Imagem de fundo

Cadeirinha infantil para automóvel é obrigatória pro motorista de app? Entenda!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 11 DE OUTUBRO DE 2022
ATUALIZADO EM 11 DE OUTUBRO DE 2022

O transporte de crianças no carro é sempre um assunto que gera dúvidas nos pais e, principalmente, nos motoristas de aplicativos.

Desde 2008, a legislação brasileira diz como elas devem ser transportadas e quais os modelos de cadeirinha infantil para automóvel são indicados pra cada idade e altura. É questão de segurança e que se não utilizada corretamente, pode gerar multa.

Mas a dúvida que fica é: motorista de app precisa ter uma no carro pra rodar ou quando vier uma criança ele tem que cancelar a corrida?

A legislação, atualizada em 2021, trouxe novidades e a gente te conta como funciona. Se liga!

O que diz a Lei?

Não, o uso da cadeirinha infantil para automóvel não é obrigatório para os motoristas de app desde 12 de abril de 2021, como informa a Resolução 819 da Lei da Cadeirinha do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Mas vale somente pra trabalho.

Caso você vá passear com a família, por exemplo, é obrigatório, e, se não cumprir, o motorista recebe infração gravíssima, 7 pontos na carteira e multa. Fique sempre ligado, hein?! Afinal, estar com a CNH em dia é fundamental pra você rodar!

Qual a importância da cadeirinha?

Você já sabe que pra trabalhar como motorista de app, não é obrigatório o uso da cadeirinha infantil para automóvel. Mas ela é essencial pra segurança dos pequenos.

Utilizando a cadeirinha infantil, você pode ajudar a aumentar em até 70% a proteção da criança em caso de acidente, segundo o Ministério da Saúde, já que ela restringe a movimentação, evitando ou reduzindo o risco de ferimentos em caso de acidentes.

Veja também: a importância do cinto de segurança e tudo sobre o seu uso.

Como transportar crianças em segurança?

1. Tem uma cadeirinha? Ofereça aos passageiros!

Sabemos que no dia a dia, tirar e colocar a cadeirinha infantil toma tempo e é mais complicado. E tempo pra você motorista de app, é dinheiro não é?

Mas a cadeirinha é questão de segurança e pode até render mais estrelas do passageiro nas avaliações.

Então, se você tem filhos e, por acaso, tem uma cadeirinha infantil para automóvel aí na sua casa, deixe-a no porta-malas e ofereça aos seus passageiros sempre que eles estiverem com criança.  

2. Modelos de cadeirinha infantil para automóvel

  • Crianças menores de 1 ano devem usar um bebê conforto, instalado de costas para o banco dianteiro.
  • Crianças de 1 a 4 anos devem usar a cadeirinha tradicional, virada para a frente do carro.
  • Crianças de 4 a 7 anos precisam do assento elevado, além do cinto de segurança de três pontos.
  • Crianças de 7 a 10 anos – ou com menos de 1,45m – também necessitam de assento elevado e cinto de três pontos.
  • Crianças maiores de 10 anos podem assentar no banco traseiro ou no banco dianteiro, como passageiro, utilizando o cinto de três pontos.

3. A atenção é sempre bem-vinda

Estando ou não com crianças no carro, a atenção e o respeito as leis de trânsito são essenciais. Elas vão garantir a sua segurança e dos seus passageiros.

Se o usuário não providenciar a cadeirinha infantil pra usar na corrida, você não tiver a adequada ao tamanho e idade ou até mesmo passageiro se recusar a utilizar, o motorista de app pode escolher seguir com a viagem ou não.

Se escolher seguir, é importante ter aquela atenção redobrada à velocidade, curvas, frenagens e ao trânsito local, pra evitar situações de risco, fechado?

Outra dica, é sempre pedir ao passageiro adulto que supervisione e mantenha a criança no assento do banco de trás e com o cinto, até o final da viagem, seguindo as regras básicas de segurança e evitando distrações pra você. O mesmo vale pro passageiro adulto, hein?

Tirou suas dúvidas sobre o uso da cadeirinha infantil para automóvel no transporte por app? Agora você pode seguir rodando por aí bem informado pra bater as suas metas em segurança. Partiu corrida?

Se liga: quer ficar por dentro das novidades do mundo dos motoristas de app? Então bora seguir a gente. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.


Compartilhar