Imagem de fundo

Caução de aluguel de carro: entenda como funciona

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 29 DE SETEMBRO DE 2022
ATUALIZADO EM 4 DE JULHO DE 2023

A caução de aluguel de carro, também conhecida como depósito de segurança, é uma espécie de garantia paga antecipadamente pelo bem alugado. Esse valor serve pra cobrir eventuais prejuízos e, caso não seja necessário usá-lo, é devolvido ao cliente ao fim do contrato.

Por isso, é importante conhecer as especificações da caução pra não ter problemas ao fazer a sua reserva e retirar o carro. Mas não se preocupe. Neste conteúdo você fica por dentro de tudo sobre o depósito de segurança do aluguel de carro pra Uber com Zarp Localiza. Acompanhe!

O que é caução de aluguel de carro?

A caução de aluguel de carro é um valor que deve ser pago antecipadamente pelo locatário, como uma forma de indenização contra eventuais prejuízos que a locadora pode ter. Ela funciona como um depósito de segurança que será usado pra cobrir alguns tipos de situações.

Normalmente, a caução é utilizada pra cobrir prejuízos com danos ou em casos em que houve descumprimento das obrigações previstas em contrato. Por isso, ela é um dos passos pra quem deseja alugar um veículo.

Como funciona a caução de aluguel de carro?

No contrato de aluguel de carros há uma cláusula específica sobre a caução. Isso assegura que as duas partes confirmam essa garantia, que precisa ser apresentada antes de o carro ser retirado.

Se não houver nenhum imprevisto ou descumprimento das regras de locação, a devolução da caução é integral, garantindo que todo o valor seja devolvido ao cliente na conta bancária cadastrada no contrato.

O pagamento do depósito de segurança pode ser feito no débito, no dinheiro ou em até 6 vezes no cartão de crédito. 

Qual é o valor da caução de Zarp Localiza?

O valor da caução varia de acordo com o plano de aluguel escolhido e será informado no momento da reserva. Você também pode consultá-lo no seu contrato.

Qual o limite necessário pra alugar um carro?

O limite é variável, de acordo com a necessidade da caução. Por isso, é importante consultar o valor do depósito de segurança pra garantir que o limite disponível no cartão de crédito será suficiente pra concluir a transação.

Quando a caução deve ser paga?

A caução deve ser paga no momento da abertura do contrato. Como mencionado, caso não haja danos, o valor é devolvido quando o contrato for finalizado.

Em quanto tempo Zarp Localiza devolve a caução?

O reembolso da caução acontece em até 20 dias após a data de encerramento do contrato, mais o prazo de 5 dias úteis referente à liberação do banco. Ele será feito na conta bancária, que pode ser corrente ou poupança, informada na abertura do contrato.

Você pode acompanhar o andamento da devolução do depósito de segurança e o valor no site de Zarp Localiza: 

  • na Home, clique no botão “Entrar”;
  • em seguida, preencha os campos com os dados da sua conta Localiza;
  • por fim, acesse “Depósito de segurança”.

Quer mais facilidade? Também é possível acompanhar todo o status do seu depósito de segurança pelo nosso app.

O que é necessário pra alugar um carro com Zarp Localiza?

Como mencionado, pra alugar um carro pra Uber com Zarp Localiza é necessário pagar a caução no momento de abertura do contrato. Também é preciso cadastrar uma conta bancária (pessoa física do tipo corrente ou poupança) pra devolução do valor.

Além disso, você deve atender a estes pré-requisitos:

  • ser maior de 18 anos;
  • ter EAR – Exerce Atividade Remunerada na Habilitação;
  • ser cadastrado no site de Zarp Localiza;
  • caso o cartão de crédito seja de terceiros, é necessário que ele esteja presente na abertura do contrato para assinar o Termo de Devedor Solidário (cartões pré-pagos não são aceitos para essa transação);

Gostou do conteúdo e quer continuar se informando? Então, confira também quais são os carros mais econômicos pra Uber.

Compartilhar