Imagem de fundo

5 mitos e 5 verdades sobre dirigir Uber

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 16 DE AGOSTO DE 2022
ATUALIZADO EM 30 DE AGOSTO DE 2022

A Uber dispensa apresentações, pois o seu aplicativo de corridas é um dos mais populares do Brasil e virou preferência nacional. Mas num momento em que temos acesso a tantas informações, pode ser difícil saber o que é mito ou verdade sobre dirigir Uber.

As principais dúvidas que os usuários têm são em relação às regras do app. Alguns pontos, como cobranças por cancelamento de viagens ou pedidos em aeroportos, são questionados pelo público.

Por isso, neste conteúdo vamos falar sobre cinco mitos e cinco verdades que rondam o assunto pra você entender de uma vez por todas se vale a pena dirigir Uber. Bora lá?

5 mitos sobre dirigir Uber

O motorista que trabalha dirigindo Uber já deve ter sido questionado sobre muitas coisas a respeito da empresa. Não caia em histórias que não são verdadeiras, confira a seguir os principais mitos e a realidade por trás deles.

1. Não é possível pedir Uber em aeroportos

Os táxis dominaram por muito tempo os aeroportos brasileiros. Porém, essa realidade mudou com a chegada da Uber no Brasil e, hoje, é possível pedir uma corrida pra um aeroporto atendido pelo aplicativo.

2. O passageiro pode escolher um motorista da Uber pra viajar

A empresa não oferece a opção de o passageiro escolher um motorista. O aplicativo procura automaticamente pelo carro mais próximo. 

3. A Uber faz viagens aéreas

A empresa tem planos pra criar o Veículo Elétrico de Pousos e Decolagens Verticais (eVTOL), contudo, o serviço pode virar realidade apenas em 2023.

4. Os motoristas não são checados antes de dirigirem Uber

Essa informação não procede, pois os motoristas são avaliados antes de dirigir Uber. A empresa faz uma checagem em todo país pra saber se o profissional tem antecedentes criminais, entre outros requisitos.

5. É possível dirigir Uber com o cadastro de outro motorista

A empresa não possibilita dirigir Uber com cadastro de outra pessoa. Os parceiros devem respeitar essa regra, caso contrário, podem ser desligados do aplicativo.

5 verdades sobre dirigir Uber

Agora que você já sabe quais são os principais mitos sobre a Uber, listamos algumas verdades a respeito do aplicativo. Confira!

1. Passageiros atrasados são cobrados

A empresa cobra uma multa do passageiro, se ele demorar mais de dois minutos pra aparecer no local de embarque. Mas, essa regra pode variar de acordo com o local e a categoria que está rodando.

2. Corridas canceladas são cobradas

Quando um passageiro desiste de uma corrida após cinco minutos do pedido, deverá pagar uma multa pelo cancelamento.

3. Usuários com baixas avaliações podem ser expulsos

O motorista também avalia o passageiro. Por isso, se um cliente acumular notas baixas, pode receber alertas e ser expulso do aplicativo.

4. Os passageiros pagam pelos pedágios

Se um trajeto incluir uma rota que tenha um pedágio, a tarifa será automaticamente lançada na cobrança da corrida do passageiro. 

5. É preciso ter registro de atividade remunerada na CNH

Pra dirigir Uber, é preciso ter a observação de que “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) na Carteira Nacional de Habilitação. É só entrar em contato com o Detran do seu estado e conferir o que precisa ser feito. Normalmente, é necessário pagar uma taxa e fazer um exame.

Bônus: Os carros da Uber são seguros

Pra um motorista dirigir Uber, precisa apresentar um veículo dentro das exigências da empresa. Por isso, existem algumas condições mínimas necessárias para que um carro seja aceito e possa receber um passageiro.

E por falar em carros pra ser motorista de aplicativo, o aluguel pode ser a sua solução ideal. Faça uma simulação de reserva e comece a rodar agora mesmo com Zarp Localiza!

Compartilhar