Limpar o carro não é uma tarefa nada simples pra quem tá sempre entre uma corrida e outra, como é o caso dos motoristas de aplicativo. Há detalhes especiais, nas partes internas e externas, pra ficar atento e manter o carro bem-cuidado.
A limpeza automotiva é importante por vários motivos. Primeiro, que o acúmulo de sujeira dentro do carro pode prejudicar a saúde, manchar o tecido e a lataria, além de causar mau cheiro. No universo de motorista de aplicativo, então… Ter um carro limpo pode ser sinônimo de uma boa avaliação no app da Uber. Fica a dica!
Sobre o assunto, conversamos com o motorista Marcos Paulo Rodrigues Raiz, de São Paulo (SP), que deu algumas dicas pra manter o carro limpo. Continue lendo e confira!
A gente sabe que manter a parte externa do carro limpa depende de muitos fatores, como as chuvas, a condição das ruas e se você roda menos ou mais.
Confira o passo a passo pra limpar a parte externa:
Marcos Paulo compartilhou com a gente que faz a limpeza completa do seu carro no lava-rápido de duas a três vezes por semana. Mas vale avaliar a necessidade de acordo com o seu dia a dia, Zarper!
Com o entra e sai dos passageiros durante as corridas, limpar o interior do carro requer uma rotina ainda mais intensa de cuidados. Sobre isso, Marcos Paulo contou que sempre faz a limpeza do carro com um aspirador de pó que alguns postos fornecem por R$ 1,00.
“A cada desembarque dos passageiros, verifico se possui sujeira no assoalho e assento, utilizo uma vassoura pequena e uma pá pra retirar detritos do chão. Uso pano descartável com Lysoform nos bancos, portas, maçanetas, cinto e assoalho do carro”, conta.
Confira mais algumas dicas:
Você sabia que, a cada três meses, é preciso limpar a tubulação do ar-condicionado? Pois é, com o tempo, o sistema de ar vai acumulando resíduos e ácaros que podem prejudicar a saúde respiratória. Fica a dica, Zarper!
Além disso, em tempos difíceis, com o surgimento da covid-19, a rotina de limpeza do carro mudou, e ter o álcool por perto virou uma necessidade. Marcos Paulo contou pra gente que, após cada corrida, higieniza as portas e as maçanetas do carro.
Limpar as superfícies com álcool 70% e passar nas mãos de tempos em tempos é uma boa pedida pra se livrar do vírus. “Intensifico a higienização do veículo, atentando ao uso de álcool em gel. Mantenho o álcool em gel no carro para uso dos passageiros e o meu”, diz.
Vale lembrar que a mistura de água e detergente neutro também pode ser usada pra higienização do volante, freio de mão e câmbio. Ah, e lembre-se de consultar o fabricante sobre os produtos utilizados na limpeza, pra não danificar os detalhes do carro.
Imprevistos com os passageiros podem acontecer, não é mesmo? Caso o passageiro suje o seu carro a ponto de te impedir de continuar rodando, basta solicitar uma ajuda com o gasto de uma limpeza profissional no app da Uber.
E aí, Zarper, curtiu o conteúdo? Tem mais alguma dica sobre limpeza automotiva? Conta pra gente nos comentários.
Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem-informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.