Imagem de fundo

Motorista de app: saiba como limpar o seu carro

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 22 DE FEVEREIRO DE 2022
ATUALIZADO EM 22 DE FEVEREIRO DE 2022

Limpar o carro não é uma tarefa nada simples pra quem tá sempre entre uma corrida e outra, como é o caso dos motoristas de aplicativo. Há detalhes especiais, nas partes internas e externas, pra ficar atento e manter o carro bem-cuidado.

A limpeza automotiva é importante por vários motivos. Primeiro, que o acúmulo de sujeira dentro do carro pode prejudicar a saúde, manchar o tecido e a lataria, além de causar mau cheiro. No universo de motorista de aplicativo, então… Ter um carro limpo pode ser sinônimo de uma boa avaliação no app da Uber. Fica a dica! 

Sobre o assunto, conversamos com o motorista Marcos Paulo Rodrigues Raiz, de São Paulo (SP), que deu algumas dicas pra manter o carro limpo. Continue lendo e confira!

Como limpar a parte externa?

A gente sabe que manter a parte externa do carro limpa depende de muitos fatores, como as chuvas, a condição das ruas e se você roda menos ou mais.

Confira o passo a passo pra limpar a parte externa: 

  1. Escolha um local com sombra pra lavar o seu carro. O sol faz com que a água e o sabão sequem mais rápido, e isso pode causar manchas na lataria.
  2. Lave o carro de cima pra baixo, já que as partes de baixo são, geralmente, as mais sujas. Use escova pra limpar as rodas e os pneus.
  3. Enxugue com um pano limpo e macio o carro depois de lavado. Dê preferência pros tecidos que não soltem pelos. Fique ligado às dobradiças, soleiras das portas e porta-malas, pois essas partes podem acumular água e gerar ferrugem em longo prazo.

Marcos Paulo compartilhou com a gente que faz a limpeza completa do seu carro no lava-rápido de duas a três vezes por semana. Mas vale avaliar a necessidade de acordo com o seu dia a dia, Zarper!

Como limpar a parte interna?

Com o entra e sai dos passageiros durante as corridas, limpar o interior do carro requer uma rotina ainda mais intensa de cuidados. Sobre isso, Marcos Paulo contou que sempre faz a limpeza do carro com um aspirador de pó que alguns postos fornecem por R$ 1,00. 

“A cada desembarque dos passageiros, verifico se possui sujeira no assoalho e assento, utilizo uma vassoura pequena e uma pá pra retirar detritos do chão. Uso pano descartável com Lysoform nos bancos, portas, maçanetas, cinto e assoalho do carro”, conta.

Confira mais algumas dicas:

  • Pra limpar painel, volante e câmbio, utilize panos macios, como flanelas. Tome cuidado com as áreas elétricas: líquidos e pelos não devem entrar pelas frestas.
  • Aspire o interior do carro, os bancos e o chão com frequência ou sempre que possível, pra evitar o acúmulo de poeira.
  • Bata os tapetes quando estiver estacionado em um local seguro. Quando der, lave os tapetes do carro com uma escova macia e deixe secar ao sol. É importante secar totalmente antes de colocar de volta no carro, beleza?
  • Tire sempre o lixinho de dentro do carro pra evitar insetos e cheiros ruins.
  • Caso seu carro tenha bancos de couro, procure um produto próprio pra hidratar o tecido.

Limpar o carro tem relação com a saúde?

Você sabia que, a cada três meses, é preciso limpar a tubulação do ar-condicionado? Pois é, com o tempo, o sistema de ar vai acumulando resíduos e ácaros que podem prejudicar a saúde respiratória. Fica a dica, Zarper!

Além disso, em tempos difíceis, com o surgimento da covid-19, a rotina de limpeza do carro mudou, e ter o álcool por perto virou uma necessidade. Marcos Paulo contou pra gente que, após cada corrida, higieniza as portas e as maçanetas do carro.

Limpar as superfícies com álcool 70% e passar nas mãos de tempos em tempos é uma boa pedida pra se livrar do vírus. “Intensifico a higienização do veículo, atentando ao uso de álcool em gel. Mantenho o álcool em gel no carro para uso dos passageiros e o meu”, diz.

Vale lembrar que a mistura de água e detergente neutro também pode ser usada pra higienização do volante, freio de mão e câmbio. Ah, e lembre-se de consultar o fabricante sobre os produtos utilizados na limpeza, pra não danificar os detalhes do carro.

O que é a taxa de limpeza?

Imprevistos com os passageiros podem acontecer, não é mesmo? Caso o passageiro suje o seu carro a ponto de te impedir de continuar rodando, basta solicitar uma ajuda com o gasto de uma limpeza profissional no app da Uber.

E aí, Zarper, curtiu o conteúdo? Tem mais alguma dica sobre limpeza automotiva? Conta pra gente nos comentários.

Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem-informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, no  Instagram e no YouTube.

Compartilhar