Imagem de fundo

Uber para Mulheres: conheça o programa da Uber “Elas na Direção”

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 26 DE DEZEMBRO DE 2022
ATUALIZADO EM 29 DE FEVEREIRO DE 2024

O transporte por aplicativo já faz parte da vida de muitas pessoas. Mas já reparou que os homens ainda são a maioria no comando dos carros? Por isso, pensando em aumentar a diversidade do serviço, foi criada uma iniciativa da Uber pra mulheres, o programa “Elas na Direção”.

Continue lendo pra conferir este guia que fizemos pra explicar tudo sobre esse novo recurso, além dos objetivos e das vantagens de se tornar uma motorista de aplicativo. Bora lá?

O que é “Elas na Direção”?

O programa da Uber “Elas na Direção” surgiu pra incentivar as mulheres a se tornarem motoristas. Pra isso, a plataforma lançou um conjunto de ações, tornando-se uma aliada das novas parceiras.

A novidade, criada em 2020, abre caminhos pra gerar soluções pra alguns pontos sensíveis pras motoristas, como:

  • segurança;
  • respeito;
  • educação;
  • suporte e apoio psicológico contra os assédios.

Ou seja, a empresa oferece a estrutura necessária para que as mulheres conquistem uma nova fonte de renda e mais autonomia na rotina profissional.

Leia também: Descubra quanto ganha um motorista da Uber.

Como funciona o recurso?

As motoristas parceiras podem utilizar o recurso U-Elas no aplicativo, que permite escolher entre passageiros homens ou mulheres. Além disso, a ferramenta também é voltada às pessoas não binárias.

O “Elas na Direção” trabalha com a cor lilás no mapa de rotas do aplicativo. O símbolo representa a luta das mulheres pela igualdade e conquista dos direitos civis e, com isso, a Uber pretende dar visibilidade aos temas que apoia. 

O Brasil foi o primeiro país a adotar esse modelo e testou a novidade nas cidades de Campinas, Curitiba e Fortaleza. Com o sucesso do programa por aqui, ele foi levado também pra outros lugares, como Costa Rica, México, Peru, Argentina e Paraguai.

Leia também: Uber X ou Uber Black? Conheça os requisitos e as vantagens!

Quais são as funcionalidades do “Elas na Direção”? 

As motoristas parceiras podem contar com o suporte da empresa pra rodar com mais tranquilidade. Dessa forma, o “Elas na Direção” proporciona uma experiência única durante as viagens, e o padrão de segurança da Uber oferece algumas funcionalidades, como:

  • U-Áudio: gravação de áudio das corridas;
  • U-Filtro: identificação de mensagens ofensivas ou inapropriadas no chat de conversas do app;
  • U-Sigilo: mantém a privacidade dos telefones do passageiro e da motorista;
  • U-Ajuda: checagem de rotas;
  • U-Acompanha: permite compartilhar o trajeto das suas viagens.

Como avaliar o perfil dos passageiros?

Da mesma forma que os passageiros podem avaliar os motoristas da Uber, a plataforma também permite que os motoristas parceiros deem nota aos clientes após as corridas.

A novidade é que agora o aplicativo mostra com detalhes as avaliações. Além disso, os motoristas e os usuários podem avaliar o perfil conforme as últimas 500 viagens.

Pra conhecer o perfil dos clientes, você pode seguir o passo a passo abaixo:

  1. toque na foto do perfil e selecione “Configurações”;
  2. acesse “Privacidade” e, em seguida, “Centro de privacidade”;
  3. depois, clique em “Avaliações” pra descobrir o perfil do passageiro.

Quais corridas são perigosas?

Rodar pelas cidades pede cuidado, principalmente pras motoristas mulheres. Por isso, uma boa dica é sempre conferir a localização das chamadas e avaliar a segurança da região.

Pra facilitar, a plataforma faz um mapeamento das zonas de risco nas cidades e orienta os motoristas parceiros com alertas sobre uma área perigosa. A modalidade também é aplicada no Uber feminino.

Além disso, quando o app informa sobre a segurança do destino da sua corrida, é possível comunicar ao passageiro a respeito da impossibilidade de um carro chegar até o local. Essa função funciona em todas as cidades em que a Uber atende.

Saiba mais: Como se programar e escolher os melhores dias pra rodar como Uber

O que é uma área de risco?

As áreas de risco são as regiões que oferecem perigo à vida das pessoas, como localidades controladas por milícias ou com um grande índice de violência, por exemplo.

Por isso, a Uber sempre prioriza a segurança dos passageiros e dos motoristas parceiros, inclusive, pras mulheres no sistema Uber feminino.

Quais são as vantagens de dirigir como motorista de app?

Existem muitas vantagens de ser uma motorista parceira da Uber. Pra começar, essa é uma ótima forma de conseguir uma fonte de renda, pois a demanda pelo transporte de aplicativo é grande.

Além disso, por ser um serviço autônomo, uma motorista da Uber tem flexibilidade pra trabalhar quando quiser e escolher os melhores horários pra fazer as corridas. Com isso, existem ainda alguns benefícios agregados, como:

  • criação de um planejamento pra rodar;
  • autonomia;
  • liberdade pra cuidar de assuntos pessoais;
  • possibilidade de conhecer novas pessoas e novos lugares.

Sendo assim, conquiste a sua autonomia financeira, seja uma motorista parceira na Uber pra mulher e comece uma nova fase na sua vida profissional. 

Não tem um carro próprio pra ser motorista de app? Saiba como alugar um veículo com Zarp Localiza!

Compartilhar