Rodar como motorista de aplicativo se tornou a opção de muitos brasileiros, tanto como principal fonte de renda quanto como um complemento. E a possibilidade de alugar um carro pra isso facilitou ainda mais essa decisão.
Mas você sabe como funciona o aluguel de carros pra quem tem restrição no nome? Sabe se é possível ser parceiro de uma plataforma estando com o nome sujo? A resposta pra essas e outras perguntas você encontra neste conteúdo. Confira!
O popularmente chamado “nome sujo” nada mais é do que a negativação, junto aos órgãos de proteção ao crédito, do CPF de uma pessoa que tem dívidas ou outros tipos de pendências financeiras.
Assim, o nome do devedor é incluído na lista de órgãos como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa. A partir daí, as empresas com acesso ao histórico financeiro de uma pessoa terão conhecimento sobre as dívidas.
Ter restrição no nome impede, por exemplo, a realização de compras a prazo e o pedido de financiamentos e de cartões de crédito. Além disso, ter o nome sujo pode causar certo desconforto, pois a pessoa passa a ser cobrada insistentemente, o que pode gerar incômodo e constrangimento.
Os órgãos de proteção ao crédito têm sites e aplicativos pra consultar a restrição no nome de graça. Pra isso, é necessário fazer um cadastro nesses portais e buscar pelo CPF da pessoa.
Além disso, é possível saber se o nome está negativado comparecendo aos postos de atendimento dos serviços, mas, nesse caso, a consulta no SPC não é gratuita.
O primeiro passo pra alguém limpar o seu nome é negociar com o credor. Dessa forma, é possível ter algumas vantagens, como descontos e prazos maiores pra parcelar o valor devido.
No caso de uma negociação, o nome do devedor fica limpo em até cinco dias após o primeiro pagamento. Porém, se a pessoa não conseguir pagar a dívida, só terá direito a crédito após cinco anos, e ainda poderá ser cobrada no futuro.
A pessoa que estiver devendo na praça pode, sim, rodar como motorista de app. A empresa não faz verificação de crédito, pois exige apenas que os carros e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas parceiros estejam legalizados.
Porém, é importante ressaltar que os aplicativos de mobilidade verificam se os candidatos têm antecedentes criminais ou dívidas com a justiça.
Se você deseja começar a rodar como motorista de aplicativo, mas não tem um carro, uma boa opção é o aluguel. No caso de Zarp Localiza, por exemplo, sempre que uma reserva é feita, fazemos uma análise do perfil do cliente.
Essa avaliação considera alguns critérios, como idade mínima de 18 anos, CNH válida, informações de crédito junto ao mercado, débitos com a empresa, entre outros. Ou seja, pode ser que o nome sujo atrapalhe a análise e impeça o aluguel do carro.
Uma boa prática é tentar negociar as dívidas antes de solicitar a reserva. Assim, a análise do perfil não vai encontrar débitos e o contrato poderá ser fechado. E se ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda, é só chamar a gente no WhatsApp!