Imagem de fundo

7 dicas de como evitar multas e infrações de trânsito

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 18 DE OUTUBRO DE 2021
ATUALIZADO EM 21 DE OUTUBRO DE 2021

Quem circula muito está sujeito a deslizes que podem ser infrações de trânsito, principalmente se o motorista se descuidar de alguns deveres. As normas de trânsito são indispensáveis pra garantir a segurança de todos: motoristas, passageiros e pedestres. Por isso, o melhor a fazer é conhecer essas regras e, é claro, rodar seguindo o que elas dizem. 

Pra te ajudar nessa missão, trouxemos 7 dicas de como evitar multas e infrações de trânsito. Assim, você fica dentro da lei e ainda segue com mais segurança pelas suas rotas. Saca só! 

1. Atualizar sua CNH é importante 

Quem trabalha como motorista de aplicativo tem que ter ainda mais atenção às leis de trânsito. Uma delas é ter, na carteira de motorista, a inclusão da EAR (Exerce Atividade Remunerada). Então, se você precisa do seu carro pra fazer aquela graninha, fique atento a esse detalhe.  

A falta de atualização do documento pode te trazer penalidades. A infração é considerada leve, mas pode te custar 3 pontos na CNH. Então não esqueça! Pra alugar algum carro com Zarp, é obrigatório ter essa inclusão em dia.   

2. Cuidado com o uso do telefone 

Você já imaginou trabalhar como motorista de aplicativo, mas sem o celular? Impossível, já que você precisa dele pra receber suas corridas e ficar de olho no GPS, certo?

Mas alguns motoristas não percebem o tamanho dos problemas que o uso do celular, enquanto dirigem, pode trazer. O uso do celular no volante é de 7 pontos anotados na sua carteira.

Na hora de fazer ligações, escrever mensagens e até mesmo acessar as redes sociais, é melhor parar o carro em algum lugar seguro. Assim, você evita distrações com o celular no trânsito e não causa acidentes.

3. Não esqueça o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório, segundo a Lei nº 9.503 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB). Se motorista ou passageiro não estiver usando cinto de segurança, você pode receber 5 pontinhos na CNH.

Já que o foco é manter todos que estão dentro do carro em segurança, nada de ter vergonha na hora de pedir aos seus passageiros que se protejam. No fim das contas, seu bolso também vai te agradecer.

4. Dirigir de chinelo? Nem pensar! 

A gente sabe que em alguns dias – principalmente durante o verão – é horrível pensar em colocar calça e sapato fechado pra rodar. Mas o que muita gente ainda tem dúvida é: vale dirigir de chinelo pra fugir desse calorzão? A resposta com certeza é NÃO.

Assim como outros sapatos que não se prendem aos pés, o chinelo pode atrapalhar na hora de frear ou fazer alguma troca brusca de marchas. Então, para evitar dor de cabeça com multas e acidentes, aposte em sapatos fechados.

5. Pode usar e abusar da seta 

Se esquecer de dar a seta pode te trazer um problemão. Imagine se cada um dirigisse da própria forma, seguindo o próprio jeito? Seria um caos total, não é mesmo?

E, já que essa é a melhor forma de mostrar suas intenções no trânsito pros outros motoristas, pode usar e abusar das setas.

Por isso, lembre-se: para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos e mudança de faixa, tem que ser a seta.

6. Atenção especial com os pneus, hein 

Você tem o costume de dar uma atenção maior aos pneus do seu carro? Fique de olho, porque, mais que trazer problemas com a fiscalização de trânsito, penus velhos podem colocar a sua vida em perigo.

Segundo o CTB, a infração pode ser cobrada por cada pneu que apresentar mau estado – e isso também vale pro estepe.

Com as revisões do carro em dia, você vai conseguir ficar ligado nas condições desses itens fundamentais. Então, aos primeiros sinais de que os pneus estão fincando carecas ou apresentando qualquer problema, é só correr para uma agência Zarp ou Localiza e solicitar o seu atendimento.

7. Os seus documentos têm que estar sempre à mão

Você é do time dos esquecidos e vive perdendo seus documentos por ai? Então olha que notícia boa: o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) agora é 100% digital.

E o melhor de tudo é que ele pode ser apresentado mesmo se você não estiver com internet no momento. Agora, você pdoe levar sua documentação pra todo lugar de um jeito fácil e prático. Só não vai se esquecer de carregar o celular, viu?

A gente sabe que uma rota sem imprevistos é quase impossível na vida de um motorista de aplicativo. Mas sempre existem formas de se proteger, não é?

Seguindo as dicas que apresentamos aqui, você consegue rodar com mais segurança pelo trânsito e ainda evitar gastos surpresas no fim do mês. Não deixei de ficar de olho no site do Detran do seu estado, para ficar por dentro de tudo.

E ai, curtiu as dicas? Corra para seguir Zarp nas redes sociais. Assim você não perde nada do que acontece no dia a dia do motorista de aplicativo. Estamos no no FacebookInstagram e YouTube.

Compartilhar