Imagem de fundo

Descanso pra motoristas de app: entenda a importância das pausas

Por Zarp Localiza
4 DE FEVEREIRO DE 2022

Passar longas horas no trânsito, estar atento e evitar imprevistos é o dia a dia dos motoristas de aplicativo. Dirigir é um ato de cuidado e paciência e exige muitos esforços mentais e do corpo. Por isso, descansar é essencial.

Jornadas excessivas e sem intervalos durante as corridas são prejudiciais à saúde e à dinâmica do trabalho. Assim, é importante criar uma boa rotina de pausas e compreender as necessidades do corpo pra uma vida plena e um trânsito mais seguro. Bora descansar, Zarper? 

Conversamos com dois motoristas, o Anderson Guedes, de São Paulo (SP), e o Piter Anderson, de Goiânia (GO), e separamos algumas atitudes que você pode tomar pra deixar o seu dia mais tranquilo. 

A importância das pausas   

Sabemos que trabalhar no trânsito e com uma grande jornada de horas não é uma tarefa fácil! Assim, pausas durante a correria do dia a dia são necessárias pra uma vida no volante mais equilibrada. Elas contribuem pra diminuir o estresse, auxiliam na concentração e dão aquela energia pra ganhar a vida. 

Então, que tal dar uma paradinha em casa na hora do almoço? Aproveite pra descansar um pouco a mente, conversando com sua família ou assistindo um filme bacana. 

Outra opção é fazer aquele intervalo em um parque, praça e em locais com sombra, pra esticar o corpo. Dá até pra parar uns minutinhos pra assistir ao pôr do sol em sua cidade, hein?

Se você estiver em Goiânia, a dica do Piter é o Lago das Rosas, que tem muito ar puro e natureza. Lá em São Paulo, o Anderson curte o Parque da Aclimação. 

Segurança em primeiro lugar  

Como já dito, as pausas são bem importantes pra uma vida e trabalho saudáveis. Mas também temos que ficar atentos a onde parar, pra evitar situações que coloquem em risco a segurança. Então, quando der aquela parada, preste atenção aos movimentos ao seu redor e estacione em locais seguros e gratuitos, como postos de gasolina e hipermercados.

A segurança no trânsito também é fundamental. O descanso garante a atenção, o foco e a resistência, ajudando a proteger você, os passageiros, os pedestres e os outros motoristas. Reservar momentos de relaxamento é cuidar de si e do próximo.

É como o Anderson diz: “Há dias da semana que trabalho demais, aí o corpo pede, então deixo de trabalhar. Respeitar o corpo é primordial em nossa atividade, transportamos vidas”. 

Planejamento é a palavra-chave 

Pra deixar o dia mais tranquilo e evitar contratempos, que tal planejar o seu dia antes de começar as corridas? Considere separar seu dia de trabalho em turnos e incluir momentos de descanso a cada duas ou três horas. Um breve planejamento deixa a sua rotina mais leve e, se houver algum imprevisto, estará preparado pra replanejar a sua rota. 

Você sabia? 

Tá ligado que o aplicativo da Uber tem um recurso que limita o tempo online dirigido pelos motoristas parceiros? A ferramenta mostra o tempo de uso do aplicativo e estimula o descanso, evitando, assim, a fadiga e garantindo uma maior segurança no trânsito. 

Funciona assim: aproximando das 12 horas diárias (tempo limite no volante), o motorista vai receber notificações com o alerta. Chegando no tempo máximo, ele será automaticamente desconectado pelas próximas 6 horas. Passado o período, poderá ficar online novamente pra receber solicitações de viagem. 

O futuro do trabalho   

Muito se fala sobre o futuro do trabalho dos motoristas de aplicativo. Questões sobre os pontos de descanso nas cidades e descanso semanal remunerado são pautas que vêm avançando entre os parceiros e as plataformas. Fique ligado! 

Seguindo as nossas dicas, você consegue rodar com mais segurança no trânsito e com mais qualidade de vida. Por aqui, estamos sempre atentos ao que você precisa, parceiro! 

Aqui no Blog Zarp você sempre encontra conteúdos importantes e relevantes. Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem-informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube

Recentes

Imagem de fundo
Óleo do motor: como conferir o nível e quando trocar?
30 de novembro de 2022
Imagem de fundo
Quer trabalhar com entregas? Veja dicas pra você se dar bem!
24 de novembro de 2022
Imagem de fundo
Barulhos no motor do carro? Saiba como evitá-los
3 de novembro de 2022