Empresas que oferecem serviços de viagem por aplicativo, como a Uber, são chamadas juridicamente de Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciado (OTTC). Com a chegada delas no Brasil, foram criadas regras pro cadastro prévio nos aplicativos.
Esse cadastro é extremamente necessário e pode prejudicar o motorista se não for realizado.
Pra saber mais sobre a OTTC e como identificá-lo, vem com a gente pra ficar por dentro!
A OTTC é uma empresa que faz a conexão entre o passageiro e o motorista de aplicativo. Essas organizações são credenciadas pelos órgãos reguladores responsáveis pelo transporte em cada região, e algumas de suas responsabilidades são:
Portanto, pra rodar com uma OTTC como a Uber, o motorista precisa de um cadastro.
E se você ficou interessado em rodar com o aplicativo, mas ainda têm algumas dúvidas, não deixe de conferir quanto ganha um Uber e planeje as suas finanças!
Pra identificar o seu cadastro em uma OTTC basta:
Se o seu cadastro estiver ok, é só pegar o seu carro e começar a rodar! Agora se você ainda não tem um veículo, então precisa conferir a opção de aluguel de carros pra aplicativos.
Se o motorista não tiver cadastro na OTTC, ele não poderá rodar pela Uber, 99 ou qualquer outro aplicativo. Caso a fiscalização pegue um motorista rodando sem essas informações, ele sofrerá penalizações, como multas e até a apreensão do veículo.
Além do cadastro OTTC, a cidade de São Paulo passou a exigir também o Cadastro Municipal de Condutores de Aplicativo, o Conduapp. Veja!
Agora que você sabe um pouco mais sobre o cadastro OTTC, precisa entender sobre o que é o Conduapp. Esse cadastro é obrigatório com os motoristas parceiros de aplicativos, e pode ser realizado no site da prefeitura de SP. Pra fazer o cadastro é só possuir um comprovante de residência e realizar um curso de formação gratuito Conduapp de 16 horas.
O motorista poderá consultar o seu cadastro no Conduapp através do site da prefeitura, com o seu número de CPF. Após inserir o CPF no site, a busca irá indicar se o cadastro está ativo ou não.
Se você finalizou o curso e seu cadastro ainda não constou na plataforma, não precisa se preocupar! A prefeitura tem um prazo máximo de 14 dias pra entregar a licença.
Com o seu cadastro OTTC e Conduapp em mãos, basta ter o EAR na CNH e o MEI de motorista de aplicativo pra rodar tranquilo e sem arriscar ser parado pela fiscalização.E se você quer saber mais sobre os documentos necessários pra rodar com o app e também sobre tudo o que precisa pra ser um motorista de aplicativo, vem de Zarp!