Imagem de fundo

Maio Amarelo: direção defensiva pra motoristas de app

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 18 DE MAIO DE 2023
ATUALIZADO EM 18 DE MAIO DE 2023

Tá ligado que a responsabilidade em fazer um trânsito mais seguro pra todos, também é do motorista de app, dos pedestres e de todos que usam as vias públicas? A rota é feita de pessoas, então vale desenvolver habilidades pra lidar melhor com o outro e estar atento às leis.

Maio Amarelo tá na pista há 10 anos, pra conscientizar e promover a educação no trânsito, pra você rodar e voltar pra casa em segurança!

Separamos dicas superimportantes sobre direção defensiva pra motoristas de app. Bora entender qual é o seu papel, parceiro? Se liga!

Direção defensiva: celular, só se for pra seguir o GPS

Você sabia que digitar uma mensagem no celular, dirigindo a 80km/hora, é como se você estivesse de olhos vendados durante um percurso de até 100 metros?¹ Segundo uma pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet, o uso de celular no volante já é o 3º maior causador de acidentes no país. Não dá pra curtir essas notícias, né?

Como evitar acidentes e praticar uma direção defensiva?

  • Ao dirigir, você precisa ter uma visão de 360° graus (e não uma visão de “túnel”). Então, se for necessário usar o celular, pare em um local seguro.
  • Pra não ficar de olho no GPS o tempo todo, perdendo o foco da direção, a sugestão é ativar o modo áudio do aplicativo.
  • Não fique com o celular na mão e nem atenda ligações enquanto usa o volante, além do risco enorme de causar um acidente, você ainda pode ser multado por infração gravíssima e perder dinheiro.

On e roteando durante as corridas é só pra queimar o asfalto, hein! Deixe o celular de lado e escolha viver.

Sinalize suas ações: seguir as leis de trânsito salva vidas

  • O outro motorista precisou ultrapassar e é um local seguro? Libere a passagem.
  • Quando for mudar de faixa, observe se não vai prejudicar outros motoristas ou se pode colocar você em risco. Se puder mudar de faixa em segurança, sinalize e vá devagar.
  • Percebeu que um pedestre precisa atravessar a faixa onde não há semáforo? Vá parando lentamente e mostre que a pessoa pode fazer a travessia com cautela.

É sempre bom lembrar que os problemas do trânsito se resolvem em conjunto: motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. Se o seu cuidado com o outro for da mesma maneira que gostaria que tivessem com você, o dia a dia na rota, com certeza, fica mais saudável e seguro. Neste Maio Amarelo, promova a direção defensiva pra motoristas de app com todos os colegas de rota.

Se estressou? Respira fundo e pense: qual a melhor forma de resolver essa situação? Estou colocando a minha vida e a do outro em risco? Pense, repense e mude o caminho.

Pax atrasado não é sinal verde pra correr

pode passar do limite de velocidade, pela segurança de todos. Quer mais de um motivo pra nem pensar em correr durante as viagens?

  • Em uma batida com o carro a 100km/hora, seu corpo fica 30 vezes mais pesado.¹
  • Se o pax não usa o cinto de segurança, multiplica o peso em 50 vezes, e a gravidade do acidente pela falta do cinto pode ser fatal¹. O uso do cinto de segurança é obrigatório, hein! Se não usar, além dos riscos, você leva multa grave + 5 pontos na carteira.
  • 77% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados, se boas decisões tivessem sido tomadas, como respeitar os limites de velocidade.²

Para os motoristas que rodam com Zarp

  • O Zarper que mantém uma boa pontuação no Programa Direção Defensiva, que monitora: velocidade, frenagem, aceleração e curvas, lá no app Zarp, ganha prêmios, descontos em gasolina e ainda protege a própria vida.

Bônus: nada de trabalhar enquanto eles dormem

Mais um motivo que causa acidentes de trânsito é o sono. Segundo estudos realizados pela Abramet, cerca de 42% dos acidentes acontecem quando o motorista dorme no volante. Bora reduzir esse número?

A gente sabe que as preocupações do dia a dia, com metas, dívidas e o desejo de fazer um extra são grandes, mas antes de qualquer coisa, entenda que você precisa de descanso. Não há corpo que aguente tantas horas de trabalho intenso.

Já parou pra pensar que: rodar muito não quer dizer rodar bem? Tente organizar seus horários de maneira inteligente pra que sua meta seja alcançada dentro do melhor tempo e, em seguida, vá pra casa descansar, fazer exercício físico ou curtir um momento sem fazer nada. Isso vai te dar um gás maior no dia seguinte.

Você, parceiro, é o protagonista de um trânsito seguro. Então bora fazer um excelente papel no movimento Maio Amarelo, colocando em prática a direção defensiva como motorista de app?

Fique de olho também nas nossas redes sociais pra se manter sempre bem-informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Compartilhar