Imagem de fundo

Como economizar combustível: ações simples para o motorista de app

Por Zarp Localiza
14 DE OUTUBRO DE 2021

Economizar combustível é um desejo de todo motorista de aplicativo! Para quem está na luta pra fazer a grana render, toda economia importa. Nós do time Zarp Localiza separamos ações simples na hora de dirigir que podem te ajudar a gastar menos combustível e fazer sobrar mais grana no fim do dia.

Quer ver? Vem com a gente!

Um grande vilão da economia de combustível é dirigir olhando para o capô, porque dessa forma você acaba pisando no freio mais que o necessário. Ao dirigir vendo mais à frente, o motorista pode evitar acidentes e perceber se um veículo em sua faixa parou ou se o semáforo acabou de abrir ou fechar. Isso lhe dará tempo para mudar de faixa ou controlar a velocidade, evitando precisar pisar fundo no freio.

É isso mesmo, direção defensiva também é economia.

A rota também importa! O GPS costuma indicar o caminho mais rápido para te levar ao seu destino, mas o trajeto pode não ser o mais econômico. Uma via com poucos semáforos, por exemplo, permite poupar mais combustível do que uma com muitos cruzamentos, ladeiras e paradas.

Sem falar no horário e nos locais de trânsito intenso: evitando pontos de engarrafamento você poupa tempo e o combustível que seria perdido no anda-e-para.

É isso aí. No final das contas, economizar combustível é uma questão de buscar o melhor desempenho do carro. Zarp tá contigo! Continue com a gente e veja mais dicas sobre como gastar menos e fazer mais grana rodando como motorista de aplicativo.

Motorista de app: você sabe por que o ar condicionado interfere no gasto de combustível?

Deixar os vidros abertos ou usar o ar-condicionado é uma escolha que envolve o clima, a necessidade de circulação do ar, a segurança, e… o consumo de combustível.

O compressor do ar-condicionado usa energia do motor para se movimentar.  Assim, para que o ar condicionado funcione, o motor precisa injetar mais combustível para suprir essa perda de potência. É por isso que na cidade ar-condicionado ligado significa maior gasto com abastecimento (e até uma leve piora de desempenho, em modelos menos potentes).

Uma dica para gastar menos é deixar o controle do ar em modo automático e selecionar uma temperatura que resfrie, mas não contraste muito com a temperatura externa. Isso pode reduzir a demanda do compressor do ar-condicionado, melhorando o consumo de combustível.

E pra você motorista que roda muito na estrada, o cenário muda: em velocidades maiores, a resistência do ar interfere na aerodinâmica do carro. Aí, o melhor é rodar com o ar-condicionado ligado do que com vidros abertos.

Ah! Você já sabe, mas não custa lembrar: ar-condicionado ligado e vidros ou portas abertas é desperdício de combustível na certa!

Sabe o que mais faz o motorista gastar mais com abastecimento do carro?

Confira outros pontos que impactam no consumo do carro:

Carregar peso desnecessário no porta-malas ou na cabine do carro é um deles. A lógica é simples: quanto mais pesado o veículo estiver, mais aceleração será necessária para colocá-lo em movimento. Por isso, evite deixar bagagem esquecida dentro do carro. E, se você roda como motorista de aplicativo, vai querer ter o bagageiro liberado e tudo limpo e organizado para receber bem os passageiros, certo?

Outro ponto: não dar atenção aos pneus. Rodar com pneus murchos pode aumentar de forma significativa o consumo de combustível. Por isso, fique atento à pressão correta recomendada pelo fabricante dos pneus e ao peso do carro, e mantenha a calibragem em dia.

Além disso, estar em dia com as revisões, trocar o óleo no período correto e sempre substituir os filtros de ar, óleo e combustível vão permitir que o motor trabalhe sempre na máxima performance prevista pela fábrica. O motorista que é cliente Zarp Localiza tem essa super facilidade: nosso aluguel de carros para aplicativos inclui as revisões periódicas sem custos adicionais, com suporte 24h e carro reserva.

É super prático: Zarp te lembra de fazer o agendamento das revisões para você rodar tranquilo.

E mais: os planos para aluguel de carros para aplicativos de Zarp têm em seus grupos modelos super econômicos – pensados para atender às necessidades do motorista de aplicativo.

Agora que você pegou essas dicas do que o motorista de aplicativo pode fazer para economizar combustível, já está pronto pra fazer sobrar mais grana?

Vem de Zarp!

Recentes

Imagem de fundo
Caução de aluguel de carro: entenda como funciona
29 de setembro de 2022
Imagem de fundo
Descubra como é ser Uber no Rio de Janeiro e confira as dicas ...
27 de setembro de 2022
Imagem de fundo
Motorista de aplicativo: 5 dicas pra ter sucesso na Copa do Mu...
22 de setembro de 2022