Imagem de fundo

10 cuidados ao dirigir na chuva

POR Zarp Localiza
PUBLICADO EM 15 DE OUTUBRO DE 2021
ATUALIZADO EM 14 DE MARÇO DE 2022

Com o período de chuvas se aproximando, dirigir pode ficar um pouco mais perigoso se não tomarmos as precauções necessárias. Quem é motorista de app, que precisa estar dentro do carro constantemente, tem que ter o dobro de atenção, pela sua segurança e pela do passageiro.

Uma boa ideia é ficar de olho nos aplicativos meteorológicos antes de começar a trampar. Além disso, existem alguns cuidados pra tomar ao dirigir na chuva. Confira os 10 que separamos pra você!

1. Tudo ok com os pneus?

Calibrar os pneus é sempre importante. Em época de chuva então, a atenção tem que ser dobrada. Se a pressão do seu pneu estiver abaixo da recomendada pelo fabricante, existe um risco alto de aquaplanagem.

Isso acontece porque, com os sulcos mais perto um do outro, eles perdem a capacidade de escoar a água que entra.

Por isso, cuidado!

2. E os faróis, já ligou?

Sabe quando a chuva tá forte e não dá pra ver nada direito? Em momentos assim, de pouca visibilidade, acender os faróis é a melhor opção pra te ajudar a enxergar melhor a via e os carros à sua frente, da mesma forma que eles também vão te ver com mais facilidade. 

Mas cuidado! Se o farol estiver alto, sua visibilidade pode ficar ainda mais comprometida. Isso acontece porque a luz do farol reflete diretamente nas gotas de chuva.

3. De olho nos arredores

Pra quem é motorista de app, a tendência é ficar mais tempo rodando do que parado. Ainda assim, é preciso ter atenção na hora de parar o veículo, seja pra um passageiro embarcar ou caso você tenha realmente que estacionar. 

O melhor é evitar ficar embaixo de árvores, principalmente aquelas que já estão meio tortas, com risco de cair. Se a chuva estiver muito forte, é importante também tomar cuidado com ruas muito inclinadas, em que a água desce muito forte.

4. Cuidado com o carro da frente

Em momentos de chuva forte, fique sempre de olho no carro da frente, mas sem se aproximar muito. A regra pra manter a segurança é ficar o dobro da distância que você já fica, em tempos secos, do veículo à frente. 

Esse pequeno exercício reduz muito o risco de colisão.

5. Tá de olho no GPS?

gps

Em períodos de chuva, é comum alagar algumas partes da cidade. Por isso, fique ligado no GPS a todo momento, principalmente se ele te avisa sobre trechos alagados. 

Se você cair em uma via com muita água e não tiver como voltar, a melhor solução é dirigir em velocidade baixa e utilizar a primeira marcha em rotação alta, pra que o carro tenha mais força e consiga superar a resistência da água sem afogar o motor.  

6. O vidro embaçou?

Em dias de muita chuva, em que andamos com as janelas fechadas, é normal o para-brisa ficar muito embaçado e dificultar a visão. 

Pra desembaçar, existem algumas opções, como ligar o ar-condicionado ou limpar com uma flanelinha. Com a tecnologia que temos, existem também produtos feitos especialmente pra não deixar que o vidro embace, como as flanelas químicas, que podem ser encontradas facilmente em qualquer loja de carros.

7. Atenção redobrada!

Sabe aquele momento em que começa a chover forte e os pedestres começam a correr pra evitar se molhar? É nessa hora que a sua atenção deve ser redobrada.

Quando a chuva começa, é comum ver pessoas tentando atravessar o tempo todo, inclusive fora da faixa e com o semáforo aberto.

8. Reduza a velocidade com cuidado

Pista molhada é pista escorregadia, certo? Correr com o carro em tempos de chuva pode causar acidentes gravíssimos.

Por isso, o ideal é evitar acelerar muito, mas, ainda mais importante, tomar muito cuidado na hora de frear, pra que isso aconteça aos poucos.

9. Manutenção preventiva salva vidas

É importante manter a manutenção preventiva do seu carro sempre em dia. Em período de chuvas então, é necessário triplicar a atenção nesse aspecto.

Fique de olho nos pneus, que não podem estar carecas; nos freios, pra garantir que as pastilhas não estejam desgastadas; e nos limpadores de para-brisa, pra que possam fazer um bom trabalho e não atrapalhem a sua visibilidade.

10. Cuide-se!

Sempre que estiver na rota e perceber que a chuva tá engrossando demais, é hora de se proteger. Se estiver com passageiro e for possível deixá-lo no destino, o ideal é, logo que ele desembarcar, buscar um lugar pra se abrigar. 

Se for possível, também é uma boa ideia voltar pra casa e esperar a chuva diminuir no conforto e na segurança do seu lar.

E aí, curtiu essas dicas?

A sua segurança vem sempre em primeiro lugar. Em períodos de muita chuva, o melhor a se fazer é agir de maneira preventiva, cuidando da sua vida e da do seu passageiro. 

Por isso, tenha muito cuidado na hora de dirigir na chuva.

Sempre que possível, aplique essas dicas! Elas vão te fazer correr menos riscos na hora do trampo.

E você, como faz pra se proteger e se cuidar quando cai aquele pé d’água?

Quer ficar por dentro de mais dicas interessantes? Siga a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Compartilhar