Imagem de fundo

Aquaplanagem: o que é, quando ocorre e 6 boas práticas pra seguir!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 2 DE MAIO DE 2024
ATUALIZADO EM 6 DE MAIO DE 2024

Se você é motorista de aplicativo e está sempre rodando por aí, sabe provavelmente o que é aquaplanagem. Esse termo se refere ao fenômeno que acontece principalmente em dias chuvosos, quando a pista está bem molhada e escorregadia.

Nem sempre ele ocorre por ser culpa do motorista, como vamos te explicar mais adiante. No entanto, pra manter a segurança de todos, seja pra você ou pro passageiro, é imprescindível ficar atento e saber como evitar acidentes de trânsito.

Pra saber mais sobre esse conceito e como evitá-lo, bora com a gente nessa leitura!

O que é aquaplanagem? Quando ela acontece?

A aquaplanagem ocorre quando os pneus do carro perdem o contato com o chão, devido à água na pista. Assim, o veículo parece que está “flutuando”.

A consequência disso é a perda do controle do motorista, já que o carro segue na direção que estava antes da aquaplanagem. Assim, quando acontece esse evento em curvas, o perigo é ainda maior.

Os fatores que mais causam esse fenômeno são: 

  • pista molhada;
  • excesso de velocidade;
  • solo danificado ou com buracos;
  • pneus desgastados.

Ou seja: toda atenção é necessária no trânsito. Tá chovendo? Fica ligado na estrada pra evitar acidentes! 

Aproveite para conferir 5 dicas sobre calibragem dos pneus que vão salvar as suas corridas!

3 Boas práticas pra evitar a aquaplanagem

Você tem seguro pra motoristas de aplicativo, mas quer saber o que fazer pra evitar aquaplanagem nos dias chuvosos? Não dê mole e confira três boas práticas que separamos!

1. Cuidado com a velocidade

O primeiro passo é não exagerar na velocidade! Essa é uma das causas mais comuns de aquaplanagem, já que o pneu tem menos tempo pra liberar a água do seu caminho. 

Assim, sempre fique atento ao limite de velocidade e, se a pista estiver molhada, a atenção deve ser redobrada.

2. Atenção aos desgastes dos pneus

Pneus desgastados correm mais risco de aquaplanar. Por isso, se liga: faça a revisão constante e, sempre que possível, realize o rodízio dos pneus. Isso garantirá que o desgaste ocorra de forma uniforme, evitando acidentes.

3. Observe os carros mais próximos

Uma direção atenta é muito importante. Observe os carros mais próximos e verifique se eles estão conseguindo “abrir espaço” na água. Caso contrário, o risco de aquaplanagem é maior

Avalie o risco e, se necessário, estacione o veículo até as condições melhorarem.

3 Cuidados pra se ter quando o carro aquaplanar

Você pode ter todo o cuidado do mundo e ter seu kit de emergência pra carros sempre por perto, mas acidentes acontecem. Se o seu veículo aquaplanar, existem 3 cuidados essenciais que você deve pôr em prática no mesmo instante. Se liga quais são!

1. Tire o pé do acelerador

Quando o veículo aquaplanar, o condutor deve tirar o pé do acelerador. O carro não está no seu controle e manter a velocidade pode ser ainda mais perigoso

2. Não pise no freio

O impulso de muitas pessoas é pisar no freio, o que não é o mais indicado. Isso pode aumentar o descontrole dos pneus. Se possível, diminua a velocidade gradativamente. 

3. Mantenha as rodas alinhadas 

Mantenha a calma, deixe as rodas alinhadas e firme o controle no volante. Se você tentar mudar a direção das rodas durante a aquaplanagem, nada acontecerá. Mas quando o atrito entre o solo e o pneu voltar, há risco de você virar pro lado errado e perder o controle de novo.Agora que você já sabe como funciona a aquaplanagem, continue acompanhando o nosso blog e fica por dentro de mais conteúdos sobre segurança pra motoristas de Uber!

Compartilhar