Imagem de fundo

Maio Amarelo: guia pra evitar distrações e ter segurança no trânsito

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 30 DE JANEIRO DE 2024
ATUALIZADO EM 30 DE JANEIRO DE 2024

Distração no trânsito, notificações no celular, falta de cinto de segurança… Vários motivos provocam acidentes na estrada e merecem a atenção dos motoristas. E é pensando exatamente nisso, que o Maio Amarelo trata.

Esse mês de conscientização é importante, principalmente no Brasil. Segundo a OMS, o país lidera o terceiro lugar com mais mortes no trânsito, e o IPEA afirma que a maioria dos óbitos são de pessoas com menos de 50 anos. Quando falamos de motoristas de app, o assunto é ainda mais urgente!

Considerando isso, Zarp Localiza preparou um guia com dicas importantes de segurança, seja pra quem roda como Uber de madrugada ou pra quem prefere dirigir durante o dia. Bora lá?

O que é o movimento “Maio Amarelo” e qual é o seu propósito?

O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização sobre segurança no trânsito criada em 2014. 

O objetivo é trazer discussões e debates sobre o assunto durante as semanas de maio, além de estimular a ação da sociedade. Afinal, o governo, as instituições e os cidadãos são essenciais pra provocar mudanças no trânsito. 

Dicas práticas pra motoristas: contribua pro Maio Amarelo!

Na pressa pra aumentar a taxa de aceitação ou encerrar uma corrida, alguns motoristas podem cometer alguns deslizes, que colocam em risco a sua segurança e a do passageiro.

Sem contar que, além de danos físicos, você pode ter multas, problemas na carteira e com a legislação. 

Por isso, fique ligado e confira as principais dicas práticas pra manter a segurança no trânsito, de acordo com o Maio Amarelo!

1. Tenha atenção ao uso do celular

Mexer no celular no trânsito é uma baita de uma distração pro motorista e a mais comum hoje em dia. Um estudo feito nos Estados Unidos indica que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. 

Então, precisou mandar aquela mensagem ou fazer uma ligação? Pare em um local seguro, está bem? Outra dica boa é desabilitar as notificações dos aplicativos, principalmente das redes sociais, que são mestres em desviar a atenção.

O uso do celular na direção é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Se você for flagrado, a multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH.

Então, parceiro, além de ser um risco, usar o celular também pode prejudicar a sua meta: você gasta mais com multas e pode até ter sua carteira suspensa pela pontuação.

2. Use o GPS de forma correta

A gente sabe que o GPS é fundamental na vida do motorista de app, não é? Principalmente quando não conhece bem o caminho pelo qual está indo.

Só que configurar o GPS durante a condução pode tirar a atenção do motorista de outros pontos que devem ser observados.

Então configure antes de dar a partida e aproveite as paradas. Ah, e mais uma coisa, sempre use o áudio do GPS pra não precisar olhar pra tela, viu?

3. Evite mexer nos acessórios do carro

Você sabia que ajustar o som do carro durante a condução faz você se distrair por 1,5 segundo? E, se estiver a uma velocidade de 60 km/h, você percorre 25 metros de distância?

Pois é, pode até aparecer que mudar a estação do rádio ou trocar o pendrive não tem problema, mas é tempo suficiente pra se envolver em alguma situação perigosa no trânsito. Saca só: se precisar mexer no rádio, mexa quando estiver parado.

Isso também vale pros ajustes no banco, no ar-condicionado e nos retrovisores. Sabe aquela mania de procurar objetos no porta-luvas? Também é melhor deixar de lado e procurar na próxima parada, hein?

4. Tenha cuidado ao conversar com o passageiro

Trocar ideia com o passageiro é uma das coisas que os motoristas de aplicativo mais gostam no dia a dia, não é? Afinal de contas, é sempre bom tirar um momento pra conhecer novas pessoas.

A dica da vez é: pra não cair na distração, evite olhar pro passageiro no banco de trás e fale mais calmamente, pra você não dispersar.

Quais os principais motivos de acidentes no trânsito?

O Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro diz que os principais motivos pros acidentes no trânsito aqui no país são: a falta de atenção, a velocidade incompatível e a distância inadequada entre os carros. 

Essas ações também são responsáveis pelo maior número de mortos e feridos. Então, fica claro que a forma com que você dirige é responsável por salvar vidas. 

Tenha atenção redobrada, principalmente em momentos mais caóticos, como durante corridas no fim de ano — quando aumenta o número de pessoas alcoolizadas nas ruas. 

Como promover a segurança no trânsito do Brasil?

Além das dicas que já compartilhamos pra manter atenção no trânsito, há vários hábitos e comportamentos que os motoristas podem adotar durante uma corrida. Se liga!

  • Mantenha a distância segura entre os veículos;
  • Sempre use o cinto e certifique-se de que todos os passageiros estão usando;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Preste atenção em cruzamentos;
  • Sempre sinalize antes de uma ação;
  • Fique atento aos outros motoristas também;
  • Veja as sinalizações e dê preferência quando necessário.

Dicas pra manter a segurança dentro do seu carro

Além das dicas comuns, também existem formas de manter a segurança dentro do carro que merecem a sua atenção, sendo elas:

  • tenha sempre um kit de emergência;
  • confira as travas de segurança;
  • assegure-se de que os cintos estejam funcionando em todos os bancos; 
  • confira as posições de espelhos e retrovisores; 
  • verifique os freios, setas e faróis com frequência. 

Dica bônus: seu descanso está em dia?

Passar longas horas no trânsito é o dia a dia dos motoristas de app. Como dirigir exige muitos esforços da mente e do corpo e, por isso, descansar é essencial pra manter a atenção e o foco no dia a dia. 

Então fique ligado! Ter cuidados na hora de rodar é primordial em todo momento, não apenas durante o Maio Amarelo, viu? 

E se você quer ficar informado de mais assuntos sobre motoristas de app, campanhas e outras novidades sobre a Uber, continue acompanhando o blog de Zarp Localiza. Com a gente, você tem acesso a várias informações e ainda pode contar com o aluguel de carros pra motorista de Uber!

Quer saber mais? Acesse nosso site e saiba como funciona nossos serviços!

Crédito imagem de capa: iStock.com/Leonidas Santana

Compartilhar