O Uber Pet foi um serviço criado pela Uber pra transportar os animais de estimação. A modalidade foi extinta em 2016, mas os motoristas de aplicativo podem decidir se aceitarão os animais nos veículos.
Porém, o passageiro precisa seguir algumas regras pra levar o pet nos carros e os motoristas parceiros devem atender alguns requisitos pras corridas. Além disso, pode ser cobrada uma taxa adicional pros trajetos com os animais.
Sendo assim, criamos este guia pra explicar tudo sobre o transporte de animais na Uber. Bora lá?
A Uber criou o serviço, inicialmente, nas regiões metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve. Mais tarde, o serviço chegou aos Estados Unidos e, no Brasil, cabe ao motorista decidir se transportará o animal.
Então, a indicação pros passageiros é entrar em contato com o motorista pelo aplicativo e informar sobre a presença do animal. Porém, no caso de cão-guia, conforme a Lei 11.126, a pessoa tem permissão de viajar pra qualquer localidade.
O serviço funciona como uma corrida tradicional da plataforma, contudo, é necessário avisar o motorista sobre o animal. Assim, o parceiro pode equipar o seu carro com mantas ou cobertores.
É importante manter os padrões de higiene e limpeza nos carros, portanto, siga as regras pra evitar a sujeira durante o trajeto da viagem.
O animal viajará sob a responsabilidade do dono, em caixas de transporte, gaiolas pro caso de aves e coleiras pros cães. Dessa forma, será mantida a segurança da viagem pro motorista e pro passageiro.
Conforme o seu Código da Comunidade, a Uber explica que os motoristas parceiros não podem recusar corridas com os animais de serviço, sujeitos às penalidades previstas em lei.
Mas os requisitos pras viagens são as informações prévias aos motoristas sobre a presença dos animais nas corridas e o uso de acessórios pra facilitar o transporte dos bichos.
Além disso, os carros devem obedecer às regras da Uber pra rodarem nas cidades e terem um padrão de qualidade pra atender os passageiros. Desse modo, caso o pet faça alguma sujeira no veículo, o cliente pagará a limpeza.
Leia também: Saiba como conseguir as melhores corridas como motorista de app
Os carros usados nas categorias UberX, Uber Black e Uber Comfort precisam atender às exigências da Uber pra circular em segurança com os passageiros. Contudo, pro transporte de animais, o motorista parceiro deve, no mínimo, oferecer os mesmos padrões de qualidade.
Caso você resolva aceitar corridas com animais, lembre-se de forrar o banco pra evitar pelos. Também é interessante manter a climatização do carro agradável pra deixar a viagem mais tranquila tanto pro tutor quanto pro pet.
Outra dica é garantir que os padrões de segurança sejam seguidos, com o uso da caixa de transporte adequada ou o adaptador de cinto de segurança.
Como visto, o Uber Pet é uma boa opção pra quem não se importa de levar animais nas corridas. Quer ficar por dentro de outras novidades da plataforma? Leia também sobre o Uber Feminino, uma iniciativa pra oferecer mais segurança pras mulheres.