O início da jornada como motorista de aplicativo pode ser um tanto confuso. Além das questões relacionadas ao veículo, ainda é preciso atentar à documentação. A CNH pra Uber, por exemplo, tem requisitos adicionais, uma vez que se trata de uma atividade remunerada.
Se você se sente um pouco perdido com essa parte inicial, não se preocupe, pois vamos explicar quais são esses requisitos e o que você deve fazer pra ter uma CNH apta pra se cadastrar na Uber.
Pra se tornar parceiro da Uber, é necessário que o motorista tenha uma CNH definitiva. Ou seja, motoristas novatos, que ainda possuem a PPD (permissão pra dirigir), não se enquadram nas normas da plataforma.
Além disso, é necessário que a CNH tenha a observação EAR, a sigla de “Exerce Atividade Remunerada”.
EAR não se trata de uma categoria, e sim de uma observação obrigatória pra quem trabalha dirigindo, seja motorista de aplicativo, táxi, ambulância, entre outras profissões.
Essa informação fica na parte traseira da habilitação, e a solicitação da inclusão do EAR pode ser feita por qualquer pessoa no site do Detran de seu estado.
Depois do pedido, o motorista deve pagar uma taxa, além de fazer testes psicológicos pra saber se está apto a trabalhar como motorista. É um processo bem semelhante ao de tirar a primeira habilitação.
A CNH digital fica disponível em até sete dias, e a versão impressa é entregue em até duas semanas.
Mas atenção: a CNH com EAR tem validade menor, que varia de acordo com a idade do motorista:
A Uber não define uma idade mínima pros seus motoristas no Brasil. O que vale é a CNH, não sendo permitidas as carteiras PPD.
Não. A Uber só aceita motoristas que já tenham uma CNH definitiva.
Há casos de a Uber negar o cadastro caso a CNH tenha pontos. Mas, no geral, isso não é problema.
Por outro lado, motoristas com pendências mais sérias, como os que estão com o documento suspenso ou em fase de reciclagem, não são aceitos na plataforma.
Sim, desde que tenha o EAR. Além disso, CNHs de outros países são válidas em território nacional por 180 dias ou até perderem a validade.
Após esse período, o motorista deve passar pelo mesmo processo dos motoristas brasileiros pra se regulamentar.
Os passos pra cadastrar sua CNH na Uber são bem simples e podem ser feitos sem sair de casa, pelo celular ou computador. No entanto, os motoristas devem ficar atentos a algumas questões, como explicamos a seguir.
A conveniência em se tornar um motorista parceiro da Uber reside no fato de que você não precisa se dar ao trabalho de enviar documentos ou comparecer presencialmente, pois tudo pode ser feito de maneira remota.
Com o envio da CNH digital, não é diferente. Se liga no passo a passo!
Agora que você entendeu tudo sobre a CNH pra Uber, continue navegando pelo blog Zarp Localiza e siga se informando sobre o universo dos motoristas de aplicativo!
Crédito imagem de capa: iStock.com/Paolo Cordoni