Imagem de fundo

Tá ligado na importância do cinto de segurança? Saiba tudo sobre o seu uso

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 4 DE MAIO DE 2022
ATUALIZADO EM 4 DE MAIO DE 2022

Você já sabe que o uso do cinto de segurança é essencial na hora de rodar por app pra proteger você e o passageiro, não é? Afinal, segurança vem sempre em primeiro lugar!

De acordo com o Instituto de Segurança no Trânsito, o uso do acessório reduz em quase 50% o risco de morte, entre outros danos a sua saúde em casos de acidente.

Mas nem todos se lembram do item na hora de entrar no carro, colocando as suas vidas em risco, além de poder prejudicar os seus ganhos como motorista de app.

Então, bora entender mais sobre a importância do cinto de segurança e saber como usá-lo corretamente?

Quais são as penalidades por não usar o cinto de segurança?

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20,6% da população declarou não usar cinto de segurança sempre que anda de carro.

O uso do cinto de segurança pra condutor e passageiros nas vias do território nacional é obrigatório desde setembro de 1997, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

O art. 167 considera que dirigir sem o item é uma infração grave, levando à aplicação de multa com valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Então, parceiro, já deu pra ver que, além de ser um risco à vida de todos, não usar o cinto de segurança pode também atrapalhar a sua jornada como motorista de app: você gasta mais com multas e pode até ter sua carteira suspensa pela pontuação.

Os passageiros também devem usar o cinto de segurança?

O uso do item é obrigatório pra todos os ocupantes do carro, inclusive no banco traseiro. Porém é mais do que comum ver os passageiros no banco de trás sem o cinto de segurança, não é?

De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade das pessoas não usam o cinto quando estão no banco traseiro, tendo a falsa impressão de que estão mais protegidos nessa parte do carro.

O fato é que, quando uma pessoa se envolve em uma batida, ela recebe uma força tão grande que não há banco que possa pará-la. E é aí que o cinto de segurança chega pra protegê-la.

Por isso, motorista de app, nada de ter receio ou vergonha na hora de pedir aos seus passageiros que se protejam, viu? E se recusarem o uso, tente explicar da melhor forma a importância do cinto de segurança.

4 dicas pra usar o cinto de segurança corretamente

1. Saiba como colocar

A parte de baixo do cinto sempre deve ficar acima da coxa e nunca no abdômen. O ideal é que fique apoiado sobre o ombro e centralizado no corpo.

2. Não use acessórios extras

Jamais utilize qualquer artifício pra aumentar a folga no cinto, como presilhas ou pregadores. A prática compromete a eficácia da proteção, viu?

3. Entenda o uso para grávidas

Grávidas devem usar o cinto independentemente do tempo de gestação. Saca só: o cuidado deve ser maior com a parte de baixo do cinto, que deve ficar acima da coxa, e não no abdômen.

4. Faça a manutenção

Você já parou pra pensar que os cintos também precisam de manutenção? Eles podem apresentar alguns problemas, como desgaste no tecido da correia, problemas no fecho de trava e destrava ou até mesmo danos na mola de retração, deixando o cinto frouxo.

Então fique ligado pra fazer as manutenções no tempo certo!

Ah, e mais uma dica importante: se o seu carro sofrer alguma colisão, veja se tá tudo certo com o item e se ele não sofreu nenhum dano, tá bem?

Agora que você sabe tudo sobre a importância do uso do cinto de segurança, bora rodar por aí sempre protegido e fazer a diferença no trânsito?

Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem informado! Estamos no Facebook, no  Instagram e no YouTube.

Compartilhar