Imagem de fundo

Como ser um motorista 5 estrelas

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 16 DE NOVEMBRO DE 2021
ATUALIZADO EM 16 DE NOVEMBRO DE 2021

Ser bem avaliado na plataforma da Uber depende tanto de você quanto do seu passageiro. Nem tudo está sob seu controle, e às vezes o seu cliente pode estar em um dia ruim e te avaliar mal por algo que você não consegue controlar, como o trânsito.

Ainda assim, um bom atendimento pode te levar longe, além de render bons papos. Conversamos com o Erick Teixeira (@ericklteixeira), primeiro motorista 5 estrelas da América Latina, pra saber um pouco mais sobre como ele conseguiu esse feito. Se liga nas dicas!

O que é um bom atendimento ao cliente?

Erick é defensor de uma postura profissional dentro do carro. Pra ele, isso inclui manter o carro limpo e organizado, praticar uma direção segura, seguir a legislação de trânsito e atender o passageiro de forma educada.

O motorista é a favor de bater um papo, mas também aconselha tomar cuidado pra não ultrapassar o limite da privacidade do seu cliente.

Como lidar com passageiros grosseiros?

Não dá pra prever ou controlar o humor das pessoas que passam pelo seu carro. Por isso, é preciso certo cuidado e paciência pra não deixar que esses passageiros estraguem seu dia e abaixem sua nota.

A dica do Erick pra lidar com passageiros grosseiros é: “devemos lembrar de manter a postura profissional, não perder a razão e tomar melhores decisões, escolhendo bem as palavras, mantendo sempre a calma, não alterando o tom de voz e demonstrando firmeza e segurança”.

Como lidar com situações constrangedoras?

Como motorista de app, situações constrangedoras sempre podem acontecer. O jeito de lidar com elas pode ser crucial pra nota que o passageiro vai dar.

Erick conta que já passou por uma situação em que um casal brigava muito dentro do seu carro:

“Eu ouvia ela dizer a todo instante que não queria ele dentro do carro e que ela não queria que ele a acompanhasse até o destino. Pedi licença e perguntei se eram casados e o que estava acontecendo, e ela prontamente disse que ele era seu marido, mas que estava drogado, e ela estava tentando se afastar dele, saindo de casa e indo pra outro local. No momento, lembrei que havia uma unidade móvel da polícia a poucas quadras do embarque. Chegando lá, eu parei a alguns metros de distância da base da polícia e perguntei à passageira se ela gostaria mesmo de seguir viagem sozinha, e ela me disse que sim. Informei ao passageiro que, por norma do aplicativo, o passageiro que solicitou a corrida tinha o direito de fazer a corrida sozinho ou acompanhado, de acordo com a sua vontade. Então solicitei educadamente que ele desembarcasse, e continuamos a viagem tranquilamente.”

Como oferecer um bom atendimento ao cliente?

Um bom atendimento ao cliente é o ponto mais importante pra uma boa avaliação. Erick é a favor de criar um método pra recepcionar o passageiro, de forma que ele saiba que é atendido por um profissional.

“Eu sempre recepciono o passageiro dizendo: ‘Olá, seja bem-vindo, sinta-se à vontade’, confirmo o nome do passageiro e o endereço de destino. Logo depois de iniciar a viagem, pergunto ao passageiro se ele gostaria que eu ligasse o som. Nunca inicie a viagem ou receba o passageiro com o som do carro ligado”, compartilha.

Existem fatores que influenciam na nota dada pelos passageiros?

“Sim, acredito que um dos fatores que podem influenciar muito na avaliação do passageiro é ficar puxando conversa ou até mesmo ficar em silêncio. Temos que ter a habilidade de entender qual o desejo dele durante a viagem, se quer se comunicar ou não. Além disso, a higiene e a organização do nosso veículo contam muito”, aconselha Erick.

E aí, curtiu as dicas?

Ser um motorista 5 estrelas não é fácil, mas, seguindo as dicas do Erick, seu atendimento ao cliente pode ficar ainda melhor.

A gente quer saber de você, Zarper: qual é a sua técnica pra ser bem avaliado nos apps? Conte pra gente nos comentários!

Aqui no Blog Zarp, tem muito mais informações pra você! Fique de olho nas nossas redes sociais pra se manter sempre bem informado sobre o universo do motorista de app! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Ah, e não se esqueça de seguir o Erick no Instagram!

Compartilhar