Imagem de fundo

Tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 7 DE JANEIRO DE 2022
ATUALIZADO EM 28 DE JUNHO DE 2022

Fala, Zarper!

2022 chegou com tudo e já trouxe novidades pra quem é motorista. A principal mudança que entra em vigor este ano é a nova CNH. O novo modelo já vai estar em circulação a partir do dia 1º de junho de 2022 mas, pra quem tá com uma carteira de motorista novinha no estilo antigo, pode ficar relaxado, não vai ser necessário trocar a que você já tem, pelo menos por enquanto.

Isso acontece porque, segundo a resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 13 de dezembro de 2021, só terá que portar a nova CNH quem: renovar o documento, tirar segunda via, alterar dados ou tirar a carteira provisória (que será sinalizada com a letra P).

Mas afinal, quais são as principais mudanças?

Bora descobrir o que muda e o que continua igual com esse novo modelo da carteira de motorista? Se liga:

Novo visual

A mais aparente de todas as mudanças é o novo visual da CNH: agora, a identidade gráfica do documento se parece mais com o padrão internacional e, também, vem em novas cores, que representam a bandeira nacional.

Mais segurança contra falsificações

A nova CNH possui novos mecanismos de segurança, a fim de evitar falsificações. Os principais deles são: a utilização de uma nova tinta fluorescente, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e a adição de um holograma na parte de baixo do documento.

E pra quem exerce atividade remunerada?

Pra você que é motorista de app, se liga nessa: a nova CNH agora vem com uma tabela com os tipos de veículos que você pode dirigir, identificados por ilustrações, e quais desses você usa como atividade remunerada. Ah, e se você ainda não é motorista de app, mas tem interesse em se tornar um, confira os pré-requisitos que você precisa ter na sua CNH clicando aqui.

Eu ainda vou ter acesso à minha CNH digital?

A nova CNH ainda vai ter, sim, o formato digital. Pra acessar, é só baixar o app Carteira Digital de Trânsito. 

Pra tirar, o esquema é o mesmo: na hora de preencher o formulário, solicitando a renovação do documento, é só escolher se você deseja a versão digital, física ou as duas. 

As mudanças recentes na CNH vão parar de valer?

Você deve estar se perguntando: mas não houve uma mudança na CNH recentemente? Sim, mas as alterações feitas não diziam respeito a características físicas do documento, somente itens, como data de validade, quantidade de pontos na carteira e cursos de reciclagem. Mas não há motivos pra preocupação, essas regras seguem em vigor. Por isso, se você renovou sua carteira ano passado, ainda vai poder usá-la pelo tempo de validade sinalizado nela.

E aí, o que você achou dessas mudanças?

A nova CNH chegou com alterações marcantes, hein? Qual sua opinião sobre essas mudanças? Conte pra gente nos comentários.

Aqui no Blog Zarp tem muito mais pra você! Fique de olho também nas nossas redes sociais, pra se manter sempre bem informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube

Compartilhar