Imagem de fundo

5 dicas sobre calibragem dos pneus que vão salvar as suas corridas

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 29 DE JUNHO DE 2022
ATUALIZADO EM 29 DE JUNHO DE 2022

Sabia que não calibrar ou calibrar os pneus de forma errada pode trazer vários riscos pro seu carro e pra sua segurança?

Durante a sua rota, o pneu pode estourar , o carro pode ficar sem estabilidade, ter baixo desempenho e consumir mais combustível. Pois é, parceiro, é preciso ficar ligado e cuidar bem dos pneus do seu veículo. Prevenir é sempre melhor que remediar!

Chega mais, pois separamos 5 dicas sobre como cuidar da calibragem dos pneus do seu carro que vão salvar as suas corridas e te ajudar a bater a meta. Bora, bora!

1.   Sem pressa! Ao chegar ao posto, espere o pneu esfriar

Se você chega naquela correria, pois já tá queimando asfalto desde cedo e quer ir logo calibrando os pneus, temos algo a dizer: calma, respire e relaxe.

Alguns minutinhos não vão prejudicar os seus ganhos, mas vão trazer maior segurança na hora de encher os pneus. É que, depois de rodar por um tempo, o ar dentro do pneu aquece e aumenta a pressão, e isso pode enganar o calibrador, colocando mais ou menos ar.

Essa dica vale também pra quando o tempo está mais frio. Então fique de olho na temperatura!

2. Conferir a pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana é essencial

Você não quer parar no meio da rota porque seu pneu tá vazio por falta de calibragem, né não?! Então confira a pressão dos pneus uma vez por semana antes de sair, que é o recomendado pra motoristas que rodam diariamente.

Caso você não dirija com tanta frequência, avalie a calibragem a cada 15 dias.
Antes e depois de toda viagem longa, é interessante conferir também, tá bom? Então fique atento.

    3. Jamais se esqueça do estepe

Você raramente confere o estepe quando vai ao posto fazer a calibragem dos pneus do seu carro, né não?! Isso é mais comum do que imagina. O estepe precisa estar sempre bem calibrado, pra que, caso seu pneu fure no meio da rota, você não fique em apuros.

Já sabe, né? Quando for encher os pneus do carro, dê aquela conferida no estepe também.

Ah! E lembre-se: o estepe precisa de uma ou duas libras a mais que o recomendado pelo fabricante; como ele não tá sendo usado, pode esvaziar com facilidade.

4. Saiba onde calibrar os pneus

“O único lugar em que posso encher meus pneus é no posto de gasolina, né?” Nada disso! Aqui não tem complicação e você pode conferir a calibragem dos seus pneus também nas lojas de vendas de pneus e oficinas automotivas.

Caso você prefira postos de combustível, tente revezar e realizar a calibragem em diferentes locais. Alguns podem não ter o calibrador sempre ajustado e regulado da maneira correta, sacou?

  5. Fique de olho caso os pneus estejam esvaziando com frequência

Você calibrou seus pneus ontem e hoje já tá vazio de novo? Se liga, pois é provável que exista algum problema com o seu pneu, e isso pode trazer algum imprevisto pela rota. As situações mais comuns são:

• Perfuração por vidro ou prego
• Problemas na válvula
• Problemas na roda do carro

Então, se notou alguma situação estranha, vá até um posto ou local onde possa conferir se os pneus estão com algum problema.

É isso, parceiro. Verificar a calibragem dos pneus com frequência pode evitar grandes problemas e salvar as corridas do dia. Fique sempre atento e use essas dicas pra manter os pneus e os seus ganhos em ordem.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo dos motoristas de app? Então bora seguir a gente. Estamos no Facebook, no  Instagram e no YouTube.

Compartilhar