Imagem de fundo

Como fazer rodízio de pneus da maneira certa?

Por Zarp Localiza
19 DE OUTUBRO DE 2022

Já parou pra pensar na economia que você, motorista de app, pode ter ao fazer o revezamento dos pneus do jeito certo? Sem mencionar a segurança que você e seus passageiros vão ter, colocando cada pneu no seu devido lugar.

A dúvida de muita gente é: devo ou não me preocupar com isso? A resposta é sim!
Então, parceiro, bora evitar perrengue no meio da rota e saber tudo sobre como fazer rodízio de pneus da maneira certa? Chega mais, que a gente te explica!

Por que devo fazer?

O objetivo de fazer rodízio de pneus é pra que todas as rodas tenham o mesmo nível de desgaste, usando o máximo da entrega de cada um.

A revisão do seu veículo, por exemplo, também precisa ser constante. Esteja sempre atento ao alinhamento e ao balanceamento do seu carro, pra você rodar melhor no dia a dia como motorista de app, saca?

Outro ponto de atenção é com relação a calibragem. Caso você rode muito, a calibragem dos pneus precisa ser feita pelo menos de 15 em 15 dias.

Não se esqueça de que, além da sua segurança, você precisa se preocupar com a segurança dos seus passageiros.

Quando devo fazer?

Os pneus têm data de validade, de acordo com o tempo de uso. A vida útil pode chegar a 5 anos, em média. Mas eles podem ser muito bem aproveitados se utilizados da maneira correta.

O recomendado o rodízio de pneus a cada 10 mil km rodados.

Se você trabalha como motorista de app, tenha atenção redobrada, porque o tempo que você passa dirigindo é bem maior do que o período de quem utiliza o carro somente como meio de transporte ou pra passeios, por exemplo.

Neste caso, o recomendado para o revezamento é a cada 5 mil km rodados.

Fazer o rodízio de pneus da maneira certa, além de trazer segurança, te ajuda a economizar no combustível, lucrando mais no dia a dia. Sacou?

Como devo fazer?

• Pneus mais usados na parte da frente. Pensava que era o contrário, né? Muita gente pensa, já que o eixo dianteiro sofre com peso elevado (por causa do motor) e calor, e por ter uma tração maior, se comparado com a parte traseira do carro.

• Pneus mais novos atrás, porque, assim, o veículo fica mais estável, dando ao motorista um controle maior e mais segurança. Por causa dessa estabilidade, que é essencial em caso de imprevistos, os pneus traseiros precisam estar em boas condições.

Rodízio de pneus feito da maneira certa é certeza de economia, mais segurança em caso de chuva e trânsito mais seguro em situações inesperadas. O cuidado é essencial, parceiro!

Dica extra: fique de olho no estepe

Como o estepe deve ser utilizado somente em situações de emergência, o recomendado é manter os cuidados com ele, sempre conferindo a calibragem e a data de validade.

Esse pneu de reforço geralmente não vai estar em condições de fazer parte do rodízio, pois está constantemente em locais fechados, como no porta-malas, ou próximo a altas temperaturas, como perto do escapamento.

“Tá, mas não tenho outra opção, preciso usar o estepe. O que faço?”. Nesse caso, alguns fabricantes recomendam usar sempre no eixo dianteiro, de preferência do lado direito, somente em caso de emergência, rodando apenas por 80 km, no máximo.

Agora que você já tá por dentro de como fazer o rodízio de pneus da maneira certa, partiu pra pista?

Fique de olho também nas nossas redes sociais pra se manter sempre bem-informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Recentes

Imagem de fundo
Óleo do motor: como conferir o nível e quando trocar?
30 de novembro de 2022
Imagem de fundo
Quer trabalhar com entregas? Veja dicas pra você se dar bem!
24 de novembro de 2022
Imagem de fundo
Barulhos no motor do carro? Saiba como evitá-los
3 de novembro de 2022