Imagem de fundo

Descanso pra motoristas de app: entenda a importância das pausas

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 4 DE FEVEREIRO DE 2022
ATUALIZADO EM 14 DE MARÇO DE 2022

Passar longas horas no trânsito, estar atento e evitar imprevistos é o dia a dia dos motoristas de aplicativo. Dirigir é um ato de cuidado e paciência e exige muitos esforços mentais e do corpo. Por isso, descansar é essencial.

Jornadas excessivas e sem intervalos durante as corridas são prejudiciais à saúde e à dinâmica do trabalho. Assim, é importante criar uma boa rotina de pausas e compreender as necessidades do corpo pra uma vida plena e um trânsito mais seguro. Bora descansar, Zarper? 

Conversamos com dois motoristas, o Anderson Guedes, de São Paulo (SP), e o Piter Anderson, de Goiânia (GO), e separamos algumas atitudes que você pode tomar pra deixar o seu dia mais tranquilo. 

A importância das pausas   

Sabemos que trabalhar no trânsito e com uma grande jornada de horas não é uma tarefa fácil! Assim, pausas durante a correria do dia a dia são necessárias pra uma vida no volante mais equilibrada. Elas contribuem pra diminuir o estresse, auxiliam na concentração e dão aquela energia pra ganhar a vida. 

Então, que tal dar uma paradinha em casa na hora do almoço? Aproveite pra descansar um pouco a mente, conversando com sua família ou assistindo um filme bacana. 

Outra opção é fazer aquele intervalo em um parque, praça e em locais com sombra, pra esticar o corpo. Dá até pra parar uns minutinhos pra assistir ao pôr do sol em sua cidade, hein?

Se você estiver em Goiânia, a dica do Piter é o Lago das Rosas, que tem muito ar puro e natureza. Lá em São Paulo, o Anderson curte o Parque da Aclimação. 

Segurança em primeiro lugar  

Como já dito, as pausas são bem importantes pra uma vida e trabalho saudáveis. Mas também temos que ficar atentos a onde parar, pra evitar situações que coloquem em risco a segurança. Então, quando der aquela parada, preste atenção aos movimentos ao seu redor e estacione em locais seguros e gratuitos, como postos de gasolina e hipermercados.

A segurança no trânsito também é fundamental. O descanso garante a atenção, o foco e a resistência, ajudando a proteger você, os passageiros, os pedestres e os outros motoristas. Reservar momentos de relaxamento é cuidar de si e do próximo.

É como o Anderson diz: “Há dias da semana que trabalho demais, aí o corpo pede, então deixo de trabalhar. Respeitar o corpo é primordial em nossa atividade, transportamos vidas”. 

Planejamento é a palavra-chave 

Pra deixar o dia mais tranquilo e evitar contratempos, que tal planejar o seu dia antes de começar as corridas? Considere separar seu dia de trabalho em turnos e incluir momentos de descanso a cada duas ou três horas. Um breve planejamento deixa a sua rotina mais leve e, se houver algum imprevisto, estará preparado pra replanejar a sua rota. 

Você sabia? 

Tá ligado que o aplicativo da Uber tem um recurso que limita o tempo online dirigido pelos motoristas parceiros? A ferramenta mostra o tempo de uso do aplicativo e estimula o descanso, evitando, assim, a fadiga e garantindo uma maior segurança no trânsito. 

Funciona assim: aproximando das 12 horas diárias (tempo limite no volante), o motorista vai receber notificações com o alerta. Chegando no tempo máximo, ele será automaticamente desconectado pelas próximas 6 horas. Passado o período, poderá ficar online novamente pra receber solicitações de viagem. 

O futuro do trabalho   

Muito se fala sobre o futuro do trabalho dos motoristas de aplicativo. Questões sobre os pontos de descanso nas cidades e descanso semanal remunerado são pautas que vêm avançando entre os parceiros e as plataformas. Fique ligado! 

Seguindo as nossas dicas, você consegue rodar com mais segurança no trânsito e com mais qualidade de vida. Por aqui, estamos sempre atentos ao que você precisa, parceiro! 

Aqui no Blog Zarp você sempre encontra conteúdos importantes e relevantes. Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem-informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube

Compartilhar