O transporte por aplicativo já faz parte da vida de muitas pessoas. Mas já reparou que os homens ainda são a maioria no comando dos carros? Por isso, pensando em aumentar a diversidade do serviço, foi criada a iniciativa Uber Mulher.
Continue lendo pra entender mais sobre esse novo recurso, além dos objetivos e das vantagens de se tornar uma motorista de aplicativo. Bora lá?
O Uber Mulher surgiu pra incentivar mulheres a se tornarem motoristas. Pra isso, a plataforma lançou um conjunto de ações, tornando-se uma aliada das novas parceiras.
A novidade abre caminhos para gerar soluções em relação a alguns pontos sensíveis para as motoristas, como:
Ou seja, a empresa oferece a estrutura necessária para as mulheres conquistarem uma nova fonte de renda e mais autonomia na rotina profissional.
As motoristas parceiras podem utilizar o recurso U-Elas no aplicativo, que permite escolher entre passageiros homens ou mulheres. Além disso, a ferramenta também é voltada às pessoas não binárias.
O Uber Mulher e o programa “Elas na Direção” trabalham com a cor lilás no mapa de rotas do aplicativo. O símbolo representa a luta das mulheres pela igualdade e conquista dos direitos civis e, com isso, a Uber pretende dar visibilidade aos temas que apoia.
O Brasil foi o primeiro país a adotar esse modelo e testou a novidade nas cidades de Campinas, Curitiba e Fortaleza. Com o sucesso do programa por aqui, ele foi levado também pra outros lugares, como Costa Rica, México, Peru, Argentina e Paraguai.
As motoristas parceiras podem contar com o suporte da Uber pra rodar com mais tranquilidade. Dessa forma, o “Elas na Direção” proporciona uma experiência única durante as viagens e o padrão de segurança da Uber oferece algumas funcionalidades, como:
Da mesma forma que os passageiros podem avaliar os motoristas da Uber, a plataforma também permite que os motoristas parceiros deem nota aos clientes após as corridas.
A novidade é que agora o aplicativo mostra as avaliações com detalhes. Além disso, motoristas e passageiros podem avaliar o perfil conforme as últimas 500 viagens.
Pra conhecer o perfil dos clientes, você pode seguir o passo a passo abaixo:
Rodar pelas cidades pede cuidado, principalmente pras motoristas mulheres. Por isso, uma boa dica é sempre conferir a localização das chamadas e avaliar a segurança da região.
Pra facilitar, a plataforma faz um mapeamento das zonas de risco nas cidades e orienta os motoristas parceiros com alerta sobre áreas perigosas. A modalidade também é aplicada no Uber feminino.
Além disso, quando o app informa sobre a segurança do destino da sua corrida, é possível comunicar ao passageiro a respeito da impossibilidade de um carro chegar até o local. Essa função está disponível em todas as cidades atendidas pela Uber.
Áreas de risco são regiões que oferecem perigo à vida das pessoas, como localidades controladas por milícias ou com um grande índice de violência.
Por isso, a Uber sempre prioriza a segurança dos passageiros e dos motoristas parceiros, inclusive para as mulheres no sistema Uber feminino.
Existem muitas vantagens de ser uma motorista parceira da Uber. Pra começar, essa é uma ótima forma de conseguir uma fonte de renda, pois a demanda pelo transporte de aplicativo é grande.
Além disso, por ser um serviço autônomo, uma motorista da Uber tem flexibilidade para trabalhar quando quiser e escolher os melhores horários para fazer as corridas. Há ainda alguns benefícios agregados, como:
Como passageira, você não tem como garantir que sua corrida será com uma motorista mulher. Por isso, se essa é a sua preferência, a alternativa é solicitar a viagem até encontrar o que deseja.
Um dos motivos pra isso pode ser a baixa aderência de mulheres cadastradas como motoristas. A Uber ainda não revelou se há planos de adicionar essa funcionalidade no futuro, ampliando o controle das passageiras.
O processo pra conseguir uma motorista pode ser demorado, por isso, programas da Uber para incentivar mulheres a rodarem no app são tão importantes, tanto para plataforma quanto para as passageiras que desejam rodar com outras mulheres.
Em 2023, Zarp Localiza abriu a primeira agência com time 100% feminino, em São Paulo. E ainda há condições especiais para motoristas mulheres que fecharem contrato para alugar carro pra rodar como Uber.
Assim, é garantido um ambiente mais acolhedor e confortável, facilitando a entrada das motoristas neste mercado. É um passo importante pra igualdade de gênero e pra potencializar a segurança das mulheres, tanto das motoristas quanto das passageiras.
A agência está localizada no bairro da Água Branca, na capital paulista. Mas vale lembrar que você pode fazer o cadastro pelo site e ir até a agência mais próxima pra retirar o veículo.
Então, se você é mulher, quer ganhar uma renda extra, mas ainda não tem um carro próprio pra ser motorista de app, veja como alugar um veículo com Zarp Localiza!