Imagem de fundo

Problemas com bateria arriada? Saiba como resolver!

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 3 DE AGOSTO DE 2022
ATUALIZADO EM 16 DE MAIO DE 2024

Deu partida e o carro não ligou de jeito nenhum? Ou ele parou no meio do trânsito e não demonstrou nenhuma reação quando tentou religá-lo? Se você passou por isso ou conhece alguém que teve que lidar com esse caso recentemente, já adiantamos que esse é um problema comum e têm um nome: bateria arriada.

Essa situação pode acontecer com qualquer tipo de veículo, seja os mais utilizados no dia a dia ou aqueles pra passeios nos fins de semana. No entanto, você consegue resolver facilmente ou evitar que aconteça, afinal de contas, tempo é dinheiro. Principalmente quando você é motorista de app e precisa 100% do carro pra trabalhar. 

Pensando nisso, se liga no artigo que preparamos com as principais informações sobre o que fazer se acontecer isso com a bateria do seu veículo. Vamos lá?

Como saber se a bateria do carro acabou?

Nem sempre um carro que não liga significa problemas com a bateria. Uma das dicas de segurança pra Uber é entender o que está acontecendo com o veículo, seja ele alugado ou próprio. 

Contudo, existem alguns sinais que ele pode demonstrar e que vão te ajudar a saber se a bateria arriou, sendo eles:

  • motor fraco ou sem ligar;
  • luzes que não piscam ao acionar o alarme;
  • painel permanece desligado, mesmo com a chave na ignição;
  • farol e buzina que não funcionam simultaneamente. 

Por que minha bateria arriou? 

Alguns motivos podem deixar a bateria do carro arriada, os principais são:

  • entrar no carro e sair ligando tudo antes de dar a partida, como o rádio do veículo e abaixar o vidro no botão automático;
  • esquecer os faróis e luzes internas acesas;
  • esquecer a chave na ignição;
  • ouvir música com o carro desligado.
  • expirar o tempo de validade. A vida útil de uma bateria é, em média, 3 a 4 anos;
  • falha no alternador. Às vezes, pode acontecer do alternador entrar em contato com água, óleo, pó e outros resíduos, prejudicando os componentes presentes nele e dificultando o bom funcionamento da bateria.

A bateria arriou: o que fazer?

Se liga em quais ações você deve tomar caso a bateria do seu carro arrie!

Chame o seguro

O melhor a se fazer quando a bateria arria é sempre entrar em contato com o seguro. Se o seu carro pra rodar com o app é alugado, fica ainda mais fácil resolver, pois os reparos, manutenções e todo o auxílio necessário são inclusos na mensalidade e ficam por conta da locadora.

Mas fique de olho nos prazos de revisão e manutenção pra levar o veículo sempre na data certa e evitar problemas como esse.

Utilize um carregador de bateria

Se o carro parou na garagem, antes de sair de casa, fica um pouco mais fácil resolver na hora. Pra isso, você precisa ter um carregador de bateria. Existem modelos bem em conta em lojas especializadas, e esse aparelho pode ser uma “mão na roda” em momentos como esse.

Solicite um reboque

Se depois de muitas tentativas o carro não ligar, está na hora de solicitar um reboque. Ficar parado na rua, só coloca você e o veículo em perigo. Ao pedir ajuda pra retirá-lo de lá, você também já pode entrar em contato com a agência de locação, otimizando o seu tempo.

Com o reboque, é mais fácil levar o carro até uma oficina parceira de Zarp Localiza. Além disso, você pode entrar em contato com a gente pelo telefone (31) 99930-3000

Números como estes são algumas das coisas que sempre tem que estar no seu veículo, como um kit de emergência pra carros

Por que evitar fazer a “chupeta”?

Bateria arriou e não sabe o que fazer? Muitos motoristas optam pela “chupeta” — quando há transferência de energia entre carros. Mas a prática é perigosa, traz vários riscos pro motorista e o veículo e, por isso, não é recomendada.

Os modelos de carro atuais têm diversos aparelhos potentes e outros acessórios que demandam energia, certo? Por isso, a chupeta pode causar um grande dano à central eletrônica, ocasionando um curto-circuito.

Além de colocar em risco a sua integridade física, pode danificar o veículo, incluindo a própria bateria. Ou seja: a “economia” de tempo e até de dinheiro pode custar caro. 

Como prevenir a bateria arriada?

Existem algumas práticas que podem te ajudar a prevenir que a sua bateria arrie. Se liga quais são!

Preste atenção na chave

Uma forma estratégica de evitar essa dor de cabeça é pensar no que aconteceu da última vez que a bateria do carro arriou. Deixar a chave na ignição é um dos motivos mais comuns

Vale lembrar que a bateria acaba apenas se o veículo passar horas e horas assim, tá bem? Mas todo cuidado é pouco. Até porque esquecer a chave no carro é perigoso por vários motivos. 

Verifique as luzes e os faróis antes de sair

Outro erro comum é trancar o carro e esquecer luzes e faróis acesos. Isso pode acontecer principalmente de dia, quando a iluminação fica mais discreta. Por isso, não dê bobeira e confira todos esses detalhes após estacionar o veículo.

Faça a revisão periódica do carro

Mesmo contando com os melhores carros pra Uber, é preciso fazer a revisão do veículo de tempos em tempos. Assim, você vai conferir se está tudo certo, incluindo a performance da bateria. É a forma indicada de evitar acidentes e imprevistos, mantendo a sua segurança pra zarpar por aí. 

Redobre o cuidado no inverno 

Se você já sofreu algumas vezes com a bateria descarregada do carro, pode ter percebido que em meses mais frios, o problema é mais frequente. Isso acontece porque as temperaturas amenas demandam mais do motor e da bateria. Então, redobre a atenção quando estiver frio e evite passar apertos no meio da rua.

Agora que você já sabe o que fazer caso a bateria do seu carro arrie, continue acompanhando nosso blog e se liga em outros artigos nossos, como dicas pra motorista Uber iniciante, se você estiver começando a rodar com o app!

Compartilhar