Imagem de fundo

Como cuidar do seu carro no frio

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 19 DE MAIO DE 2022
ATUALIZADO EM 23 DE MAIO DE 2022

Esfriou por aí, parceiro? Você tá ligado que no inverno é importante ter alguns cuidados específicos com o seu carro pra não entrar, literalmente, numa fria, né?

As baixas temperaturas podem provocar problemas mecânicos que acabam prejudicando os seus ganhos e a sua rotina como motorista de app.

Então, pra te ajudar a cuidar do seu carro no frio e não ter dor de cabeça pela rota, listamos os problemas mais comuns e dicas pra evitá-los. Bora lá?

Falhas na partida

Seu carro não ligou? Esse é um dos problemas que podem acontecer no frio, principalmente pela manhã e com os carros flex. Mas é muito simples de ser evitado, se liga!

O que faz o carro pegar é o vapor do combustível. Mas, quando ele é abastecido apenas com etanol, é muito difícil ele produzir vapor suficiente pra dar partida. Pra evitar esse problema, você pode colocar um pouco de gasolina no tanque com o etanol, fechado?

Outra dica é ficar de olho no famoso tanquinho. Ele é sempre abastecido com gasolina e dá o suporte no sistema de partida a frio.

Ah, e fica tranquilo, que a gasolina dura bastante. O importante é só não deixar que ela fique velha, trocando, nem deixar que ela acabe, pra não rachar o tanquinho.

Bateria arriada

A bateria é que fornece energia pro carro a partir de uma reação química. Mas as temperaturas baixas dificultam ainda mais a realização dessa reação.

Além disso, outros componentes do carro que não funcionam normalmente no frio, como a circulação do óleo lubrificante e a vaporização do combustível, exigem ainda mais dessa energia da bateria pro carro funcionar. E aí já viu, né?

Se a bateria já estiver velha ou não estiver funcionando corretamente, ela vai arriar. Então fique de olho sempre nas manutenções preventivas do carro pra evitar esse problema.

E mais: evite dar partida no carro com o ar-condicionado, faróis ou rádio ligados, pra não a sobrecarregar, beleza?

Ar-condicionado com problema

O frio chega, e a gente não precisa nem ligar mais o ar-condicionado, certo? Errado!

Ele tem peças e componentes que precisam sempre de lubrificação, e é só durante o seu funcionamento que isso acontece.

Quando ele fica parado por muito tempo, essas peças podem estragar ou até mesmo aumentar a proliferação de bactérias.

Por isso, pra preservar o ar-condicionado do seu carro no frio, ligue-o pelo menos algumas vezes na semana, por alguns minutos. E não se esqueça de levar o carro no tempo certo para as manutenções preventivas, fechado?

Agora que você já conhece os possíveis problemas e sabe como cuidar do seu carro no frio, pode seguir por uma rota tranquila! Ah, só não se esqueça de se agasalhar bem, hein?

Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, no  Instagram e no YouTube.

Compartilhar