Imagem de fundo

Tudo sobre Uber Pet: Veja!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 8 DE FEVEREIRO DE 2023
ATUALIZADO EM 26 DE JUNHO DE 2024

O Uber Pet foi um serviço criado pela Uber pra transportar os animais de estimação. A modalidade foi extinta em 2016, mas agora retorna com novidades, especialmente em algumas cidades onde estará disponível pela modalidade Uber Reserve.

Porém, o passageiro precisa seguir algumas regras pra levar o pet nos carros e os motoristas parceiros devem atender alguns requisitos pras corridas. Além disso, pode ser cobrada uma taxa adicional pros trajetos com os animais.

Sendo assim, criamos este guia pra explicar tudo sobre o transporte de animais na Uber. Bora lá?

O que é o Uber Pet?

A Uber criou o serviço, inicialmente, nas regiões metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve. Mais tarde, o serviço chegou aos Estados Unidos e, no Brasil, cabe ao motorista decidir se transportará o animal.

Então, a indicação pros passageiros é entrar em contato com o motorista pelo aplicativo e informar sobre a presença do animal. Porém, no caso de cão-guia, conforme a Lei 11.126, a pessoa tem permissão de viajar pra qualquer localidade.

Como funciona o Uber Pet?

O serviço funciona como uma corrida tradicional da plataforma, contudo, é necessário avisar o motorista sobre o animal. Assim, o parceiro pode equipar o seu carro com mantas ou cobertores.

É importante manter os padrões de higiene e limpeza nos carros, portanto, siga as regras pra evitar a sujeira durante o trajeto da viagem.

O animal viajará sob a responsabilidade do dono, em caixas de transporte, gaiolas pro caso de aves e coleiras pros cães. Dessa forma, será mantida a segurança da viagem pro motorista e pro passageiro.

O que muda com o Uber Reserve?

Em determinadas localidades, o Uber Pet estará acessível através do serviço Uber Reserve, exigindo que as reservas sejam feitas com pelo menos 30 minutos de antecedência. Após um motorista parceiro aceitar a viagem, você será prontamente informado pela plataforma. O motorista chegará alguns minutos antes no ponto de partida e esperará por até 5 minutos após o horário agendado.

Como funciona para pedir uma viagem com o Uber Pet?

  • Abra o aplicativo e insira seu local de partida e destino;
  • Selecione a opção Uber Pet;
  • Nas cidades onde o serviço está disponível sob demanda, e caso opte por essa modalidade, confirme a viagem;
  • Nas cidades em que a opção será via Uber Reserve, escolha o dia e horário de partida da viagem;
  • Confirme sua reserva;
  • Você poderá consultar suas reservas dentro da aba “Atividade” no app.

Você também poderá encontrar a opção Uber Pet clicando diretamente no ícone “Reserve” no seu aplicativo. Saiba mais sobre uber reserve.

O que a lei diz sobre o transporte de animais no carro?

Que eles são uma fofura, isso ninguém pode negar. Mas, se você não quiser pagar multas e perder pontos na carteira, é importante ficar de olho no que a legislação diz sobre o transporte de animais de estimação.

Segundo o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado uma infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”.

Ou seja, o motorista não pode, de jeito nenhum, carregar o pet no colo ou deixá-lo entre as pernas enquanto dirige. Caso não tenha um acompanhante dentro do carro, ele deverá deixar o pet no banco traseiro ou na caixa de transporte.

Já de acordo com o Artigo 235, também é proibido deixar cachorro com a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora do veículo enquanto o carro estiver em movimento. Essa atitude é considerada uma infração grave, com penalidade de multa, perda de pontos na carteira e retenção do veículo.

E não para por aí: o Artigo 169 deixa claro que o transporte de animais nunca deve atrapalhar ou tirar a atenção do motorista. A infração é leve, com penalidade de multa ou a perda de alguns pontos na carteira. Mas é importante lembrar que o ideal é que o pet esteja sempre preso, até mesmo para a segurança dele.

Por fim, temos a Lei Federal Nº 11.126/2005, que garante aos deficientes visuais o direito de entrar com cão-guia em qualquer espaço público e privado de uso coletivo, o que inclui o transporte por carros de aplicativo.

Quais são os principais cuidados para transportar pet?

Conversando com os nossos embaixadores, encontramos as duas respostas para a pergunta “leva ou não leva pet?”.

Ataul conta que já levou várias pessoas com seus bichinhos de estimação. Ele acha importante que as pessoas saibam que um bom passeio é uma ótima atividade para o dono e seu companheiro. Por outro lado, Regiane conta que não gosta muito de fazer corridas com pet e que não aceita as viagens se o animal não estiver no acessório adequado, com exceção dos cães guias.

Agora, saca só as dicas que eles deram e que vão te ajudar a se dar bem em situações como essas.

Sempre use caixa de transporte ou prendedor de cinto

Mesmo que o carinho dos donos seja muito grande, o bichinho de estimação deve andar sempre na sua caixa de transporte ou usar um prendedor de cinto. Isso é importante até para a segurança do animal, já que ele pode se machucar em casos de freadas bruscas. Como mencionado, o transporte de animais nunca deve atrapalhar ou tirar a atenção do motorista. Por isso, o melhor é deixar o pet preso e em posição segura.

Ataul conta que já aconteceu de um pet ser levado no colo da passageira. O cachorrinho começou a latir como se tentasse avançar no motorista, mas, como era de pequeno porte, a dona conseguiu segurar. Um susto e tanto, não é mesmo? Por isso a importância da caixinha, pois o animal fica calmo e não tem risco de ficar na janela latindo.

Previna-se contra os pelos deixados

Roberto acredita que os motoristas em geral não gostariam de recusar as viagens com pets, mas que a questão dos pelos influencia muito. Todos os donos falam que o bichinho não solta pelos, porém, ao verificar o carro no fim das corridas, o mais comum é encontrar pelos voando por todo lado.

Para esse tipo de contratempo, Regiane aconselha que é sempre bom ter, no porta-luvas, uma escova de roupas pequena e um aspirador portátil. Outra ótima dica é ter um lençol guardado no seu porta-malas. Assim, o dono pode cobrir o banco durante a viagem.

Deixe o carro em uma temperatura agradável

A temperatura do ambiente também pode ser motivo para o animalzinho estranhar o passeio. Vale dar uma refrescadinha no carro antes de o amigão entrar. Muitos animais ficam agitados com o passeio e têm um aumento na temperatura corporal. Tá aí um desconforto que nem a gente gosta, né?

Quais os requisitos pro Uber Pet?

Conforme o seu Código da Comunidade, a Uber explica que os motoristas parceiros não podem recusar corridas com os animais de serviço, sujeitos às penalidades previstas em lei.

Mas os requisitos pras viagens são as informações prévias aos motoristas sobre a presença dos animais nas corridas e o uso de acessórios pra facilitar o transporte dos bichos.

Além disso, os carros devem obedecer às regras da Uber pra rodarem nas cidades e terem um padrão de qualidade pra atender os passageiros. Desse modo, caso o pet faça alguma sujeira no veículo, o cliente pagará a limpeza.

Leia também: Saiba como conseguir as melhores corridas como motorista de app

Existe um modelo ou tipo de carro específico?

Os carros usados nas categorias UberX, Uber Black e Uber Comfort precisam atender às exigências da Uber para circular em segurança com os passageiros. Contudo, pro transporte de animais, o motorista parceiro deve, no mínimo, oferecer os mesmos padrões de qualidade.

Caso você resolva aceitar corridas com animais, lembre-se de forrar o banco para evitar pelos. Também é interessante manter a climatização do carro agradável para deixar a viagem mais tranquila tanto pro tutor quanto pro pet.

Outra dica é garantir que os padrões de segurança sejam seguidos, com o uso da caixa de transporte adequada ou o adaptador de cinto de segurança.

Como visto, o Uber Pet é uma boa opção pra quem não se importa de levar animais nas corridas. Quer ficar por dentro de outras novidades da plataforma? Leia também sobre o Uber para Mulheres, uma iniciativa para oferecer mais segurança para as mulheres.

Compartilhar