Imagem de fundo

Trabalhar com entregas: saiba como começar e se dar bem!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 18 DE JANEIRO DE 2024
ATUALIZADO EM 18 DE JANEIRO DE 2024

Ser motorista de aplicativo e trabalhar com entregas é uma maneira fácil de potencializar os seus lucros, com mais corridas no dia a dia. Isso vale tanto pra quem busca uma recolocação no mercado de trabalho quanto pra quem só está atrás de fazer uma grana extra.

Ao buscar sobre como rodar entregando, você pode se deparar com algumas dúvidas e desafios. Por sorte, Zarp Localiza está aqui pra te ajudar e te explicar tudo sobre essa modalidade. Bora lá?

Por que escolher as entregas por aplicativo?

Os aplicativos de transporte estão oferecendo cada vez mais serviços, como entregas Uber Flash e Direct. O objeto que é transportado pode variar de compras online até documentos pessoais.

Além de fazer uma grana extra, trabalhar com entregas traz muitas vantagens pro motorista de app, como:

  • horários mais flexíveis;
  • possibilidade de determinar como e quando vai fazer as entregas;
  • formas de diversificar os ganhos;
  • maior número de corridas;
  • possibilidade de aumentar a avaliação nos aplicativos;
  • pré-requisitos mais abrangentes;
  • poder ficar mais à vontade, já que as entregas são apenas de pacotes.

Então se liga! Trabalhar com entregas é uma boa pedida! Fique sempre ligado na demanda pelo serviço durante as suas corridas, hein?

Como se tornar um motorista de entrega?

Afinal, como ser motorista de aplicativo e trabalhar com entregas? Calma, que a gente te explica! Pra rodar na modalidade, você precisa:

  • conferir se a opção de entregas está disponível na sua cidade;
  • se cadastrar como motorista parceiro;
  • informar a carteira de identidade (são aceitos RG, RNE e RNM);
  • informar o CPF (são aceitos CNH, RG, CPF e Comprovante de situação cadastral);
  • criar um perfil com foto visível;
  • pra entregas de carro, você também precisa de CNH definitiva, com registro EAR

ALUGUEL DE CARROS PARA MOTORISTA DE APP

Também vale lembrar que, além de trabalhar com entregas com veículo próprio ou alugado, é possível fazer entregas como Uber Moto ou bicicleta. Nesses casos, é necessário ver os pré-requisitos, informados pelo app no cadastro. 

Desafios comuns enfrentados por motoristas de entrega

Apesar das vantagens de trabalhar com entregas, a modalidade tem alguns desafios, comuns a motoristas de app em geral. Por exemplo, é importante ficar de olho na segurança. E isso vai além de fazer revisões no veículo, conferir a troca de óleo e manter o carro atualizado, beleza?

Pra entregas, a Uber recomenda itens de segurança como suporte pra celular, além de capacete e capas de chuva, pra entregadores de moto ou bicicleta. A exposição ao clima, podendo ir de sol à chuva, é outro desafio aos entregadores. 

Por fim, é importante também ficar por dentro dos lucros e ganhos diários. Por sorte, o próprio app costuma deixar esses dados à mão dos motoristas parceiros.

Como aumentar meus ganhos e eficiência

Agora que você já entendeu o Uber Entregas e como funciona essa categoria, se liga em algumas formas de como potencializar os seus lucros e a eficiência nessa modalidade. Pra isso, as principais dicas são:

  • planeje as suas rotas, evitando trânsito desnecessários;
  • organize seus horários e confira se poderá fazer a entrega no tempo certo;
  • seja educado e responda possíveis dúvidas — isso vai aumentar a sua nota;
  • como dito: priorize a segurança! Assim, você garante que continuará rodando sem problemas;
  • conte com o aluguel de carros com Zarp Localiza! Aqui, você tem acesso a veículos que atendem os pré-requisitos, e ainda conta com manutenção, revisão e carro reserva inclusos na locação.

Confira algumas dicas pra trabalhar com entregas

A seguir, te contamos algumas dicas de como trabalhar com entregas e fazer uma grana extra!

Organize os horários e as rotas

Sempre que aceitar uma corrida ou uma rota de entrega de objetos, fique ligado no tempo, viu? É legal se planejar e organizar a rota pra sempre chegar no horário e deixar os clientes satisfeitos.

É normal o percurso já vir pronto, mas dê uma olhada no mapa, nos pontos de entregas, pra ver se o caminho é o mais rápido e seguro. E lembre-se de dar aquela conferida no trânsito, isso é uma boa pra fugir dos horários de pico, não é mesmo?

É claro que pode rolar algum imprevisto, mas quando isso acontecer, é só mandar uma mensagem ao usuário ou à empresa, pelo aplicativo.

E se sobrar um tempinho? Rola de pegar uma corrida ou conciliar com outros compromissos. Fica a dica!

Tome cuidado com os objetos

Outra dica boa é sempre tomar cuidado com os itens. Pra te ajudar nessa, tenha sempre em mãos, suportes e apoios pra colocar os objetos mais frágeis em segurança e evitar quedas.

Isso também vale pra transportar alimentos, assim você não arrisca sujar o carro e depois ter que gastar com a limpeza.

Tenha um cadastro como MEI

Não é obrigatório, parceiro, mas ajuda bastante ter o MEI na hora de trabalhar com entregas. Além de ter a sua função regularizada, o motorista de app com MEI tem vários outros benefícios, como licença-maternidade e desconto no plano de saúde. Bom demais, não é?

E mais: é uma oportunidade de você pegar cada vez mais entregas de pacotes. As empresas ou aplicativos de entregas estão incentivando a formalização, principalmente pela possibilidade de emissão de nota fiscal. Então, ter MEI pra motorista pode valer a pena!

Mantenha o carro limpo

Dar aquele grau no carro pra ficar com cheirinho de novo sempre vai bem! Manter o seu veículo limpo pra preservar a limpeza dos pacotes de entrega, também é uma boa pra deixar o cliente satisfeito.

Ah, e se for intercalar corridas e trabalho com entregas, tenha um álcool em gel, beleza?

Quanto maior o número de entregas dentro do prazo e com qualidade, maiores as chances de o motorista melhorar a avaliação nos aplicativos. Só se planeje pra equilibrar os tipos de corrida durante o dia, está bem?

Posso fazer entregas de encomendas e viagens com passageiros?

Sim, você pode rodar como entregador e ainda receber corridas com passageiros. No painel do aplicativo, você define a categoria que deseja rodar (desde que esteja habilitado pra ela).

Aí, você consegue receber chamados e identificar qual caso se trata: entregas de objetos ou passageiros. E também tem a liberdade de aceitar ou recusar, dependendo do objetivo.

Mas não rola fazer entrega e transportar o passageiro ao mesmo tempo, está bem? Mesmo que você faça isso em apps distintos, não é indicado, já que pode distrair e ser motivo de avaliação baixa. 

Agora que você pegou algumas dicas boas, que tal colocar em prática e fazer uma grana extra, hein? Bora trabalhar com entregas, parceiro!

E se você quer ficar sempre por dentro das novidades do mundo dos motoristas de app, continue acompanhando nosso e siga a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Compartilhar