Imagem de fundo

Uber pra cadeirante: como ser acessível pra pessoas com deficiência?

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 28 DE MARÇO DE 2024
ATUALIZADO EM 28 DE MARÇO DE 2024

Você já pensou como funciona o Uber pra cadeirante? Segundo a Revista Ciência e Saúde Coletiva, no Brasil, mais de 3,5 milhões de pessoas usam dispositivos pra auxiliar na locomoção, incluindo cadeira de rodas. 

Mesmo assim, quando falamos de Uber e acessibilidade, muitos motoristas não sabem o que fazer pra rodar com uma pessoa com deficiência. Como atualmente não existe uma modalidade do app específica pra atender esse grupo de pessoas, eles têm uma responsabilidade maior de garantir acessibilidade e proporcionar uma ótima corrida. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber quando surgir uma corrida pra levar uma pessoa com deficiência. Bora lá?

Conheça os serviços da Uber pra cadeirante ainda não disponíveis no Brasil

A Uber conta com duas categorias específicas pra pessoas com mobilidade reduzida: a Uber Assist e Uber Wav. Nenhuma está disponível no Brasil, mas é importante entender como funcionam. Se liga!

Uber Assist

A Uber Assist foi criada pra auxiliar pessoas com mobilidade reduzida, que não precisam de um carro adaptado. Qualquer um dos carros pra Uber pode rodar na categoria, disponível em países como os Estados Unidos e Portugal. 

É importante só garantir que uma cadeira de rodas dobráveis caiba no porta-malas ou no banco de trás. 

Uber WAX

WAX é uma subcategoria com acessibilidade ainda maior. Nesse caso, só roda Uber adaptado pra cadeirante, permitindo que o passageiro fique na cadeira de rodas durante a corrida. Além do modelo do veículo, é importante ter rampas e cintos de segurança adequados. 

Há requisitos para ser motorista Uber pra cadeirante? 

Como não existem categorias pra PCDs no Brasil, o passageiro também não tem como pedir Uber pra cadeirante, nem há exigências pra rodar com alguém de cadeira de rodas.

Mas fica ligado: se o motorista recusar uma corrida porque o passageiro usa cadeira de rodas, ele pode ser penalizado. O app proíbe qualquer distinção por deficiência, raça, gênero, orientação sexual e religião.

A solução é ficar por dentro das dicas de segurança na hora de rodar com um cadeirante e fazer a sua parte pra proporcionar uma corrida de qualidade. 

Como ser um bom  motorista para um passageiro cadeirante se meu carro não é adaptado?

Se a corrida for solicitada por um passageiro cadeirante, mas você não tem carro adaptado, fica tranquilo e dá uma olhada nas seguintes dicas!

  • Libere o banco da frente: é mais fácil pra pessoa cadeirante sentar no banco da frente do carro, então, ofereça essa possibilidade;
  • Transporte da cadeira: a cadeira de rodas pode ficar tanto no porta-malas, quanto no banco de trás. E se liga: se a cadeira danificar seu carro, a Uber se responsabiliza pelo conserto;
  • Cuidado ao estacionar: com cadeirantes, é ainda mais importante parar próximo à calçada, facilitando o desembarque. 

Como proporcionar uma experiência positiva pra passageiros cadeirantes?

Se você está atrás de informação sobre como ser Uber em 2024, fique sabendo que dar uma experiência positiva ao passageiro é um dos pontos mais importantes. 

Pra proporcionar uma corrida de qualidade pro passageiro cadeirante, você deve:

  • ter paciência. Com a redução de mobilidade, o passageiro pode demorar mais pra embarcar e desembarcar;
  • usar termos adequados. Isso já é esperado que você não fale normalmente, afinal, se trata de termos pejorativos, mas nunca utilize palavras ofensivas como “alejado” ou “perneta”;
  • ter cuidado com a velocidade. A pessoa pode ter menor equilíbrio, por isso, reduza a velocidade em curvas ou em rotas com buracos, ou quebra-molas. 

Gostou do conteúdo? Zarp Localiza tem várias dicas pra você. Compartilhe o texto com um colega motorista e fique por dentro das novidades!

Compartilhar