Os aplicativos de transporte se tornaram uma opção viável pra quem deseja uma renda extra. Entretanto, existem alguns casos de suspensão das atividades, quando a Uber bloqueia o motorista.
A plataforma estabelece regras no contrato com o motorista parceiro, por isso, é necessário ler as cláusulas com atenção. Em casos de injustiça, é possível recorrer pra reparar um mal-entendido.
Sendo assim, criamos este guia pra explicar sobre a suspensão dos motoristas da Uber e em quais casos as contas podem ser bloqueadas permanentemente. Entenda, também, se é possível reverter esse problema. Bora lá?
O Código de Conduta da Comunidade da Uber tem regras pros motoristas de aplicativo e passageiros. O documento explica como devem ser mantidos a boa conduta e o respeito entre os clientes e os parceiros.
Contudo, pra evitar problemas durante as rotas, a Uber estabeleceu alguns fatores que podem levar ao bloqueio ou banimento dos motoristas parceiros:
Além disso, a Uber ressalta pra que os motoristas respeitem as leis de trânsito e, em caso de infrações ou acidentes, o parceiro poderá ter a sua conta suspensa. Por isso, é necessário ter atenção em alguns itens como:
O motorista também não pode conduzir objetos ou usar de recursos que comprometam a segurança das corridas como:
O motorista da Uber poderá ter a sua conta suspensa se infringir outras regras como:
Em casos de queixas ou relatos de má conduta, o motorista terá a sua conta Uber bloqueada e não poderá aceitar as novas corridas. Por outro lado, o parceiro deverá entrar em contato com a plataforma pra se justificar e tentar reverter a situação.
Uma das principais causas de banimentos dos motoristas da Uber é o excesso de cancelamento das viagens. Alguns parceiros estão recusando as corridas devido às taxas que a plataforma desconta sobre o pagamento dos trajetos.
Por outro lado, a Uber explica que esse comportamento afeta a comunidade da plataforma, restringe os serviços aos passageiros e a outros parceiros, e viola as regras do Código de Conduta do aplicativo.
Leia também: Não tem carro próprio pra Uber? Alugue com a Zarp Localiza!
Se a sua conta Uber foi bloqueada, você poderá reativar o seu cadastro entre três a seis meses após o bloqueio. Porém, segundo a plataforma, apenas pros casos em que for possível reverter a situação.
Pra contornar o problema, o motorista deve acessar o suporte da empresa. Se o bloqueio foi injusto, o cadastro será reativado em até 72 horas, mas, em casos graves, a suspensão será definitiva.
Agora que você conheceu os principais motivos pro bloqueio dos motoristas da Uber, que tal conferir mais dicas pra facilitar o seu dia a dia? Continue por aqui e veja como conseguir as melhores corridas!