Imagem de fundo

Uber e acessibilidade: saiba quais são as regras e leis que os motoristas devem conhecer!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 9 DE JANEIRO DE 2024
ATUALIZADO EM 9 DE JANEIRO DE 2024

Existem cerca de 18 milhões de brasileiros com deficiência e, cada vez mais, se fala da inclusão de PCDs em diferentes espaços. Nesse sentido, destaca-se a junção do Uber e a acessibilidade.

A verdade é que ainda não existem categorias do Uber acessível no app nacional — como o Uber Assist, que oferece carros pra Uber adaptados, por exemplo. Mas há leis que protegem os direitos do PCD durante a viagem. 

Pensando nisso, montamos um artigo com as principais informações sobre esse assunto, assim como as formas de fornecer acessibilidade. Veja!

Quais são as leis de acessibilidade?

Pra começar, vale lembrar as principais leis brasileiras de acessibilidade, sendo elas:

  • Lei nº 13.146 de 2015: Estatuto da Pessoa com Deficiência;
  • Lei nº 10.436 de 2002: reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras);
  • Lei nº 10.098 de 2000: estabelece os critérios básicos de acessibilidade pra PCDs ou pessoas com mobilidade reduzida.

Como funciona a política antidiscriminação? 

A Uber tem sua própria política antidiscriminação. O documento diz que motoristas, entregadores ou passageiros que cometerem discriminação — de raça, religião, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, sexo, estado civil, identidade de gênero ou idade — podem ser banidos da plataforma.

Ou seja, os motoristas não podem se recusar a transportar um passageiro com deficiência e espera-se que o mesmo não tenha problemas caso encontre, por exemplo, alguém que dirige carro adaptado.

Como funciona a política de animais de assistência?

Nem todo motorista aceita levar pets nas corridas. Mas, pra animais de assistência, não é questão de querer! A Uber frisa que animais que estão pra auxiliar PCDs não podem ser recusados — mesmo em casos de alergia ou medo. 

É direito do motorista perguntar qual é a função do animal e se ele foi treinado. Mas a lei garante o direito dos passageiros estarem acompanhados dos animais, mesmo que o bichinho esteja sem a identificação.

Como chamar Uber com acessibilidade?

Infelizmente, o Uber Assist, categoria que funciona como um Uber acessibilidade pra passageiros com necessidades específicas de mobilidade, não existe no Brasil.

Por isso, se você está solicitando um carro e precisa de algum suporte, é preciso entrar em contato com o motorista parceiro, explicando a situação. Dê o máximo de detalhes pra que ele saiba como pode te ajudar. 

Está longe de ser o ideal, por isso, motoristas também devem fazer sua parte pra acolher PCDs.

O que é preciso saber como motorista de aplicativos pra fornecer acessibilidade a passageiros portadores de deficiência?

Como a maioria dos apps não oferece categorias específicas, garantindo um Uber com acessibilidade, o motorista tem um papel fundamental na hora de aumentar a inclusão. 

Confira as dicas e saiba como trabalhar de Uber de forma democrática.

  • Falar “pessoa com deficiência”, “Deficiente” ou “inválido” são termos ofensivos;
  • Pergunte como você pode ajudar sem invadir o espaço da pessoa;
  • Tenha paciência;
  • É ainda mais importante parar o carro em um local seguro e próximo à calçada;
  • Conte com apps de tradução pra libras.

Além de não prejudicar sua média na taxa de aceitação, o motorista também ajuda a tornar o mundo melhor pra essas pessoas se locomoverem.

Gostou de saber mais sobre o Uber e acessibilidade? Compartilhe o conteúdo pra garantir que mais motoristas de app conheçam o regulamento quando forem realizar viagens com pessoas que possuem alguma necessidade específica.

Crédito imagem de capa: iStock.com/praetorianphoto

Compartilhar