Imagem de fundo

Como é calculado o valor do Uber?

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2021
ATUALIZADO EM 14 DE MARÇO DE 2022

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como é calculado o valor da corrida na Uber. Até porque há casos em que uma corrida é solicitada e tem o valor diferente de outra, mesmo com distância e regiões sendo aproximadas. Portanto, chegamos à conclusão de que há fatores que determinam uma alteração, mas quais são eles?

Neste conteúdo, nós vamos explicar como é calculado o valor, o preço dinâmico e outras curiosidades sobre o assunto. Continue com a gente!

Como é calculado o valor das viagens da Uber?

Por muito tempo os valores da Uber eram calculados baseado em: preço-base, preço inicial da sua viagem, custo fixo, valor da duração da viagem por minuto e valor por quilômetro rodado. Mas, pensando em melhorias para os motoristas, isso foi reavaliado e um novo formato de cálculo de Ganhos Uber foi lançado. A partir de junho de 2021, o cálculo começou a levar em consideração alguns fatores adicionais: 

  • Valorização de rotas mais comuns em momentos de alta demanda.
  • Total de quilômetros da viagem (já contabilizando a distância até o local de partida da viagem).
  • Total de minutos da viagem (já contabilizando o tempo estimado até o local de partida da viagem).

Com a mudança no cálculo do valor das viagens, as mesmas rotas podem ter ganhos diferentes dependendo do horário e da demanda de viagens. Ainda assim, é possível gerar uma previsibilidade para saber quantas horas por dia,  no mês, é preciso rodar para ganhar um valor considerável. 

Tornar seus gastos mensais previsíveis também ajuda você a investir em outros pontos, tanto pessoais, quanto profissionais. Inclusive, vale a pena melhorar a experiência que você proporciona na própria Uber, para aumentar sua nota e, assim, ganhar mais benefícios e vantagens de ser motorista parceiro.

Uma dica é o serviço de aluguel de carros para aplicativos. Você não precisa comprar um modelo novo para ser considerado apto a ser um motorista parceiro – basta optar pela locação e escolher o carro que mais atende às suas necessidades. O dia a dia nas ruas das cidades ficará muito melhor e mais seguro.

Preço dinâmico: como é calculado o valor da corrida?

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é o preço dinâmico. Ele acontece quando há mais usuários requisitando viagens do que motoristas parceiros disponíveis para atendê-los. Neste caso, o valor das corridas tende a aumentar.

Para os motoristas, as regiões em que há preços dinâmicos estão sinalizadas no mapa de concentração do app. Dessa maneira, o próprio condutor pode decidir se quer ou não entrar nessa área e fazer viagens a partir dela.

Isso pode acontecer, principalmente, na saída de eventos e shows, em que há um grande fluxo de pessoas na mesma região. Também pode ocorrer em horários de pico, quando as pessoas estão deixando o trabalho, ou em dias de chuva,  em que a procura por um transporte seguro e aconchegante aumenta.

Além do preço dinâmico, existem outros fatores que podem aumentar o valor da viagem. Um deles é a categoria da viagem realizada: UberX, Uber Comfort ou Uber Black. Também é importante, entretanto, prestar atenção que a Uber tem requisitos para que o motorista possa fazer parte de cada uma delas.

A UberX, entre as categorias, é a mais barata, enquanto a Uber Comfort, dentre as populares, é a mais cara, por conter carros mais amplos e espaçosos. A mais valorizada de todas é a Uber Black, que oferece uma experiência considerada Premium e totalmente personalizada para o passageiro.

Quer fazer corridas com mais retorno financeiro? Então, veja os carros disponíveis para alugar. Basta acessar o site Zarp Localiza, escolher a categoria de modelos correspondente e selecionar um dos planos para aluguel de carros para aplicativos.

Fácil, não é mesmo? Então, bora juntos!

Compartilhar