Imagem de fundo

Como fazer o rodízio de pneus da maneira certa?

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 19 DE OUTUBRO DE 2022
ATUALIZADO EM 6 DE FEVEREIRO DE 2024

Saber como fazer o rodízio de pneus do jeito certo é uma prática que ajuda a gerar economia pra você, motorista de app. Isso porque você otimiza os gastos dos pneus do seu carro e consegue ter uma previsão de quando vai precisar trocá-los novamente.

No entanto, pra realizar esse remanejo, é necessário considerar alguns pontos e é sobre eles que vamos te contar hoje. Vamos lá?

O que é rodízio de pneus e por que ele é recomendado? (novo)

O rodízio de pneus (ou revezamento de pneus) é a troca das posições dos pneus, de forma estratégica, pra igualar o desgaste em cada um deles.

Essa prática não é obrigatória, mas é uma dica de segurança pra motoristas de Uber ou de qualquer outro app, já que o rodízio está ligado à manutenção do pneu. 

Além disso, existem várias outras vantagens dessa técnica, sendo elas:

  • o pneu dura mais;
  • o rendimento do carro é potencializado;
  • deixa a direção mais estável;
  • permite alcançar a quilometragem máxima;
  • mantém o motorista e os passageiros em segurança.

Rodízio de pneus: quando devo fazer?

Os pneus têm data de validade, de acordo com o tempo de uso. A vida útil pode chegar a 5 anos, em média. Mas eles podem ser muito bem aproveitados se utilizados da maneira correta.

É recomendado o rodízio de pneus a cada 10 mil km rodados.

Se você roda como motorista de app, tenha atenção redobrada, porque o tempo que você passa dirigindo é bem maior do que o período de quem utiliza o carro somente como meio de transporte ou pra passeios, por exemplo.

No caso dos motoristas de aplicativo, o recomendado pro revezamento é a cada 5 mil km rodados.

Fazer o rodízio de pneus da maneira certa, além de trazer segurança, te ajuda a economizar no combustível e otimizando os seus lucros mais no dia a dia. Sacou?

Como fazer o rodízio de pneus? 

Você agora deve estar se perguntando: como funciona o rodízio de pneus? Bom, a verdade é que existem algumas formas diferentes de fazer essa técnica, que dependerá do modelo do carro, o local que ocorre o maior desgaste das rodas e o tipo de pneu que você utiliza. 

No entanto, se liga em algumas opções pra realizar o rodízio dos pneus do seu carro!

Rodízio em X

O rodízio em X é indicado pra carros com pneus bidirecionais, que giram pras duas direções, sem maiores problemas. O passo a passo é: 

  • pra tração traseira: pneus dianteiros vão pra posição traseira, trocando de lado. Ou seja, o da direita vai pra esquerda e vice-versa. Os pneus traseiros vão pra frente, mas permanecem no mesmo lado que estavam;
  • pra tração dianteira: pneus traseiros vão pra posição dianteira, trocando de lado. Já os dianteiros vão pra trás, mas ficam no mesmo lado.

Rodízio em paralelo

O rodízio em paralelo é ideal pra pneus unidirecionais, que devem sempre permanecer ao mesmo lado. Assim, o processo é mais simples:

  • pneus traseiros vão pra frente, enquanto os dianteiros vão pra trás. Mas todos permanecem do mesmo lado em que estavam, direito ou esquerdo. 

Rodízio pra carros 4×4

Pra carros com tração 4×4, ou seja, que têm tração proporcional nas quatro rodas, a recomendação é:

  • trocar os pneus de lado e de eixo. Os da frente vão pra trás e os de trás vão pra frente. Além disso: os da esquerda vão pra direita e vice-versa.

Agora que você já sabe como e quando fazer o rodízio de pneus, se liga em qual é a melhor forma de fazer o rodízio pro tipo de pneu que tem no seu veículo.

Qual é a melhor forma de fazer o rodízio de pneus?

Saber qual é a melhor forma de fazer o rodízio de pneus é uma dúvida muito comum entre os motoristas de aplicativo.

No entanto, já adiantamos que pra essa técnica, depende do modelo do seu carro. Você precisa analisar o veículo e entender qual é o tipo de tração, observando, por exemplo, os pneus mais desgastados.

Mas vale lembrar que o rodízio deve acontecer mesmo sem o desgaste aparente das peças, tá bem? Isso porque nem sempre você vai conseguir ver os efeitos do tempo tão rápido.

Dica extra: fique de olho no estepe!

Como o estepe deve ser utilizado somente em situações de emergência, o recomendado é manter os cuidados com ele, sempre conferindo a calibragem e a data de validade.

Esse pneu de reforço geralmente não estará em condições de fazer parte do rodízio, pois está constantemente em locais fechados, como no porta-malas, ou próximo a altas temperaturas, como perto do escapamento.

“Tá, mas não tenho outra opção, preciso usar o estepe. O que faço?”. Bom, nesse caso, alguns fabricantes recomendam usá-lo sempre no eixo dianteiro, de preferência do lado direito e somente em caso de emergência, rodando apenas por 80 km, no máximo.

Agora que você já tá por dentro de como fazer o rodízio de pneus da maneira certa, partiu realizar mais corridas? Se você quer saber mais algumas dicas pra motoristas de app, continue acompanhando o nosso blog e nos siga no Facebook, Instagram e no YouTube.

Compartilhar