Imagem de fundo

Tudo que você precisa saber sobre o ConduApp

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 9 DE NOVEMBRO DE 2023
ATUALIZADO EM 27 DE NOVEMBRO DE 2023

Em 2018, São Paulo determinou a Resolução 16 do Decreto 56.981/2016, que passou a exigir que todo motorista de aplicativo tenha uma autorização pra rodar: o Cadastro Municipal pra Motoristas de Aplicativo (ConduApp). 

Essa medida é obrigatória e se não cumprida, é passível de multas ou até a retenção do veículo. No entanto, não se preocupe! Neste artigo, vamos sanar todas as suas dúvidas sobre esse cadastro, assim como a documentação necessária pra atualização, prazos, e muito mais. Veja!

O que é o ConduApp?

O ConduApp é um certificado que todo motorista de app deve ter pra rodar na cidade de São Paulo. Pra ter esse registro, você deve ter uma CNH com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), comprovar que não tem antecedentes criminais e fazer um curso preparatório.

Por que fazer o ConduApp? 

Tirar ConduApp é obrigatório pra rodar com corridas de aplicativo na cidade de São Paulo. Caso o motorista não tenha o cadastro, poderá ser penalizado com uma multa de R$ 5.100 e ter o veículo retido. Além disso, não poderá rodar, já que não atenderá os requisitos pra ser Uber

Como se cadastrar pro ConduApp? 

Agora que você já sabe o que é ConduApp, descubra como fazer o seu cadastro pra se regularizar e começar a rodar. O primeiro passo é estar registrado como motorista parceiro em algum aplicativo de corridas. No próprio app, é possível realizar um curso ConduApp pra Uber online e gratuito. 

Documentação necessária 

A documentação necessária pra obter o ConduApp pra Uber é:

  • CNH com autorização pra exercer atividade remunerada (EAR) válida; 
  • comprovante de residência, conforme a Lei Federal n.º 7.115, de 29 de agosto de 1983; 
  • número do Renavam do seu veículo; 
  • certidão negativa de antecedentes criminais; 
  • inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Como obter o ConduApp?

Pra conseguir o registro é necessário, além de apresentar a documentação descrita acima, realizar um curso ConduApp. Mas fica tranquilo que as aulas são totalmente online e gratuitas. Tudo é feito através do próprio aplicativo de transporte e, ao fim do processo, o motorista recebe um certificado de aprovação em até 10 dias úteis. 

Mas afinal, como fazer o ConduApp pela Uber? Não se preocupe, pois não tem mistério! Basta acessar o e-mail que você utilizou pra fazer o seu cadastro na plataforma e abrir a mensagem que o app te enviou contendo o seu número e token de acesso. 

O que ensina no curso ConduApp? 

Agora que você já sabe como fazer o ConduApp, descubra quais são os assuntos abordados. Não precisa se preocupar, pois o objetivo do curso é só reforçar conhecimento que você já tem, como: 

  • normas de trânsito; 
  • primeiros socorros; 
  • relações humanas; 
  • direção defensiva; 
  • mecânica básica; 
  • geolocalização. 

Vale lembrar que o processo é 100% online, então você pode fazer tudo do conforto da sua casa, sem precisar se locomover!

Quanto custa pra fazer o curso Conduapp? 

O curso Conduapp é totalmente gratuito! Após aprovado, você receberá os documentos da prefeitura local em até 14 dias. Com os documentos em mãos, poderá rodar na cidade de São Paulo tranquilo. 

Qual é a duração do curso?

Quer saber quanto tempo demora o ConduApp? Então se liga! No total, o curso possui uma carga horária de 16 horas. Na Uber, ele é enviado pra você até 15 dias depois do seu cadastro e deve ser realizado até 30 dias após o recebimento. Já na 99, é necessário aguardar até 48 horas pra iniciar as matérias. 

Como baixar o certificado do ConduApp pra Uber?

Você não precisa baixar nenhum documento pra provar que tem o registro. O ConduApp está disponível de forma online e pode ser consultado no site da prefeitura a qualquer momento. Basta ter o seu número de CPF em mãos. 

Qual é a validade do ConduApp?

A validade do ConduApp é de 5 anos. Após esse período, o motorista parceiro deverá revalidar a licença. Pra motoristas com mais de 65 anos, o tempo é de 3 anos. 

E pra saber se o seu ConduApp está ativo, você poderá consultar o status no site da prefeitura, utilizando apenas o seu número de CPF. 

Zarp Localiza: uma escolha inteligente!

Agora que você já sabe como consultar o ConduApp e outras dicas pra motorista iniciante, que tal começar a rodar com o app e fazer uma grana extra? Com Zarp Localiza, você tem acesso aos melhores carros pra Uber de maneira fácil e rápida, além de todos os custos com IPVA, proteção, manutenção, inclusos na mensalidade. 

Quer saber mais sobre essa opção? Acesse o nosso site e confira os nossos planos pra escolher o melhor companheiro de jornada! 

Compartilhar