Imagem de fundo

Maio Amarelo: um guia pra evitar distrações e mandar bem no trânsito

Por Zarp Localiza
16 DE MAIO DE 2022

Você já parou pra pensar que ler aquela notificação no celular ou até mesmo trocar uma música pode te distrair na hora de rodar? Se liga, que essas práticas podem te prejudicar.

Aproveitando que estamos no mês de conscientização da campanha Maio Amarelo, o recado da vez é: se você tá na direção, não caia na distração. Pra te ajudar a focar no caminho, criamos um guia com dicas especiais. Saca só:

4 dicas pra não se distrair pela rota

1.  Tenha atenção ao uso do celular

Mexer no celular no trânsito é uma baita de uma distração pro motorista e a mais comum hoje em dia. Um estudo feito nos Estados Unidos indica que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Impressionante, né?

Então, precisou mandar aquela mensagem ou fazer uma ligação, pare em um local seguro, tá bem? Outra dica boa é desabilitar as notificações dos aplicativos, principalmente das redes sociais, que são mestres em desviar a atenção. 

O uso do celular na direção é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Se você for flagrado, é multa de R$ 243,47, além de sete pontos na CNH.

Então, parceiro, além de ser um risco, usar o celular também pode prejudicar a sua meta: você gasta mais com multas e pode até ter sua carteira suspensa pela pontuação.

2. Use o GPS de forma correta

A gente sabe que o GPS é fundamental na vida do motorista de app, né não? Principalmente quando não conhece bem o caminho pelo qual tá indo.

Só que configurar o GPS durante a condução pode tirar a atenção do motorista de outros pontos que devem ser observados. 

Então configure antes de dar a partida e aproveite as paradas. Ah, e mais uma coisa, sempre use o áudio do GPS pra você não precisar olhar pra tela, viu? 

3. Evite mexer nos acessórios do carro

Você sabia que ajustar o som do carro durante a condução faz você se distrair por 1,5 segundo? E, se estiver a uma velocidade de 60 km/h, você percorre 25 metros de distância? 

Pois é, pode até aparecer que mudar a estação do rádio ou trocar o pen-drive não tem problema, mas é tempo suficiente pra se envolver em alguma situação perigosa no trânsito. Saca só: se precisar mexer no rádio, mexa quando estiver parado. 

Isso também vale pros ajustes no banco, no ar-condicionado e nos retrovisores. Sabe aquela mania de procurar objetos no porta-luvas? Também é melhor deixar de lado e procurar na próxima parada, hein? 

4. Tenha cuidado ao conversar com o passageiro 

Trocar ideia com o passageiro é uma das coisas que os motoristas de aplicativo mais gostam no dia a dia, não é? Afinal de contas, é sempre bom tirar um momento pra conhecer novas pessoas. 

A dica é: pra não cair na distração, evite ficar olhando pro passageiro no banco de trás e fale mais calmamente, pra você não dispersar.

Dica bônus: seu descanso tá em dia? 

Passar longas horas no trânsito é o dia a dia dos motoristas de app. Como dirigir exige muitos esforços mentais e do corpo, descansar é essencial pra manter a atenção e o foco no dia a dia. 

Fica ligado: ter cuidados na hora de rodar é primordial em todo momento, não apenas durante o Maio Amarelo, viu? 

Quer ficar sempre bem informado sobre o universo do motorista de app? Então bora acompanhar a gente. Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem informado! Estamos no Facebook, no  Instagram e no YouTube.

Recentes

Imagem de fundo
Rodar em datas comemorativas é uma boa opção pra o motorista d...
1 de julho de 2022
Imagem de fundo
Como controlar os gastos como motorista de app?
1 de julho de 2022
Imagem de fundo
Quanto ganha um uber trabalhando 4 horas por dia? Entenda os g...
30 de junho de 2022