiros, potencializando o seu perfil e os seus ganhos no app. 

Como ser um motorista seguro pode aumentar a sua nota no app?

Quem trabalha no trânsito, como o motorista de aplicativo, está exposto diariamente aos riscos. Então seguir as boas práticas da direção defensiva é vital pra um comportamento mais consciente e responsável no trânsito. 

Pro motorista de aplicativo, seguir essas práticas também é essencial na busca por como aumentar a nota no Uber. Afinal, prezar pela segurança do passageiro é uma ótima forma de conquistá-lo e evitar chateações. 

E aí, parceiro, curtiu o conteúdo? Estamos sempre compartilhando algumas dicas de ouro sobre os aplicativos de corrida e os motoristas de app! Não esqueça de compartilhar o conteúdo e ficar de olho pra mais novidades!

Crédito imagem de capa: iStock.com/fotostorm

Compartilhar